Serviço essencial que não pode parar durante o período de isolamento social, o setor de logística tem demandado muitos caminhões para a entrega de alimentos, medicamentos e compras efetuadas por comércio eletrônico, entre outros produtos.

Depois de cair 53% em abril, segundo a Fenabrave, os emplacamentos de caminhões devem voltar a crescer, na avaliação da indústria automotiva. Mas as restrições financeiras da crise podem dificultar a compra desses veículos. Diante disso, a locação de equipamentos de cargas pode ser uma boa alternativa.

Em recente entrevista à revista Exame, o presidente da Volkswagen Caminhões e Ônibus, Roberto Cortes, afirmou: “Hoje, a questão mais urgente que enfrentamos é a falta de acesso a crédito. Cerca de 97% das vendas de caminhões são a prazo”.

Com este quadro, o aluguel de veículos de carga surge como opção financeira mais acessível. “A locação não requer entrada e tem parcelas reduzidas”, destaca Renato Vaz, diretor da Marbor Frotas Corporativas.
Além disso, a transportadora ou indústria interessada pode alugar o conjunto completo (caminhão e implemento de carga), de acordo com suas necessidades.

O executivo da Marbor ressalta ainda que atuar em parceria com uma locadora oferece mais flexibilidade, para suportar oscilações nas operações. “Em caso de aumento de demanda as empresas podem reforçar sua estrutura, de forma simples e rápida, para atender ao perfil de cada cliente”, explica.

A terceirização da frota também pode gerar uma economia de até 30% em relação aos veículos próprios, uma vez que as locadoras têm acesso a alíquotas reduzidas de impostos e menores custos de manutenção. “Para completar, um parceiro na locação presta todo suporte ao cliente nos momentos críticos”, diz Renato Vaz.

Conta em Foco

Para que as empresas possam comparar os custos da terceirização com os da frota própria, a Marbor disponibiliza a ferramenta “Conta em Foco”, desenvolvida exclusivamente para a locadora pelo departamento de Economia de uma universidade paulista.

Após contato com a locadora, o interessado recebe um link para fazer a simulação. Basta preencher um formulário com os dados dos veículos que possui ou pretende comprar – como valor de aquisição, custo financeiro, custos com impostos, licenciamento, seguro e custos administrativos. A partir daí a planilha gera automaticamente todo o fluxo de caixa da operação, calculando o Valor Presente Líquido (VPL), e demonstra qual a melhor opção para aquela empresa – se locação ou compra do veículo.

Ainda há uma grande quantidade de empresas que não adotam a terceirização por não ter uma comparação clara com os custos totais da frota própria. Essa ferramenta auxilia os clientes nessa análise”, diz Renato Vaz.

Por Redação Editora Na Boléia

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.