Na Boléia

Apaixonados por Caminhões

Mercedes-Benz oferece aulas on-line para jovens do Estrelas do Amanhã

A Mercedes-Benz do Brasil está encontrando formas de superar as dificuldades impostas pela pandemia do novo coronavírus para manter ativos os seus projetos de responsabilidade social. Em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), a empresa retomou as aulas do Projeto Estrelas do Amanhã de profissionalização de jovens, no último sábado (12/9).

Após um período de capacitação dos professores para o novo formato de ensino, contando com consultoria e orientação pedagógica para acolhimento e apoio ao aluno nesse novo cenário, as aulas recomeçaram com sucesso. “Estou muito animada com o retorno. Já fiz outros cursos na área administrativa e acredito que a formação em planejamento e controle de produção é uma oportunidade de conhecer uma nova área e, com certeza, isso vai me ajudar a decidir o meu futuro profissional”, avalia Shayana Santos Barbosa, de 18 anos, uma das alunas da nova turma.

As aulas são ao-vivo e a interação e a colaboração são garantidas pelo uso de aplicativos, que combinam bate-papo, videoconferências e armazenamento de arquivos e ajudam os professores a gerenciar as atividades”, explica Tiago Mendes Bezerra Vicente, coordenador de atividades pedagógicas do Senai.

A unidade do Senai, que está localizada na fábrica de São Bernardo do Campo (SP), também já se adaptou às regras de distanciamento social, saúde e segurança para o eventual retorno das aulas presenciais.

O Estrelas do Amanhã está inserido no pilar de Educação & Esporte da estratégia de Responsabilidade Social da Mercedes-Benz do Brasil, que contempla outros projetos sociais.

Mantivemos os nossos investimentos nesses projetos, pois acreditamos que a educação é imprescindível para o futuro dos jovens e, consequentemente, para o desenvolvimento de uma sociedade mais inclusiva e menos desigual. O momento desafiador que estamos enfrentando faz com que esse investimento seja ainda mais relevante”, afirma Fernando Garcia, vice-presidente de Recursos Humanos da Mercedes-Benz América Latina.

Além dos cursos, a Mercedes-Benz oferece aos jovens outras oportunidades de ampliar o repertório e a visão de mundo, como a participação em eventos culturais e orientação sobre carreira, postura profissional em entrevistas de emprego e confecção de currículo. Em junho, por exemplo, os jovens participaram de um evento on-line com uma profissional da empresa para aprender com suas experiências sobre carreira e educação.

Quando as aulas retomarem em formato presencial, os estudantes voltarão a ter uma linha exclusiva de ônibus fretado e almoço nos restaurantes da fábrica. Além disso, em todos os anos, os alunos que mais se destacam durante o curso são premiados com bolsas de inglês.

O Programa

O Estrelas do Amanhã foi criado em 2014, idealizado por um grupo de trainees da Mercedes-Benz do Brasil. O projeto tem parceria com o Senai, que capacita jovens para o mercado de trabalho nas áreas administrativa e industrial e as aulas acontecem todos os sábados. Para ingressar no programa, os jovens passam por um processo seletivo coordenado pela área de Recursos Humanos da Companhia.

A parceria com o Senai foi firmada um ano após a inauguração da fábrica da Mercedes-Benz em São Bernardo do Campo, em 1956, e já dura 63 anos. Além do projeto Estrelas do Amanhã, são oferecidas formações na área industrial, tendo sido capacitados mais de oito mil profissionais. Um dado curioso sobre essa formação contínua é que cerca de 10% da liderança média da Empresa é oriunda dos cursos profissionalizantes oferecidos pela unidade do Senai que funciona dentro da fábrica.

Por Redação Na Boléia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *