Em um veículo existem diversos sistemas mecânicos que funcionam simultaneamente e que são responsáveis pelo bom funcionamento do motor. Considerada uma das principais peças dos carros manuais e robotizados, a embreagem tem como função a sincronização e a troca das marchas, e a absorção das vibrações do motor para não danificar a caixa de câmbio.

Segundo Fabio Ferreira Baldin, Gerente de Produto da Valeo Sistemas Automotivos, para saber a hora certa de trocá-la, é preciso seguir as orientações do manual do veículo. Porém, existem alguns fatores que podem ajudar o motorista a identificar que a vida útil da peça está chegando ao fim, como por exemplo a quilometragem avançada, os pedais duros, os ruídos, as trepidações e a perda na transmissão da força do motor do carro para as rodas.

Para preservá-la, o condutor deve realizar em uma oficina mecânica de confiança, a manutenção preventiva do carro – seguindo as recomendações do fabricante, na qual será analisada os cilindros mestre e escravo, o cabo de embreagem, o tubo guia, o garfo, o rolamento do volante, o eixo estriado e a limpeza da caixa de câmbio”, explica Baldin. Ele ainda lista três práticas que devem ser evitadas para que não ocorra o desgaste precoce do item:

  • Evite dirigir com o pé no pedal. Esta prática pode “enforcar” a embreagem e causar um desgaste prematuro;
  • Não tire o pé da embreagem rapidamente. Este costume pode gerar trancos e até arrancadas bruscas;
  • Evite segurar o veículo em ladeiras usando a embreagem. Este hábito pode ocasionar uma patinação muito forte do item.

    Por Redação Na Boléia

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.