A Mercedes-Benz do Brasil recebeu, no dia 27 de novembro, a ilustre visita da comitiva do Governo do Chile composta por Sebastian Depolo, Embaixador do Chile no Brasil, Juan Carlos Salazar, Cônsul do Chile em São Paulo, e representantes de vários ministérios e departamentos. O encontro ocorreu na fábrica de São Bernardo do Campo, na Região Metropolitana de São Paulo.

Os visitantes conheceram a linha de produção de chassis de ônibus, que se destaca por conceitos da Indústria 4.0, sendo a mais moderna do setor e referência em inovação, tecnologia, conectividade, Internet das Coisas, logística, ergonomia e qualidade de vida no trabalho. Esta linha reforça a capacidade produtiva da Empresa e a flexibilidade para montagem da mais completa linha de chassis de ônibus urbanos e rodoviários da América Latina.

A comitiva conheceu em detalhes o portfólio de produtos da marca, com destaque especial para o eO500U, o chassi de ônibus urbano elétrico a baterias desenvolvido e produzido pela Mercedes-Benz do Brasil para o mercado interno e para países da América Latina.

Além da delegação chilena, também composta por Claudia Sanhueza, Vice-Ministra de Relações Econômicas Internacionais; María Ignacia Fernández, Vice-Ministra da Agricultura; Verónica Pilar Pardo Lagos, Vice-Ministra do Turismo; Paola Tapia, Diretora de Transporte Público Metropolitano de Santiago (DTPM); Diego Silva López, Gerente de Estratégia e Gestão Contratual da DTPM; e Diego Cruz, Gerente de Finanças da DTPM, a visita contou com as presenças de membros do BNDES e do KfW IPEX-Bank, bancos de fomento às exportações do Brasil e da Alemanha, respectivamente.

Segundo Paola Tapia, diretora de transporte público metropolitano de Santiago, o sistema de transporte público de Santiago está passando por um importante processo de transformação, que lhe permitiu consolidar a sua posição como líder mundial em eletromobilidade.

Hoje contamos com uma frota de 2.200 ônibus elétricos e continuaremos apostando em energia limpa. Assim, como DTPM estamos trabalhando em novas licitações que abrangerão 30% do sistema por meio de processos internacionais, que visam convocar o máximo de licitantes e que envolvem operadoras de ônibus, fabricantes e financiadores. Neste contexto, visitamos hoje esta fábrica da Mercedes-Benz para ver em campo a unidade eO500U, que será testada no Chile nas próximas semanas e que poderá ser o primeiro ônibus elétrico fabricado na América Latina a se juntar à nossa frota. Adicionalmente, estamos a implementar concursos tecnológicos complementares para gestão de frotas, bilhética e sistema de informação ao utilizador. Valorizamos a oportunidade de compartilhar boas práticas e participação nos processos de transformação da indústria”, disse.

O presidente da Mercedes-Benz do Brasil ainda reforçou que os veículos elétricos são sinônimos de transporte sustentável e já fazem parte do portfólio mundial multissoluções da marca para os clientes. “Agora, nosso eO500U também está neste portfólio. Seus benefícios para a sociedade são inquestionáveis: zero emissão de carbono, zero poluição do ar, totalmente silencioso e com menores custos durante todo o ciclo de vida do veículo”, diz Achim Puchert. “Este veículo passou a integrar o portfólio da Daimler Buses para o Brasil e a América Latina, ressaltando a importância da unidade brasileira para os negócios da Companhia. Este produto, aliás, chegará a outros mercados, como a Oceania, por exemplo. Com este produto, a operação brasileira reforça sua presença e importância na estratégia global da Daimler Truck de descarbonização do transporte e de práticas de ESG”.

Por Redação Na Boléia

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