A DAF Caminhões Brasil desenvolveu toda a nova linha CF de caminhões pesados e semipesados, pensando na versatilidade de aplicações e, também, na robustez, conforto, economia e tecnologia.

CF Trator Rodoviário 6×2

Ideal para aplicações entre 40 e 53 toneladas de PBTC (Peso Bruto Total Combinado) na versão cavalo mecânico; chegando a um PBTC de 29 toneladas na versão rígida; e até 125 toneladas de CMT (Capacidade Máxima de Tração) no Off-Road, o CF é indicado para transportes de curtas e médias distâncias, sendo um veículo multifuncional, com desempenho superior em qualquer aplicação. A linha CF é composta pelos modelos CF Trator Rodoviário nas versões 4×2 (FT) e 6×2 (FTS), disponíveis nas potências de 410cv e 450cv; CF Rígido, disponível na versão 8×2 (FAC), de 410cv, e Off-Road 6×4 (FTT), com potência de 480cv.

Na versão trator rodoviário, o modelo, segundo a empresa, tem excelente desempenho no atendimento de setores como varejo, em implementos de baú, sider e semirreboques do tipo caçamba. Já o CF 8×2 rígido, da mesma forma que os cavalos mecânicos, pode ser configurado de fábrica com tomada de força na transmissão, sendo uma opção para aplicações com até 29 toneladas.

Ainda em configurações com cavalo mecânico, o CF se destaca no transporte de líquidos, incluindo cargas perigosas. “Nossa linha CF possui versatilidade que torna os veículos multifuncionais, com características excepcionais e diferenciadas. Uma linha que entrega o caminhão mais potente da categoria, com padrão superior de qualidade, conforto e eficiência, oferecendo ao cliente uma experiência única neste segmento, disponível para as suas operações de transporte rodoviário e distribuição”, acrescenta Alekson Felício, Gerente de Planejamento de Produtos e Engenharia de Vendas da DAF Caminhões Brasil.

Na versão 8×2 rígido, o CF também pode ser utilizado com implemento de tanque, voltado à distribuição em regiões com restrição de circulação. O modelo também atende aplicações de distribuição de frutas, verduras e carga viva, além de guincho plataforma. O CF 8×2 conta com segundo eixo direcional e o maior entre eixos da categoria, com 6.400mm. Tal especificação técnica permite que o veículo tenha mais esterçamento e manobrabilidade, contribuindo para a diminuição do esforço do motorista e facilidade em espaços reduzidos ou acessos difíceis. Conforme a fabricante, o segundo eixo direcional de fábrica proporciona ainda maior durabilidade dos pneus.

CF Off-Road 6×4

Os modelos rodoviários contam com o motor PACCAR MX-11, que tem CMT liberado para até 60 toneladas e conta com novos entre eixos, permitindo diversas aplicações como tanques líquidos, gases e container. A versão Off-Road, voltada principalmente para operações severas, como cana e madeira, possui novo chassi e conjunto mecânico. A linha fora de estrada é equipada com o PACCAR MX-13, com potência de 480cv e redução nos cubos, ideal para terrenos de difícil acesso e baixa aderência.

CF Rígido 8×2

A DAF decidiu acertadamente lançar a linha CF com o motor PACCAR MX-11 e PACCAR MX-13, exclusivo para a linha Off-Road, elevando o patamar desta categoria com relação à potência e torque. A tecnologia dos nossos motores proporciona este ganho em força, sem comprometer o peso, permitindo que o transportador se beneficie do nosso conjunto mecânico sem perder volume de carga”, afirma Alekson.

Freio motor

O freio motor PACCAR MX entrega 460cv a 2.100rpm, em três estágios, selecionados pelo motorista em uma alavanca na coluna de direção. Com isso, segundo a DAF, proporciona ainda mais segurança às viagens, especialmente em trajetos com muita serra. O dispositivo trabalha ainda com menor ruído, trazendo mais conforto ao motorista e ocupantes de outros veículos na estrada.

Mais tecnologias e diferenciais

No quesito tecnologia, o Assistente de Performance do Condutor, item de série, mostra em tempo real se a direção está sendo conduzida de maneira eficiente, indicando melhorias para diminuir o consumo de combustível.
Para o novo DAF CF estão disponíveis os pacotes Safety e Exclusive.

Por Redação Na Boléia

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.