Em novembro, a Mercedes-Benz do Brasil, em sua fábrica de São Bernardo do Campo (SP), realizou a entrega de um caminhão Actros 2651 6×4 para o Grupo RISA, uma das maiores empresas do agronegócio das regiões Norte e Nordeste. O modelo extrapesado ganhou uma adesivação personalizada exclusiva, criada para registrar os 40 anos da RISA, que ganhou recentemente a denominação GEES S/A.

Este cavalo mecânico de identificação comemorativa especial é o primeiro de um lote de 172 unidades do Actros 2651 6×4 adquiridos pelo cliente junto ao concessionário Mardisa de Teresina (PI). Essa compra envolve renovação e ampliação de frota e a previsão é que todos os caminhões sejam entregues ainda neste ano.

O objetivo é facilitar o escoamento da produção de grãos da empresa, mantendo-a como referência no desenvolvimento agrícola do cerrado brasileiro na região do Matopiba, que abrange os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia.

Com a chegada dos novos caminhões Mercedes-Benz Actros, a frota da empresa ultrapassa 500 veículos, entre caminhões, rodotrens e tritrens, sendo a única no Brasil que possui uma frota de mais de 370 tritrens, o que permite maior agilidade no escoamento de grãos.

Todos os 172 caminhões Actros 2651 foram adquiridos com Plano de Manutenção Complete da Mercedes-Benz. Isto ressalta a importância de o cliente contar com o contrato de manutenção de fábrica durante o uso do veículo, serviço especializado prestado pela Rede de Concessionários da marca onde o cliente necessitar.

O Actros 2651 personalizado foi entregue a José Antônio Gorgen, diretor presidente do Grupo RISA/GEES S/A, e à sua esposa, Georjane Gorgen, diretora de Novos Projetos do Grupo RISA/GEES S/A, por executivos da Mercedes-Benz do Brasil: Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus; Jefferson Ferrarez, diretor de Vendas e Marketing Caminhões; e Marcelo Guanais, gerente sênior de Vendas Caminhões Regiões Norte e Nordeste.

Essa personalização é uma homenagem não só à nossa empresa, mas também ao agro e à natureza, que são a nossa base e a nossa paixão”, diz José Antônio Gorgen. “Quarenta anos é uma vida. E chegar a esse marco com a saúde que a empresa tem é um desafio muito grande e também um grande orgulho para nós. São anos de crescimento contínuo”.

Esse Actros especial já faz parte de um legado. Somos muito gratos à Mercedes-Benz pela bela parceria e também por esse presente, foi uma homenagem gratificante”, ressalta Georjane Gorgen.

O sucesso do Actros nos tritrens e rodotrens da RISA/GEES S/A reafirmam, mais uma vez, a versatilidade desse nosso extrapesado como um mix road, que opera com a mesma eficiência, economia e produtividade nas rodovias e nos trechos não pavimentados dentro das áreas de produção no campo”, diz Roberto Leoncini. “O rigor do cliente com as operações de transporte e logística no escoamento de grãos, o que faz dela uma gigante do setor no País e líder do Norte e Nordeste, aumenta ainda mais a credibilidade dessa solução da nossa marca para o agronegócio”.

Parceria de longa data

José Antônio Gorgen destaca a parceria com a Mercedes-Benz como fato marcante desses 40 anos. “Meu primeiro caminhão, antes mesmo da RISA, era um 1111. Depois tive um 1113 em que eu dormia na cabina, era o meu xodó. Por isso, parceiro é aquele que vê o outro no longo prazo. É assim que eu vejo a Mercedes-Benz e entendo que ela também nos vê dessa forma. É uma via de mão dupla e isso faz a nossa parceria saudável”.

O empresário do campo demonstra toda sua paixão pela agricultura. “Plantar alimentos é uma atividade extremamente nobre. O agronegócio é o grande alicerce da economia do Brasil, continua crescendo e será ainda assim nos próximos 30 ou 40 anos. O crescimento do agro é vertiginoso e não há no mundo uma agricultura que evolua tanto e tão rápido como a nossa”, diz José Antônio Gorgen. “Temos muito orgulho de fazer parte do agro brasileiro e de ter sido pioneiros no desenvolvimento dessa atividade aqui na nossa região, especialmente no Maranhão e no Piauí”.

Na RISA/GEES S/A. , puxando tritrens de 9 eixos, o modelo 2651 6×4 chega a transportar 50 toneladas de soja por viagem, otimizando o escoamento de grãos para o cliente e dentro das fazendas.

No pico da colheita na Fazenda Ribeirão, no município piauiense de Baixa Grande do Ribeiro, muitos desses caminhões Mercedes-Benz da frota do cliente chegam a fazer 90 viagens durante 24 horas. Ou seja, transportam 4.500 toneladas com uma frota de 30 carros em apenas um dia, entre os pontos de colheita no campo e os armazéns da Fazenda, com distâncias que variam entre 5 e 25 quilômetros.

Actros conquistou a RISA

O extrapesado Actros 2651 6×4 é o caminhão escolhido pela RISA/GEES S/A para transportar grãos e outros produtos da empresa, como fertilizantes, adubos e defensores agrícolas. Os primeiros 120 Actros 2651 entraram em operação em 2018, aos quais foram somadas 50 unidades no final de 2020 e 172 unidades agora em 2022. Com isso, cerca de 80% da frota de caminhões 9 eixos da empresa são da marca Mercedes-Benz, operando com tritrens e também rodotrens.

A Linha Actros foi escolhida para as nossas operações porque nos oferece força, baixo consumo de combustível e conforto para os motoristas com a cabina Leito Teto Alto, além da manutenção, que é fácil”, afirma José Antônio Gorgen. “O 2651 opera tanto na fazenda, quanto na estrada, porque a composição de 9 eixos e 74 toneladas de PBTC, com 26 metros de comprimento, atende à Lei da Balança”.

O tritrem é uma multicomposição idealizada pela própria RISA/GEES S/A e desenvolvida em conjunto com a Librelato Implementos Rodoviários. São três carretas com basculamento lateral para uso na colheita de soja, milho e sorgo. O tritrem agiliza o descarregamento de grãos no Porto de Itaqui, em São Luís do Maranhão, numa média entre 600 e 1.000 km de distância conforme a área agrícola, e volta do porto com fertilizantes para as fazendas próprias e de produtores parceiros. Os caminhões também fazem a logística entre as unidades da empresa e o transporte de adubos e calcário.

O tritrem com basculamento lateral oferece rapidez no descarregamento de grãos e de fertilizantes, aumentando a produtividade no escoamento da produção agrícola. Além disso, tem mais facilidade de operação em comparação com o basculante convencional, que necessita de mais área para movimentação e manobras.

Por Redação Na Boléia

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.