Arteon na cor "Amarelo Cúrcuma"
Arteon na cor “Amarelo Cúrcuma”

“Esperamos por esse tipo de amarelo por um longo tempo.” Astrid Göring põe de lado cuidadosamente uma pequena tigela contendo o pó de cúrcuma, abrindo espaço para o chamado “mood board”, ou “painel de referência”. A placa mostra diferentes tonalidades de amarelo – entre outras coisas, como uma foto de uma brilhante plantação de milho, o rótulo de uma garrafa de limonada francesa e uma amostra de tecido de uma cortina italiana.

“Para achar inspiração, no início nós colecionamos de tudo. Usamos esses exemplos como base para a primeira reunião com o fornecedor de tintas. É quando precisamos comunicar nossa ideia do tom final: com um toque de refinamento, ou com reflexos vivos assim que o sol brilha sobre a pintura”, explica Astrid Göring.

Ela e sua colega Susanne Gerken trabalham na matriz da Volkswagen em Wolfsburg, Alemanha, no departamento de “Color & Trim”. É lá que a força criativa dá origem a novos conceitos: cores, acabamentos e novos tipos de tecidos para os diferentes modelos da Volkswagen.

Susanne Gerken e Astrid Göring estão em busca da próxima tendência em cores. Gerken está contente: “Um amarelo vibrante como esse (usado no Arteon) não seria tecnicamente viável no passado. Mas muita coisa mudou na composição dos pigmentos coloridos.”

Juntamente com seu grupo, Susanne Gerken é responsável pelo design de cores dos carros como o Passat, Sharan e Arteon, entre outros veículos. O Amarelo Cúrcuma foi mostrado pela primeira vez no Salão do Automóvel de Genebra, em 2013. Como a resposta do público à cor foi muito boa, a tonalidade virou realidade.

CrossFox na cor "Branco Puro"
CrossFox na cor “Branco Puro”

Variedade de escolhas no interior

Susanne, Astrid e seus colegas decidem sobre as cores e materiais de todas as superfícies criadas pelos designers de interior e exterior. No interior, há uma abundância de escolhas: tipos de couro, variedades de tecidos, além de madeira, alumínio ou pintura para os frisos precisam ser selecionados. Cores, acabamento e superfícies. Além disso, é claro, a escolha das cores para a superfície exterior, incluindo os aros das rodas, faz parte do processo. Também há diferentes versões de tetos de lona para modelos conversíveis, como o Beetle Cabrio, por exemplo.

Em resumo: a equipe precisa escolher materiais compatíveis para cobrir todas as superfícies do veículo que o cliente consiga ver e sentir, por dentro e por fora. E eles fazem isso para todos os modelos da Volkswagen, para todos os mercados. Há um espectro de cerca de 80 cores externas diferentes à escolha. E pintura não é apenas uma tinta. Ela vem em versões sólidas, com acabamentos metálicos ou com efeitos perolizados. Elas incluem cores clássicas, como o Vermelho Tornado e o Branco Puro, disponíveis para as linhas Fox e Golf, por exemplo. Partículas coloridas cuidadosamente desenvolvidas criam um brilho intenso e sensação de profundidade.

Com essa grande seleção de cores e materiais, a Volkswagen segue a tendência global no sentido da individualização. Juntamente com a casa e o trabalho, os carros se tornaram o terceiro ambiente mais importante nas vidas de muitos clientes. E eles querem criar esse “terceiro espaço” individualmente, personalizado como suas casas.

Novo cross up! na cor "Laranja Habanero"
Novo cross up! na cor “Laranja Habanero”

As opções nessa área não são mais limitadas à cor da carroceria. No novo up!, por exemplo, os clientes podem optar entre várias combinações internas (dependendo da versão), variando a cor dos espelhos externos, das rodas e do teto. Todas as cores e combinações são verificadas pelo time de designers, que faz isso em intervalos regulares para garantir o aspecto contemporâneo e, quando necessário, adaptar o espectro a novos desenvolvimentos.

Qual a influência das cores e materiais no conjunto?

Algumas cores podem reforçar o estilo de um veículo. Idealmente, elas reforçam perfeitamente cada linha, cada raio e cada curva. Mas só quando as cores são combinadas com materiais compatíveis no interior é que o pacote completo se revela. “Nós não queremos enfeitar nossos carros, mas em vez disso aperfeiçoá-los com a ajuda das cores e materiais. Tentamos dar ênfase aos detalhes de maneira que eles contribuam para um efeito geral forte e harmonioso”, explica a designer têxtil Susanne Gerken.

Para isso, é preciso que a coordenação dentro da equipe funcione com precisão. A pintura é um produto industrial altamente complexo e, por isso, tem um quê de estrela: “No final do processo de desenvolvimento, não podemos mais mudar nada em relação à cor, mas você pode escolher outro tipo de costura para a cobertura dos bancos”, diz Astrid Göring, explicando o desafio para todos os envolvidos.

 

Beetle Cabriolet na cor "Verde Bottle"
Beetle Cabriolet na cor “Verde Bottle”

 

As designers Susanne Gerken e Astrid Göring
As designers Susanne Gerken e Astrid Göring

Por: Redação Na Boléia

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.