Aurora Boreal na Patagônia

Uma Sprinter Chassi 515 CDI, da Mercedes-Benz, foi o veículo escolhido pelo casal Renato Weil e Glória Tupinambás – ele repórter fotográfico e ela jornalista – para realizar um grande sonho: viajar pelo País e extremos das Américas, vivendo uma experiência única.

Durante cinco anos, o casal rodou 125 mil quilômetros, por 67 países e cidades remotas, muitas vezes, tendo de enfrentar condições extremas de temperatura e topografia.

Para garantir conforto e segurança, a Sprinter foi transformada em um motorhome com 10m², com direito a quarto, banheiro, cozinha e até uma garagem para uma moto e duas bicicletas.

O projeto – denominado Casa Nômade: uma Sprinter pelos extremos das Américas – teve sua primeira etapa no Brasil, com saída de Minas Gerais, a terra natal do casal, contemplando um percurso que incluiu destinos do Oiapoque ao Chuí.

Em seguida, o roteiro foi ampliado. O casal passou por estradas da América do Sul e América Central, em países como Uruguai, Chile, Bolívia, Panamá, Costa Rica, Nicarágua, entre outros. Já na América do Norte, o México foi o início da viagem até chegar aos Estados Unidos, passando, posteriormente, pelo Canadá, e, por fim, o Alasca, o último destino.

Patagônia – Argentina

As viagens têm sido patrocinadas pela Mercedes Benz. Durante a aventura, o casal elogiou a durabilidade e a resistência do chassi Sprinter. Nesse projeto, eles contaram, no trecho brasileiro, com o contrato de manutenção Mercedes-Benz ServiceCare, podendo fazer as manutenções e reparos periódicos na rede de concessionários.

Passamos por vários momentos desafiadores, como na Nicarágua, em meio a uma guerra civil, e no Alasca, onde percorremos estradas com gelo e de grande risco. Mas a Sprinter aguentou firme em todas as situações”, conta Glória.

Para compartilhar essa experiência, o casal fez do projeto Casa Nômade um livro, que já está à venda. A obra, de 120 páginas, traz imagens belíssimas registradas por Renato e relatos de viagem de Glória.

Nova Sprinter

A Sprinter é uma das marcas fortes do mercado de vans. Segundo a Mercedes-Benz, o veículo pode receber vários tipos de carroçarias e equipamentos, como baú, carga seca, baú frigorificado, entre outras. A capacidade volumétrica de carga de um baú é de até 22 m³.

Recentemente, a empresa lançou no País a nova Sprinter Van Passageiro 19+1 com entrada dos ocupantes pela porta dianteira ao lado do motorista, o que, segundo a fabricante, traz algumas vantagens, como mais segurança e versatilidade de aplicações.

Conforme revelou Jefferson Ferrarez, Diretor Geral de Vans da Mercedes-Benz, a nova configuração permite que se tenha um corredor livre até a última fileira de bancos, o que traz mais agilidade na acomodação dos passageitos em seus assentos.

Com tecnologias inéditas, o novo modelo traz ar-condicionado traseiro com difusores multidirecionais, display digital para controle de temperatura, assentos mais sofisticados, que garantem conforto dos passageiros, e bagageiro duplo nas laterais da van. A nova versão também tem altura interna superior a 1,8 metros e portas USB-C em todas as fileiras.

O pacote de recursos de série inclui também equipamentos como Assistente de Fadiga, Assistente Ativo de Frenagem, ar-condicionado mais eficiente, direção elétrica, piloto automático, Keyless Start, novos compartimentos, ABA e entrada USB-C.

O veículo não tem restrição de circulação nos centros urbanos. Por isso, com a nova configuração, é uma solução atrativa para empresas, empreendedores, frotistas e autônomos que precisam transportar até 19 pessoas”, comenta Jefferson.

Segundo ele,  a Sprinter 19+1 é bastante interessante para vários segmentos, principalmente para fretamento e turismo.

A nova versão é equipada também com o exclusivo sistema eletrônico de estabilidade ESP adaptativo, que mantém o veículo estável mesmo em curvas acentuadas e manobras de emergência em alta velocidade, trazendo mais segurança para os ocupantes do veículo.

Mais segurança

O veículo também conta com o Assistente Ativo de Frenagem (ABA – Active Brake Assist), tecnologia e identifica objetos estáticos e móveis na via, além de pedestres e ciclistas.

Quando a Sprinter se aproxima do veículo à frente, o ABA emite sinais de alerta ao motorista (visual e sonoro) para que ele diminua a velocidade e evite uma eventual colisão. Caso o condutor não reaja aos sinais de alerta, o sistema reduz a velocidade do veículo e dá início à frenagem emergencial de maneira autônoma, chegando até à parada total, se necessário.

A Sprinter Van Passageiro 19+1 está disponível nos concessionários da marca em uma única versão, com seis variações de cores, sendo duas na cor sólida e outras quatro metálicas, pelos preços públicos sugeridos de R$ 246.600,00 e R$ 249.800,00, respectivamente.

Por Redação Na Boléia

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.