Apesar do cenário difícil decorrente da pandemia, a Mercedes-Benz pretende continuar com seus investimentos no País. Segundo a fabricante, que encerrou 2020 conquistando mais de 31% de market share, a Mercedes-Benz é novamente a líder nas vendas de veículos comerciais no Brasil, sendo pelo 5º ano consecutivo a marca que mais emplacou caminhões no País.

Em 2020, mesmo com as adversidades, a Mercedes-Benz superou os obstáculos e mantivemos as vendas e nossa participação de mercado de veículos comerciais. O Brasil, que sempre foi um dos mercados mais importantes para o grupo, voltou a ser o primeiro mercado do mundo para caminhões Mercedes-Benz, além de ser também o maior para ônibus da marca”, ressalta Karl Deppen, Presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO América Latina.

Mesmo com recrudescimento da pandemia, a empresa, que completa 65 anos no Brasil neste ano, pretende dar continuidade aos seus planos de investimentos, com o aporte de R$ 2,4 bilhões no País até 2022.

Desse montante, R$ 100 milhões foram entregues na 2ª fase da Indústria 4.0, com a inauguração da Nova Linha de Cabinas de Caminhões, em fevereiro de 2019. Mais R$ 100 milhões foram destinados à construção da Nova Linha 4.0 de Ônibus, inaugurada em setembro de 2020. E um total de R$ 1,4 bilhão foi aportado no desenvolvimento e produção dos extrapesados da família Novo Actros.

Não deixamos de ampliar e modernizar nosso portfólio de produtos e serviços e isso fortalece ainda mais a confiança que os clientes têm na nossa marca e em todas as soluções que oferecemos a eles. Portanto, a liderança em vendas no ano de 2020 nos deixa motivados a buscar novas conquistas em 2021, que será ainda desafiador para todo o mundo e não só para o Brasil”, acrescenta Deppen.

Em 2021, a companhia dará continuidade à modernização das linhas de agregados (câmbio, motor e eixos) em São Bernardo do Campo (SP), também seguindo os conceitos da Indústria 4.0, além do desenvolvimento de novos produtos e serviços de conectividade até 2022.

Além do valor mencionado, a Mercedes-Benz do Brasil e a Bosch estão investindo R$ 70 milhões em conjunto (50% cada empresa) na construção do Centro de Testes Veiculares em Iracemápolis (SP), que irá atender diferentes empresas do setor automotivo.

Para suportar toda essa estratégia de crescimento, a companhia está criando mais de 1.000 novos empregos para suas fábricas de veículos comerciais, entre contratações temporárias e efetivações de aprendizes do SENAI.

É importante destacar que também lideramos as vendas de caminhões no concorrido segmento de extrapesados em 2020, já repetindo esse feito agora em janeiro. “No ano passado, foram emplacados 13.195 extrapesados da marca, o que resultou em 28,5% de market share. Em janeiro, o volume foi de 1.127 caminhões, com 30,9% de participação”, afirma Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.

Actros: o mais vendido da marca

Em caminhões, o Actros 2651 6×4 foi o caminhão Mercedes-Benz mais vendido no Brasil em 2020, considerando todo o portfólio da marca, dos leves aos extrapesados – com 2.924 unidades emplacadas no ano passado.

O Actros 2651 é um caminhão com total aprovação, em especial no transporte de grãos, atividade do agronegócio que é vital para a economia brasileira, principalmente porque o País deverá ter uma nova safra recorde. Esse resultado impulsiona ainda mais o avanço do Novo Actros, que começou a ser entregue aos clientes a partir de julho de 2020 e que já teve 637 unidades emplacadas em 2020. O Novo Actros oferece ainda mais valor agregado em performance, economia, robustez, segurança e conforto, além de garantir mais conectividade e interatividade entre o motorista, o gestor da frota, o operador logístico e o cliente final”, diz Roberto Leoncini. 

Segundo o executivo, mesmo na pandemia, o setor de transporte de carga não parou. “Temos que reconhecer o comprometimento dos motoristas, autônomos e transportadores. Eles seguem assegurando o abastecimento de alimentos, medicamentos e insumos, assim como a entrega dos mais variados produtos da economia brasileira. É o que acontece, por exemplo, com as demandas crescentes do agronegócio, como o transporte de grãos e de cana de açúcar, e também de setores como a mineração, celulose, químicos e gás, alimentos, bebidas, produtos farmacêuticos, locação e o crescente mercado de e-commerce, que, aliás, ganhou grande impulso na quarentena”, destaca.

A Mercedes-Benz também vem obtendo ótimos resultados com peças e serviços. De acordo com a empresa, com suas três linhas de peças (genuínas, RENOV e Alliance) alcançou um crescimento de 17% nas vendas.

No que se refere aos Planos de Manutenção, foram 5% de crescimento nas vendas no ano passado, 39% dos caminhões com planos da marca e 60% dos extrapesados. Em 2020, o sistema de gestão de frota FleetBoard foi ativado em 38% dos caminhões vendidos, sendo a maior demanda dos extrapesados, com 46%. Hoje, mais de 11.200 caminhões Mercedes-Benz estão conectados ao FleetBoard no Brasil.

Novo slogan

De olho nas necessidades dos clientes, a Mercedes-Benz também anunciou uma mudança no slogan adotado desde 2015: “As estradas falam. A Mercedes-Benz ouve”.

Queríamos nos aproximar de quem realmente importa para nós, que são nossos clientes, os caminhoneiros autônomos, frotistas e motoristas de transportadoras de todo o Brasil. Precisávamos mudar a nossa postura e, de forma mais humanizada, estar mais próximo deles e da sua realidade. E conseguimos. Tanto que ao longo dos anos, vimos o nosso slogan ganhar a boca do caminhoneiro. Em 2019, decidimos dar mais um passo nessa aproximação. Percebemos que precisávamos escutar ainda mais e melhor as necessidades específicas de cada região. E foi assim que o nosso slogan evoluiu para: As estradas falam. A Mercedes-Benz ouve e entende os sotaques”.

Num novo passo de evolução dessa postura da empresa no mercado, em 2021, o objetivo é transformar essa proximidade em cumplicidade. “Somos mais que parceiros de negócios, somos amigos de estrada. E assim, queremos garantir que: ‘As estradas falam e a Mercedes-Benz ouve cada voz’. Porque para nós cada cliente é único é e a nossa relação com eles também. Esse será o nosso novo mantra”, conclui Leoncini.

Por Redação Na Boléia

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