O processo de pintura é o maior consumidor individual de energia na produção. No futuro, até 40% desta energia poderão ser poupados graças ao novo processo de pintura das cabines.

Andreas Bachhofer, chefe da planta de Wörth e de Produção da Mercedes-Benz Trucks: “Conseguimos desenvolver e implementar um dos processos de pintura mais inovadores no mundo nas instalações de Wörth. Além da conversão das nossas linhas de montagem para a produção de veículos com sistemas de tração alternativos, o novo processo de pintura das cabines é uma das maiores mudanças da nossa produção. Estamos investindo substancialmente nas instalações nos próximos anos e estabelecendo um componente importante para a produção futura da maior fábrica de caminhões da Mercedes-Benz.”

Menos equipamentos e materiais

Os materiais de tintas denominadas como “ultra-high-solid” são a chave para o novo processo de pintura, que é significativamente mais enxuto, mais eficiente em termos de consumo de energia e, portanto, mais sustentável.

Os novos materiais permitem a aplicação “wet-on-wet” das tintas e dispensam a secagem entre as aplicações das diversas camadas. Após a aplicação da demão de fundo (primer), as demãos subsequentes de tinta podem ser aplicadas totalmente em apenas um box de pintura.

Ao mesmo tempo, os novos sistemas são extremamente eficientes na aplicação da tinta e requerem significativamente menos material de pintura. O número de estações de pintura necessárias e o consumo de energia associado também são significativamente reduzidos: Cinco boxes que economizam espaço e energia e dois secadores substituirão 15 estações de pintura e quatro secadores no futuro. No novo sistema, as cabines podem ser secadas sem o uso de combustíveis fósseis.

O processo de pintura totalmente desenvolvido recentemente será introduzido em etapas. Na primeira etapa, foi instalada uma das novas cabines de pintura antes da conversão sucessiva das linhas existentes. A conversão da oficina de pintura deverá ser concluída até 2026 e ocorrerá durante a produção contínua de caminhões na fábrica de Wörth.

Mais de 400 cabines de caminhão podem ser fabricadas por dia, atendendo aos mais rigorosos padrões de qualidade da Mercedes-Benz Trucks, mesmo durante a fase de conversão. Uma vez pintadas, as cabines são encaminhadas para a montagem interna e posteriormente montadas sobre o chassi, no assim denominado ‘casamento’ na produção.

Por Redação Na Boléia

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.