“A PACCAR obteve bom lucro líquido trimestral no segundo trimestre de 2016”, disse o CEO, Ron Armstrong. “Os resultados financeiros da PACCAR são um reflexo de mercados favoráveis para caminhões, bem como para serviços financeiros e de peças pós-vendas, em nível mundial. Estou muito orgulhoso de nossos 23.000 funcionários que entregaram excelentes produtos e serviços aos nossos clientes”.

As receitas de vendas líquidas e receitas de serviços financeiros do segundo trimestre foram de US$ 4,41 bilhões, comparados com os US$ 5,08 bilhões no segundo trimestre de 2015. A PACCAR obteve receita líquida ajustada (não GAAP) de US$ 371,7 milhões (US$ 1,06 por ação diluída) no segundo trimestre de 2016, excluindo um ajuste favorável de US$ 109,6 milhões para despesas não recorrentes, estabelecidos no primeiro trimestre deste ano para a investigação da Comissão Europeia (EC) de todos os fabricantes de caminhões da Europa. Em 19 de julho de 2016, a EC concluiu sua investigação, chegando a um acordo com a DAF.

Incluindo o ajuste favorável para a cobrança da EC, que não é tributável, a PACCAR reportou uma receita líquida de US$ 481,3 milhões (US$ 1,37 por ação diluída) no segundo trimestre de 2016. A empresa obteve lucro líquido de US$ 447,2 milhões (US$ 1,26 por ação diluída) no segundo trimestre do ano passado.

Nos primeiros seis meses de 2016, a PACCAR relatou lucro líquido ajustado (não GAAP) de US$ 719,7 milhões (US$ 2,05 por ação diluída), excluindo os US$ 833,00 milhões de despesas não recorrentes para a investigação da EC. A empresa obteve US$ 825,6 milhões (US$ 2,32 por ação diluída) nos primeiros seis meses de 2015. Incluindo as despesas não recorrentes, a PACCAR registrou uma perda líquida de US$ 113,3 milhões (US$ 0,32 por ação diluída) nos primeiros seis meses de 2016. Os dividendos trimestrais regulares da PACCAR não serão impactados pela cobrança da EC. As receitas de vendas líquidas e serviços financeiros para os primeiros seis meses de 2016 foram de US$ 8,71 bilhões, em comparação com os US$ 9,91 bil hões do ano passado.

Armstrong acrescentou, “O foco estratégico da PACCAR é investir para crescer em nossos principais mercados, ao mesmo tempo em que expandimos nossa presença nos mercados emergentes. A PACCAR está obtendo excelentes retornos sobre seus investimentos, atingindo um retorno médio após os impostos de quase 20% nos últimos seis anos. Esses investimentos incluíram os novos veículos da Kenworth, Peterbilt e DAF, bem como a produção dos motores eficientes em termos de combustível, PACCAR MX, na América do Norte, a fábrica de caminhões da DAF no Brasil, e o aumento da capacidade dos centros de distribuição de peças da PACCAR. Além disso, a empresa expandiu a presença da PACCAR Serviços Financeiros internacionalmente, e introduziu muitas tecnologias e se rvi&cced il;os líderes da indústria para nossos revendedores e clientes”. Bob Christensen, Presidente e CFO da PACCAR, observou, “A empresa está investindo no crescimento futuro dos componentes integrados do trem de força da PACCAR, na assistência avançada para o condutor, em tecnologias de conectividade de caminhões, em uma nova instalação para pintura de cabines da DAF, aprimoramento da logística para suas instalações de produção, e recentemente abriu um novo Centro de Distribuição de Peças em Renton, Washington”.

Mercados Globais de Caminhões
As vendas da indústria do mercado de caminhões acima de 16 toneladas na Europa estão estimadas entre 280.000-300.000 veículos este ano, sendo o mercado mais forte desde 2008.
“O mercado europeu de caminhões acima de 16 toneladas continua a se fortalecer devido ao crescimento econômico e ao aumento da atividade de frete”, disse Preston Feight, Presidente da DAF e Vice-Presidente da PACCAR. “A DAF obteve uma participação de Mercado de 16% no primeiro semestre de 2016. Os emplacamentos de caminhões acima de 16 toneladas da DAF aumentaram 28% , desde o início do ano até a presente data, em comparação com o mesmo período do ano passado”. Feight acrescentou, “Estamos muito orgulhosos de que o DF XF foi homenageado pela revista Motor Transport com o título de Caminhão de Frota do Ano do Reino Unido em 2016”.

Espera-se que as vendas no varejo da indústria de caminhões Classe 8 para os EUA e Canadá em 2016 fiquem na faixa de 220.000-240.000 veículos. A Peterbilt e a Kenworth estão se beneficiando do terceiro melhor mercado de caminhões Classe 8 dos EUA e Canadá nos últimos dez anos, e obtiveram 27% de participação de mercado, desde o início do ano até a presente data. “O mercado de caminhões reflete a boa economia e os altos níveis de tonelagem de frete”, disse Gary Moore, Vice-Presidente Executivo da PACCAR. “Nossos clientes estão se beneficiando da excelente eficiência operacional dos caminhões Peterbilt e Kenworth”.

Os excelentes lucros em longo prazo, o sólido balanço, e o intenso enfoque na qualidade, tecnologia, e produtividade da PACCAR, possibilitaram que a empresa investisse US$ 6 bilhões em novos projetos, produtos inovadores, e novas tecnologias no decorrer da última década.

“Investimentos de US$ 325-375 milhões e despesas com P&D de US$ 240-260 milhões estão sendo investidos este ano no desenvolvimento de novos produtos, otimização de instalações de produção, e programas de suporte pós-vendas”, disse Harrie Schippers, Vice-Presidente Sênior da PACCAR.

A DAF está construindo uma nova instalação ecológica de pintura de cabines, no valor de US$ 110 milhões em sua fábrica de Westerlo, na Bélgica. Os equipamentos de pintura robótica aumentarão a capacidade e a eficiência, e minimizarão as emissões de poluentes e o consumo de energia. A instalação para pintura de cabines da DAF será a mais moderna instalação para pintura de veículos do mundo. Harry Wolters, diretor de operações da DAF, comentou: “Esse investimento em tecnologia dará suporte à estratégia da DAF para aumentar a sua participação de mercado, e reflete a liderança da DAF na produção de veículos de alta qualidade”.

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Instalação de Pintura de Cabines da DAF em Westerlo, na Bélgica (Desenho Arquitetônico)

Já a fábrica da Kenworth em Chillicothe, Ohio, está construindo um novo sistema automatizado de armazenagem e entrega para cabines pintadas, capôs, e cabines leito. A ampliação de 2.322, 58 m2, no valor de US$ 17 milhões, empregará tecnologia logística de última geração, para a rápida entrega de peças pintadas para a linha de montagem. “Essa expansão melhorará nossa eficiência de fabricação e capacidade de produção”, disse Judy McTigue, gerente de planta da fábrica de Chillicothe da Kenworth.

Fábrica de Caminhões da Kenworth em Chillicothe, Ohio (Desenho Arquitetônico)
Fábrica de Caminhões da Kenworth em Chillicothe, Ohio (Desenho Arquitetônico)

Por: Redação Na Boléia

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