3-3-29052018-minCom objetivo de auxiliar o transportador no uso de novas tecnologias de modo a garantir mais produtividade e segurança, a Ford Caminhões anunciou um pacote inédito de tecnologia, conectividade e serviços para modelos da linha Cargo, que estará disponível para os clientes no último trimestre deste ano.

Trata-se do Ford Connect, um novo produto que contempla central multimídia com tela de 7 polegadas e serviço completo de telemetria e rastreamento Fordtrac, além de contrato de manutenção por quilômetro rodado Ford Service.

O novo pacote foi anunciado pelo gerente nacional de Vendas e Marketing da Ford Caminhões, Oswaldo Ramos, durante o evento Frotas Conectadas, realizado em São Paulo, onde falou sobre as novas tecnologias inteligentes de conectividade e direção semiautônoma desenvolvidas pela marca.

Segundo o executivo, o pacote Ford Connect poderá ser instalado em todos os caminhões médios, semipesados e pesados da linha Cargo a partir do modelo 2015. Uma das novidades é que a central multimídia com tela sensível ao toque de 7 polegadas é, de acordo com a montadora, a primeira para caminhões no Brasil a oferecer conexão com Android Auto, além de Apple CarPlay. O sistema é equipado com rádio AM/FM, entrada USB, Bluetooth, comando de voz para celular e acesso a aplicativos de navegação, como o Waze.

Oswaldo Ramos, gerente nacional de Vendas e Marketing da Ford Caminhões
Oswaldo Ramos, gerente nacional de Vendas e Marketing da Ford Caminhões

“Hoje, mais de 90% dos caminhoneiros têm um smartphone Android. Por isso, dispor de uma central multimídia compatível com esse sistema é fundamental para o seu dia a dia”, destaca Oswaldo Ramos. “O Ford Connect dará acesso também ao Truckpad, o maior aplicativo de busca de fretes do Brasil.”

O serviço de rastreamento e telemetria Fordtrac estará disponível também com diversas funções de produtividade e segurança, com acompanhamento on-line em tempo integral das operações do veículo por uma equipe dedicada. Além de bloqueio eletrônico e serviço de pronta-resposta em caso de roubo, conta com leitura de códigos de falha em tempo real que permite atuar de forma preventiva em qualquer problema para manter o veículo em serviço, com suporte dos distribuidores e da engenharia da Ford.

O contrato de serviços Ford Service inclui manutenção preventiva, peças de desgaste e manutenção corretiva do caminhão, cobrada com base na quilometragem rodada, de acordo com o perfil de operação e uso do cliente. Suas principais vantagens são a previsibilidade no custo de manutenção e a garantia de ter o caminhão sempre rodando.

“O cliente paga somente pelo que roda, com a segurança de ter o caminhão sempre pronto para o trabalho”, diz Ramos. “Como se sabe, caminhão com manutenção bem feita não quebra, não fica parado e não dá prejuízo.”

O pacote Ford Connect é o primeiro produto a chegar ao mercado a partir do Cargo Connect, caminhão conectado apresentado pela Ford na última Fenatran para demonstração de novas tecnologias. O protótipo foi desenvolvido pela Ford no Brasil em parceria com a Bosch, Autotrac, Cummins e Eaton, e apoio do Instituto PARAR, tendo como base um caminhão Cargo 8×2 com transmissão automatizada.

Entre outros recursos que também serão oferecidos futuramente pela marca, ele é equipado com sistema autônomo de frenagem, alerta de ponto cego, assistente de permanência em faixa, piloto automático adaptativo, alerta de fadiga e monitoramento com câmeras de 360 graus por uma central de operações. Conta ainda com gerenciamento inteligente de carga, sistema de leitura de placas de trânsito, ajuste automático de torque e potência, sistema de diagnóstico preventivo e um aplicativo que mede o desempenho do motorista.

Por: Redação Na Boléia

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.