A Daimler Trucks apresentou, na Alemanha, sua estratégia tecnológica para eletrificação de veículos, atendendo desde à distribuição urbana até o transporte rodoviário de longas distâncias.

A apresentação focou especialmente a tecnologia de caminhões movidos a célula de combustível com base em hidrogênio para operações de transporte em longas distâncias. O caminhão “GenH2 Truck” da Mercedes-Benz, que teve sua estreia mundial como veículo-conceito, marca o início da propulsão por célula de combustível.

Com o “GenH2 Truck”, a Daimler Trucks está demonstrando pela primeira vez quais tecnologias específicas a companhia está desenvolvendo a toda velocidade para que caminhões pesados movidos a células de combustível possam executar operações de transporte exigentes de longa distância com autonomia de até 1.000 quilômetros ou mais em um só tanque de hidrogênio.

A Daimler Trucks planeja começar testes do “GenH2 Truck” junto a clientes em 2023. A produção em série deverá ter início na segunda metade desta década. Graças ao uso de hidrogênio líquido em vez do gasoso, com sua maior densidade energética, o desempenho do veículo está planejado para igualar o de caminhões equivalentes convencionais movidos a diesel.

A Daimler Trucks também apresentou , pela primeira vez, uma prévia do caminhão para longas distâncias movido exclusivamente por bateria, o “eActros LongHaul” da Mercedes-Benz, que foi projetado para cobrir rotas regulares planejáveis de maneira eficiente quanto ao consumo de energia.

A companhia planeja disponibilizar o “eActros LongHaul” para produção em série em 2024. Sua autonomia com a carga de uma bateria será de aproximadamente 500 quilômetros.

Estamos buscando nossa visão de transportes livres de emissões de CO2 com foco em tecnologias genuinamente neutras em CO2, energia por bateria e células de combustível à base de hidrogênio, que têm potencial de sucesso no mercado no longo prazo”, diz Martin Daum, CEO da Daimler Truck AG e membro do Conselho de Administração da Daimler AG. “Essa combinação nos permite oferecer aos nossos clientes as melhores opções de veículos para cada aplicação. A energia da bateria será mais usada para transporte de carga com peso menor e que operem em distâncias mais curtas. A célula de combustível tende a ser a opção preferida para cargas mais pesadas e distâncias mais longas“.

De acordo com o executivo, os clientes tomam decisões de compra racionais e não estão dispostos a fazer concessões quando se trata da adequação de seus caminhões para o uso diário, sua capacidade de carga e autonomia.

Com os conceitos de propulsões alternativas da Mercedes-Benz (GenH2, eActros LongHaul e eActros) e nossos caminhões elétricos das marcas Freightliner e FUSO, temos claro foco nas necessidades dos clientes e estamos criando alternativas genuinamente neutras quanto às emissões de CO2 para eles. Estabelecemos as principais especificações tecnológicas para os nossos caminhões elétricos de maneira que as necessidades sejam conhecidas por todos os envolvidos desde o estágio inicial”, ressaltou Martin Daum. “Agora, fica a cargo daqueles que definem as políticas, outros players e a sociedade como um todo fornecerem as condições estruturais corretas. Para tornar os veículos totalmente elétricos e livres de emissões de CO2 competitivos são necessárias ações governamentais e das autoridades de regulamentação, incluindo-se a infraestrutura para a carga e para a eletricidade ‘verde’ e para a produção, armazenamento e transporte de hidrogênio líquido ecologicamente correto“.

Por Redação Na Boléia



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