4-02032017Apesar das adversidades que a economia brasileira passou em 2016, o Grupo Volvo revelou ter fechado o período com um saldo positivo. Segundo Wilson Lirmann, presidente do Grupo Volvo América Latina, em caminhões, por exemplo, a Volvo foi a marca que mais cresceu no continente.

Conforme o executivo, no Brasil, o FH foi líder de vendas no segmento de pesados.
“Foi um ano difícil. Mas equilibramos nossos resultados na região, crescendo na América Latina e fazendo a lição de casa no Brasil”, declara
A Volvo encerrou 2016 na liderança brasileira do segmento de caminhões pesados no Brasil, com 27,9% de market share. Segundo a empresa, foi a marca que mais cresceu no setor de caminhões na América Latina nos últimos nove anos. No ano passado, a exportação cresceram 30% e representaram 42% do total de vendas de caminhões no continente.

“A exportação sempre foi um dos pilares dos negócios do Grupo Volvo na América Latina. Por este motivo, estávamos preparados para aproveitar as oportunidades de negócios nos outros países”, afirma Lirmann.

Wilson Lirmann
Wilson Lirmann, presidente do Grupo Volvo América Latina

No Brasil, a marca tem um quarto de participação no segmento de caminhões pesados. “O mercado reconhece a qualidade, a produtividade e a disponibilidade dos caminhões Volvo. Estamos sempre investindo em nossa linha de produtos e soluções para oferecer veículos que garantam mais rentabilidade na operação”, observa Bernardo Fedalto, diretor de caminhões Volvo no Brasil, Paraguai, Bolívia e Uruguai.

Pelo terceiro ano consecutivo, o FH 460cv e o FH 540cv foram os veículos pesados mais vendidos do Brasil, com 1.426 e 1.344 unidades, respectivamente.

Os investimentos feitos na rede de concessionárias nos últimos anos, foram fundamentais para esse desempenho, segundo os executivos Atualmente, a rede Volvo soma 94 unidades estrategicamente distribuídas por todas as regiões brasileiras. “São casas novas, maiores, com muito mais estrutura para receber os caminhões e os motoristas, melhor localizadas, com técnicos e mecatrônicos altamente capacitados”, diz o presidente.

América Latina

A Volvo também conquistou importantes resultados na América Latina. Conforme o president da comapnhia, a marca dobrou sua participação de mercado no segmento de pesados Argentina, um dos mais importantes mercados do continente, atingindo 15,5%.

No Peru, onde já é líder em pesados, com 28,2% de market share, a marca atingiu uma participação de 6,1% no segmento de semipesados, duas vezes mais que o registrado no ano anterior.

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Bernardo Fedalto, diretor de caminhões Volvo no Brasil

Tecnologia

Na parte de tecnologia, a Volvo também continuou investindo em tecnologia e lançou no ano passado a sexta geração da I-Shift, a revolucionária caixa de câmbio eletrônica da marca, que já equipa praticamente 100% dos caminhões pesados fabricados no Brasil. “O espetacular sucesso que a I-Shift teve na linha F está sendo reproduzido agora na linha VM”, comemora Nilton Roeder, diretor de estratégia de caminhões do Grupo Volvo América Latina, ao lembrar que a caixa de câmbio já está presente em 85% dos caminhões VM que saem da linha de produção de Curitiba.

“Mantivemos em 2016 nossa posição de liderança em segmentos importantes, mesmo num ambiente econômico muito difícil e de forte retração. Mantemos nossa confiança no mercado e continuamos investindo em produtos e soluções que garantam eficiência de transporte e contribuam para o sucesso dos negócios dos nossos clientes”, afirma o presidente.

Por: Redação Na Boléia

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