Em um ano muito especial de marcos históricos para a Mercedes-Benz do Brasil, que chega a 65 anos de atividades, a empresa também registra 30 anos do seu Centro de Desenvolvimento Tecnológico de caminhões e ônibus. Localizado na fábrica de São Bernardo do Campo (SP), ele foi inaugurado no dia 29 de agosto de 1991. Trata-se do maior do segmento de veículos comerciais no Brasil e na América Latina e, também, o maior da Daimler fora da Alemanha para caminhões e ônibus da marca.

Graças ao forte e atuante papel do CDT, juntamente com as demais áreas da empresa, a Mercedes-Benz do Brasil se estabeleceu como um player global do Grupo Daimler para desenvolvimento de caminhões, chassis de ônibus e powertrain (agregados). De suas linhas de produção saem veículos para os clientes brasileiros e de vários outros países da América Latina e outros continentes, que atendem às legislações e especificidades de cada mercado, com a qualidade da marca Mercedes-Benz.

O CDT traz em sua essência o DNA de pioneirismo e inovação da nossa marca, oferecendo soluções para o transporte de cargas e passageiros e indicando tendências de mercado”, afirma Karl Deppen, presidente da Mercedes-Benz do Brasil & CEO América Latina. “Com uma estrutura moderna e com 563 colaboradores, entre engenheiros, técnicos e especialistas, o CDT é motivo de orgulho para a Companhia e um legado para a Engenharia brasileira. Aqui, pessoas e tecnologias estão a serviço da mobilidade, sustentabilidade e do ecossistema do transporte responsável, para hoje e para o futuro da sociedade”.

O planejamento e a construção do CDT representaram a consolidação e a própria evolução das atividades de desenvolvimento tecnológico da Mercedes-Benz do Brasil. Este trabalho foi iniciado muito tempo antes, em 1963, com a implantação da Engenharia de Produtos, dedicada a caminhões, chassis de ônibus e powertrain. No ano de 1970, foi criada a área de Engenharia Experimental para veículos, motores e componentes. Com o CDT, em 1991, houve um agrupamento das diversas equipes e a centralização das atividades num mesmo local.

O CDT se posiciona no mesmo nível de unidades similares da Daimler na Alemanha, Estados Unidos, Japão e Turquia, realizando trabalhos globais e desenvolvendo projetos que podem ser lançados em vários países. Isso confirma a capacidade brasileira de gerar soluções com alcance mundial.

“Essa trajetória de 30 anos é fruto do trabalho de profissionais competentes que ajudam a construir uma Empresa inovadora em tudo o que se propõe a fazer. Desde a inauguração do CDT, já era claro que a unidade brasileira teria um papel fundamental dentro da Daimler Trucks”, diz Karl Deppen.

A atuação do CDT é potencializada com outros investimentos da Empresa em recursos de desenvolvimento. Isso está concretizado no Campo de Provas de caminhões e ônibus de Iracemápolis (SP), o maior do Hemisfério Sul, inaugurado em 2018. O local irá expandir suas atividades para um Centro de Testes completo para todos os segmentos em parceria com a Bosch, cujas obras terão início ainda neste semestre. Além da utilização pela própria Empresa, a nova unidade será aberta ao mercado e poderá ser locada por fabricantes do setor automotivo, incluindo de automóveis, vans, outros veículos, sistemas e componentes.

Daniel Spinelli, diretor de Desenvolvimento de Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil, ressalta a importância das pessoas nos 30 anos da área. “O CDT se destaca pela diversidade de profissionais que aqui trabalham, de várias origens, daqui e do exterior, que trazem a riqueza de conhecimento e de culturas para a Empresa. O caminho inverso também acontece, com muitos engenheiros e técnicos brasileiros se transferindo para outras unidades da Daimler no mundo, levando know-how, proatividade e criatividade ao desenvolvimento de projetos para outros mercados”.

Segundo o executivo, a capacidade de entrega de produtos e soluções da equipe brasileira é muito significativa. E com as novas tecnologias digitais de projeto CAD (computer-aided design – projeto auxiliado por computador), CAE (computer-aided engineering – engenharia auxiliada por computador) e CAT (computer-assisted translation, ou tradução assistida por computador), ensaios acelerados em banco de provas e no Campo de Provas da Mercedes-Benz, houve uma redução importante no tempo de execução dos trabalhos, no ciclo que se inicia com a ideia, conceito, projeto, pesquisa e desenvolvimento, até o produto final. “A Mercedes-Benz sempre demonstrou plena confiança e admiração pelo potencial do CDT brasileiro. São três décadas de atuação, uma história sólida dentro do mundo Daimler, trabalhando em sinergia para alavancar oportunidades”.

Na visão de Daniel Spinelli, “com base em elementos corporativos globais, como qualidade, inovação e planejamento, o CDT do Brasil é uma universidade de tecnologia para cada engenheiro, contribuindo para seu crescimento profissional e intelectual. Nós ajudamos a Engenharia nacional a evoluir e a alcançar uma melhoria contínua”.

Como exemplo, muitos colaboradores do Brasil estiveram na Alemanha durante a fase de desenvolvimento dos caminhões extrapesados da família Novo Actros, que chegaram ao mercado brasileiro no ano passado.
Este produto top de linha é um divisor de águas da marca no País. Trouxemos um caminhão global, mas desenvolvemos aqui um modelo sintonizado com a realidade dos clientes e do transporte de cargas”, afirma Daniel Spinelli.

Testamos exaustivamente o Novo Actros, sob as mais rigorosas situações nas estradas e nosso Campo de Provas, e o resultado é o caminhão mais seguro, inteligente, eficiente, digital e conectado do mercado. Em parceria com nossos colegas de Vendas, Marketing e Pós-Venda, ouvimos os clientes e os parceiros. O resultado está aí, um case de sucesso no competitivo segmento de extrapesados. Um produto moderno e tecnológico, nascido da nova plataforma global de extrapesados, que incorporou o mote ‘As estradas falam e a Mercedes-Benz ouve cada voz’. A partir desse compromisso, queremos sempre entregar soluções que tragam cada vez mais valor para os clientes”.

A atuação da equipe de Desenvolvimento de Caminhões foi essencial para o êxito da introdução de itens de série de avançada tecnologia do Novo Actros, o caminhão mais seguro e inteligente do País. Entre eles destacam-se: ABA 5 – Active Brake Assist (assistente ativo de frenagem), Side Guard Assist (assistente de ponto cego), Attention Assist (assistente de fadiga), ESP (controle eletrônico de estabilidade), piloto automático adaptativo com limitador de velocidade, Proximity Control (assistente ativo de proximidade), EBS (sistema eletrônico de frenagem), Lane Warning System (sensor de faixa de rolagem), Hill Holder (auxílio de partida em rampa), farol alto inteligente e MirrorCam (inovador sistema de câmeras digitais que substitui os espelhos retrovisores convencionais do caminhão).

A cabina brasileira do Novo Actros é um exemplo significativo da integração da Mercedes-Benz do Brasil na plataforma global de desenvolvimento de caminhões da Daimler. Ela é utilizada em modelos da série Novo Actros F, que são comercializados pela Mercedes-Benz Trucks em 24 países da Europa e de outros continentes. Ou seja, um produto global desenvolvido pela equipe brasileira.

Com a cabina do Novo Actros, a marca já atende os clientes do Brasil. Agora, o produto nacional está chegando a outros países e continentes. Esta é a primeira vez que a Empresa exporta um projeto desse porte para a matriz.
O CDT teve papel relevante no desenvolvimento das demais linhas de caminhões, sempre apresentando novidades tecnológicas e novos modelos para as linhas Accelo (como o 1316 6×2, cabina estendida e câmbio automatizado), Atego (3030 8×2 e câmbio automatizado) e Axor (desde 2016 são mais de 60 itens de desempenho, conforto, segurança e economia).

Em parceria com a Grunner, a Mercedes-Benz vem avançando no uso de caminhões com direção autônoma na colheita de cana-de-açúcar. O cliente encontra opções nas linhas Atego e Axor. Esta é a primeira experiência da marca com autônomos no Brasil, concebidos para ambientes fechados e controlados.

No CDT, temos paixão pela inovação. Temos motivação pelo aprendizado, gostamos de botar a mão na massa a fim de transformar uma ideia em uma coisa concreta e prática”, ressalta Daniel Spinelli. “É assim que conquistamos credibilidade e confiança da Daimler no trabalho de desenvolvimento da equipe brasileira, especialmente diante dos desafios locais e globais, com a perspectiva de futuro”.

Por Redação Na Boléia

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