A eficiência quanto ao consumo de combustível, a ampla disponibilidade do veículo, o conforto e a segurança do motorista e de todos os outros usuários da estrada são fatores centrais para as empresas de transporte ao decidirem sobre o melhor veículo para suas frotas. Há 25 anos, a Mercedes-Benz iniciou uma nova trajetória com o Actros – especificamente desenvolvido para transporte de longa distância e serviços de distribuição.

A primeira geração, lançada em 1996 para comemorar os 100 anos do caminhão inventado por Gottlieb Daimler em 1896, marcou o início da série que até hoje é ponta de lança em seu segmento de mercado. “Há um quarto de século, o Actros é o carro-chefe do nosso portfólio de produtos“, afirma Andreas von Wallfeld, chefe de Marketing, Vendas e Serviços da Mercedes-Benz Trucks. “Em todo o mundo, mais de 1,4 milhão de caminhões vendidos desta série são uma prova clara de que os clientes estão muito satisfeitos“.

Desde 1996, cada geração do Actros traz inovações em termos de segurança, consumo otimizado de combustível, conectividade e conforto. O Actros 1 trouxe o sistema eletrônico de frenagem (EBS) totalmente automatizado, o barramento CAN e a cabina Megaspace com piso plano. No Actros 2, os destaques foram o piloto automático adaptativo, o Active Brake Assist (assistente ativo de frenagem), o Lane Keeping Assist (sensor de faixa de rolagem) e a transmissão automatizada Mercedes Powershift.

O Actros 3 tinha características impressionantes, como o sensor de luz e de chuva e as novas gerações do Active Brake Assist e do Powershift. Já o Actros 4 definiu novos padrões com a geração de motores Euro 6, o sistema de piloto automático com controle preditivo do trem de força (Predictive Powertrain Control), uma transmissão Powershift aprimorada e os também aprimorados sistemas Active Brake Assist 4 com detecção de pedestres e o Side Guard Assist (assistente de ponto cego).

O Novo Actros – quatro estreias mundiais

O Actros 5, disponível desde 2018, apresentou quatro estreias mundiais. Com o Active Drive Assist – ADA (Assistente Ativo de Condução), o primeiro sistema de assistência do mundo para condução semiautônoma (Nível 2) entrou em produção em série. O ADA auxilia ativamente o motorista em certas condições quanto à orientação longitudinal e lateral do caminhão e pode manter automaticamente a distância do veículo à frente, acelerar e até dirigir se as condições requeridas pelo sistema, como raio de curva suficiente ou marcações de estrada claramente visíveis, forem atendidas.

Um grau ainda maior de proteção para pedestres é fornecido pelo Active Brake Assist 5, o sistema de freio de emergência que pode aplicar a frenagem máxima até a parada total em reação à presença de pessoas na pista. Além disso, pela primeira vez, os espelhos externos foram removidos de um caminhão. Em vez disso, o Novo Actros inovou com o MirrorCam.

A quarta estreia mundial se refere ao posto de trabalho do caminhoneiro: o cockpit multimídia do Novo Actros é composto por duas telas grandes coloridas: a principal atrás do volante e a secundária touchscreen.

Desde junho de 2021, o Actros de última geração oferece o Active Drive Assist (ADA 2) de segunda geração como opcional. A função de Assistência à Parada Emergencial incluída nele consegue dar início a uma parada emergencial se o motorista não estiver mais controlando o volante de direção, apesar de ter recebido avisos visuais e sonoros. Além disso, há o Active Sideguard Assist, também disponível desde junho de 2021.

Este sistema aprimorado de assistência nas curvas não só alerta o motorista sobre o movimento de pedestres ou ciclistas do lado do acompanhante: se o motorista deixar de reagir aos avisos a tempo, o sistema consegue iniciar uma manobra de frenagem autônoma em velocidades de curvas de até 20 km/h para levar o veículo a uma parada total.
O destaque da última geração é o Actros L, lançado neste ano, que inclui melhor isolamento acústico da cabina, espaço confortável e uma posição ainda melhor para o motorista.

Na era da eletromobilidade

Na Mercedes-Benz Trucks, uma nova era começou em 2021 com o eActros. Este é o primeiro caminhão elétrico de produção em série com a estrela de três pontas para distribuição de carga pesada. Esse modelo foi apresentado mundialmente no final de junho de 2021.

Em seu coração tecnológico está a unidade de propulsão com dois motores elétricos integrados e transmissão de duas velocidades. Ambos os motores proporcionam conforto de condução impressionante e excelente dinâmica do veículo. O acionamento elétrico silencioso e livre de emissões significa que o caminhão também pode ser usado para entregas noturnas e está apto a entrar no interior de cidades que têm restrição à circulação de veículos a diesel. O eActros é um claro compromisso da Mercedes-Benz Trucks com o transporte rodoviário livre de emissões locais de CO2.

11 anos do Actros rodoviário no Brasil

Os caminhões Mercedes-Benz Actros rodoviários chegaram ao Brasil em 2010. Três anos antes, a família Actros já estava presente no País com o modelo 4844 8×4 para operações off-road. Em 2019, a marca novamente faz história como a mais inovadora do setor automotivo brasileiro. Com o lançamento do Novo Actros, ela estabeleceu padrões ainda mais altos de segurança, economia, conforto, conectividade e robustez no segmento de caminhões extrapesados rodoviários.

A chegada do Novo Actros no Brasil revolucionou o mercado. Trouxemos para os nossos clientes o caminhão mais inteligente, seguro, conectado e eficiente de todos os tempos”, destaca Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Nenhum dos nossos concorrentes tem tantos recursos tecnológicos reunidos num só caminhão”.

O Novo Actros trouxe para o Brasil inéditas tecnologias de segurança ativa que evitam acidentes e protegem vidas: a 5ª e atual geração do Assistente Ativo de Frenagem (ABA 5), o Assistente de Ponto Cego, o Assistente de Fadiga e o Programa Eletrônico de Estabilidade (ESP). A esses sistemas somam-se itens exclusivos já disponíveis, como Controle de Proximidade, Assistente de Faixa de Rolagem, faróis e limpadores de parabrisa automáticos.

O Novo Actros é o único caminhão do mercado brasileiro que freia sozinho quando identifica pedestres à sua frente”, lembra Roberto Leoncini. “Isso comprova que estamos avançados quando o tema é segurança ativa, ou seja, preservar a vida, o caminhão, a carga e as demais pessoas e veículos nas vias”.

O Novo Actros destaca-se ainda como o primeiro caminhão sem retrovisor externo da América Latina, o MirrorCam, câmeras que oferecem melhor visibilidade ao redor do caminhão e do implemento, inclusive à noite, oferecendo mais segurança para o motorista, veículo, carga, tráfego e pessoas na via.

Um importante destaque do Novo Actros brasileiro é sua cabina, totalmente desenvolvida no País. Essa cabina equipa o Novo Actros F, comercializado a clientes de 24 países na Europa e em outros continentes. A utilização desse projeto pela Daimler Trucks reafirma a importância da Mercedes-Benz do Brasil como player global no desenvolvimento de caminhões. Isso também demonstra a competência e experiência da equipe brasileira em gerar soluções para as demandas do transporte de cargas do Brasil e de outros mercados.

Marcos de vendas do Actros e do Novo Actros no Brasil

• Mais de 24 mil Actros emplacados na história do extrapesado no País;
• E mais de 4,9 mil Novo Actros, sendo 4.262 somente neste ano, até outubro;
• O modelo mais buscado pelos brasileiros é o consagrado 2651 6×4;
• Mais de 11 mil Actros 2651 emplacados e mais de 2,8 mil Novo Actros 2651;
• Hoje, o Novo Actros pode ser encontrado em sua maioria no Sudeste e no Sul do País;
• São mais de 2,1 mil Novo Actros no Sudeste e mais de 1,2 mil no Sul.

Por Redação Na Boléia

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.