Na Boléia

Apaixonados por Caminhões

Licenciamento veicular obrigatório já começou

Neste mês, começa o licenciamento obrigatório veicular para o exercício 2016. O serviço pode ser feito a qualquer momento, mas o proprietário deve ficar atento ao prazo limite para regularizar a situação, de acordo com o número final da placa.

Veículos que portam placas com final 1 devem, obrigatoriamente, ser licenciados até o último dia útil do mês de abril, aqueles com final de placa 2, até o fim de maio, os de placas terminadas em 3, até junho, e assim por diante. Para os veículos de carga (caminhão), as datas vão de setembro e dezembro. Confira os cronogramas:

1--tab1 05042016

*Até o último dia útil

Veículos de carga (caminhão)

*Até o último dia útil

Em 2016, o valor do licenciamento é de R$ 80,07 para todos os veículos. É importante ressaltar que não basta pagar a taxa. É preciso portar o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) atualizado para poder conduzir, conforme estabelece o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), válido em todo o país.

Quem optar pela entrega via postagem, com custo adicional de R$ 11, precisa fazer o licenciamento com antecedência para receber o documento até o final do mês. Após a emissão do CRLV, o prazo de entrega dos Correios é de até sete dias úteis.

Opção pela internet
A taxa de licenciamento pode ser paga na internet, em caixas eletrônicos ou nas agências dos bancos credenciados. Ao realizar o licenciamento, é preciso quitar possíveis débitos de IPVA, seguro obrigatório e multas.

O pagamento deve ser feito por meio do número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam). Para receber o documento via Correios, é imprescindível que o endereço esteja atualizado junto ao Detran.SP. Caso contrário, não será possível fazer a entrega, e o cidadão terá de retirar o documento em uma unidade de atendimento.

Quem preferir fazer o licenciamento presencialmente, deve apresentar o comprovante de pagamento e um documento de identificação na unidade do Detran.SP em que o veículo está registrado ou nos postos do Poupatempo. Lembrando que nessa modalidade não se deve pagar o valor da postagem pelos Correios.

O serviço pode ser feito pelo proprietário do veículo, procurador ou por parentes próximos (pais, filhos, irmãos e cônjuge). O passo a passo completo está disponível na área de “Veículos” do portal Detran.SP (www.detran.sp.gov.br) ou diretamente neste link http://scup.it/8chl.
Por: Redação Editora Na Boléia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *