Depois de encerrar suas operações de caminhões, inclusive, no Brasil e América do Sul, a Ford anuncia nova estratégia de atuação para a região alicerçada na criação da Divisão de Veículos Comerciais, que conta com uma estrutura dedicada de engenharia, manufatura, vendas, pós-vendas e experiência do consumidor, incluindo recursos de conectividade para oferecer uma solução mais completa aos clientes comerciais, com foco na produtividade.

Em relação a produtos, como parte dessa nova estratégia, a grande novidade da Ford é o relançamento da Transit no País, um produto que, segundo a fabricante, tem a liderança do segmento de vans nos Estados Unidos e Europa há mais de seis anos e – apesar de ter sua comercialização interrompida no mercado brasileiro em 2014 – mantinha clientes cativos.

O objetivo é que a nova divisão atue na região como parte da nova organização global Ford Pro, dedicada ao segmento profissional. “Com essa nova organização 100% dedicada ao segmento, vamos trabalhar com um só objetivo, que é garantir o menor custo de posse e o maior retorno para os nossos clientes”, diz Guillermo Lastra, diretor de Veículos Comerciais da Ford América do Sul.

Para o lançamento no Brasil e na América do Sul, a Transit contou com a contribuição e validação da engenharia brasileira no Centro de Desenvolvimento do Produto da Ford na Bahia e no Campo de Provas de Tatuí, no interior paulista, em parceria com os centros de engenharia da marca na Inglaterra e na Alemanha.

Segundo a Ford, foram mais de 20.000 horas de trabalho de engenharia e o equivalente a 1 milhão de km rodados em condições reais nos testes de desempenho, validação e durabilidade para atender às características do clima, estradas, combustível, trânsito e modo de dirigir dos consumidores brasileiros e sul-americanos.

A produção da Transit para a região sul-americana ficará sob a responsabilidade da nova fábrica construída em parceria com a Nordex, no Uruguai – que é a quinta a produzir a Transit no mundo, ao lado da Turquia, Rússia, China e Estados Unidos – , com um investimento de US$ 50 milhões.

A Nordex é especializada em manufatura e possui mais de 50 anos de experiência no setor. Segundo Lastra, a empresa garante uma estrutura eficiente e com custos competitivos para atender o tamanho e às necessidades do mercado regional.

A Transit será produzida inicialmente na configuração de passageiros, ou Minibus, nas versões para 15 ou 16 ocupantes, e 18 ou 19 ocupantes, incluindo o motorista, adaptadas em um ModCenter específico, além da chamada versão vidrada, sem bancos, para o cliente configurar como for preciso.

A Ford desenvolveu ainda uma rede de transformadores e adaptadores certificados para fazer as modificações que o cliente precisar na Transit, com suporte técnico e garantia. Já a versão de carga, ou Furgão, deve chegar no próximo ano, com as opções de cabine média ou longa, também configuráveis de acordo com as necessidades do cliente.

A decisão de lançar primeiro o modelo passageiros e não o de cargas, que é o segmento que mais cresce no País, está alinhada à estratégia da empresa de posicionar muito bem o produto no Brasil, conhecendo de perto as necessidades e comportamentos dos atuais clientes de vans, que têm passado por uma grande transformação com o uso cada vez mais intensivo da tecnologia digital.

Além disso, a empresa quer estabilizar muito bem a produção antes de lançar novos modelos, incluindo a versão de carga.

Conectividade

A conectividade é um dos grandes diferenciais da Transit. A Van conta com um modem embarcado, o FordPass Connect, que permite a gestão remota do veículo pelo palma da mão do cliente onde ele estiver. Além disso, agiliza os serviços para ele ganhar produtividade e otimizar o seu tempo de trabalho.

Com o aplicativo FordPass, o cliente pode saber o status da Transit, a sua localização em tempo real e enviar comandos remotos pelo celular. Como, por exemplo, travar e destravar portas, dar a partida, checar o nível do combustível, a quilometragem e quanto falta até a próxima revisão.

Outra função importante é o alerta de modos de falha. O modem embarcado trabalha conectado com todos os sistemas eletrônicos da Transit e pode identificar mais de 3.000 modos de falha, desde falta de água no reservatório do limpador de para-brisa ou pneu descalibrado, por exemplo, até variações no desempenho do motor. Além de gerar um alerta no celular, ele orienta o que é preciso fazer para corrigir o problema.

Se for um alerta mais urgente, que pode afetar o funcionamento do veículo, a assistência 24 horas entra em contato com o cliente proativamente para entender o que está acontecendo e ajudar a encontrar uma solução. O FordPass também permite agendar e acompanhar o andamento de serviços no veículo com uma jornada 100% digital e agiliza o atendimento em todos os canais da marca.

Novidades em serviços pós-venda

A área de pós-venda é um dos pilares da Divisão de Veículos Comerciais da Ford na região. Toda a rede Ford vai vender e dar assistência para a Transit. Hoje, são 110 concessionárias estruturadas com ferramental, estoque de peças, técnicos, boxes exclusivos e horários flexíveis, visando garantir uma manutenção rápida e de qualidade em todas as regiões do Brasil. O cliente terá também um canal exclusivo na Central de Atendimento Ford com assistência 24 horas, sete dias por semana.

O cliente de veículos comerciais não pode parar, porque o veículo é a base do seu negócio e precisa estar sempre pronto para trabalhar. Por isso, com a Transit estamos trazendo não só o melhor produto, mas também o melhor serviço pós-venda”, destaca Flávio Costa, gerente de Vendas de Veículos Comerciais da Ford.

O suprimento de peças é garantido pelos cinco centros de distribuição e um sistema de logística para entregas rápidas em todo o País. Além das unidades em Barueri, São Paulo; Gravataí, no Rio Grande do Sul; e Salvador, na Bahia, a Ford inaugurou este ano dois novos depósitos em São Paulo, em Porto Feliz e Cajamar, que adicionam 140.000 metros quadrados e capacidade para armazenar mais de 170.000 tipos diferentes de peças, incluindo 30.000 da Transit.

De acordo com o presidente institucional da Ford no Brasil, Rogério Goldfarb, as perspectivas para o crescimento da Transit no País são muito positivas. Na visão de Goldfarb, a saída da empresa do Brasil e o encerramento da operação de caminhões não minaram a confiança do cliente, que conhece bem os produtos da marca.

Nesse aspecto, a Ford aposta num produto feito para as necessidades do cliente brasileiro, com atributos para entrega de baixo custo de posse, durabilidade, robustez, boa capacidade de carga, segurança, bom preço de compra e funcionalidade e fácil de ser adaptado para várias finalidades.

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