Na Boléia

Apaixonados por Caminhões

Perceba os sinais de que algo vai mal na suspensão do veículo

Além de ocasionarem graves acidentes, problemas no sistema de suspensão trazem desconforto aos ocupantes do veículo. Por isso, é bom que o motorista fique sempre atento aos sinais de desgaste nos componentes da suspensão – amortecedores, molas, braço oscilante, batentes, barra estabilizadora, buchas, bieleta, coxins e pivô. “Ruídos podem indicar problemas na suspensão, mas nem sempre é fácil de identificar o diagnóstico, pois podem ser provenientes dos amortecedores, mas também podem estar relacionado a uma bieleta com folga, desgaste das buchas, coxins danificados, entre outros. As folgas provocam fortes ruídos”, alerta Jair Silva, gerente de qualidade e serviços da Nakata.

Segundo Silva, a falta de estabilidade em curvas também pode apontar que algum componente da suspensão não está desempenhando seu papel corretamente e necessita ser trocado. Instabilidade pode assinalar ainda desgaste do amortecedor.

Defeitos na suspensão podem levar a desgaste acentuado de pneus, uma vez que a geometria da direção sobre um desalinhamento ou os pneus ficam pulando rapidamente ao passar por irregularidades no solo devido à perda de eficiência dos amortecedores.

As molas também podem apresentar perda de eficiência fazendo com que o carro perca altura, “Molas arreadas comprometem outros componentes da suspensão, como batentes, coxins e amortecedores”, adverte.

Caso o motorista verifique algum vazamento de óleo do amortecedor, Silva recomenda a troca imediata do componente. A recomendação é fazer inspeção periódica no sistema de suspensão ou a qualquer sinal de desgaste dos componentes.

Por: Redação Na Boléia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *