Mercedes-Benz apresenta o primeiro caminhão com Nível 4 de automação
A Mercedes-Benz do Brasil apresentou na Fenatran, maior feira do transporte de cargas, que acontece até 11 de novembro, em São Paulo, o primeiro caminhão com Nível 4 (SAE) de automação em operação em uma planta industrial no País. Esta inovação é fruto de uma parceria da empresa com a startup Lume Robotics, responsável pela tecnologia de automação agregada ao veículo.
Por meio de um processo de configuração e parametrização, o modelo em questão, o cavalo mecânico Atego 1730 autônomo, foi especificamente adaptado para um negócio exclusivo do Brasil: a operação na Ypê, empresa 100% brasileira, atuante no segmento de higiene e limpeza, localizada na cidade de Amparo (SP).
“Nossa empresa é uma das fabricantes de veículos que mais interagem com startups no País e essa iniciativa nos traz novas e ótimas experiências, além de muito conhecimento junto com a Lume Robotics, que é referência em automação no Brasil. Temos pensado fora da caixa, olhando para além
dos portões da nossa fábrica e unido expertises com outros especialistas. Este é o caso do caminhão autônomo Nível 4 em parceria com a Lume Robotics, uma tecnologia sem precedentes em nosso país”, destaca Achim Puchert, presidente da Mercedes-Benz do Brasil & CEO América Latina. “Ou seja, juntamos nossa expertise em caminhões com a da Lume Robotics em mobilidade autônoma e com a Ypê, que tem um dos centros de distribuição mais modernos do país. Nosso foco é entregar o melhor produto de tecnologia mais recente para o nosso cliente, seja qual for sua necessidade e especificidade”.
“Além de desenvolver uma avançada solução tecnológica para novas demandas dos clientes e novas tendências do mercado, a Mercedes-Benz vai mais longe, chegando a um novo modelo de negócio no Brasil”, afirma Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Passamos a oferecer consultoria especializada no ecossistema de veículos autônomos, com entrega de soluções customizadas aos clientes. Ou seja, mais do que a venda técnica
de um produto, oferecemos uma venda consultiva para os clientes. O grande diferencial é que cada operação com caminhão autônomo tem suas características e necessidades específicas. Nossas equipes fazem levantamentos caso a caso, propondo as soluções de automação mais assertivas e indicadas”.
Neste caso específico de condução autônoma de Nível 4, o caminhão se movimenta em áreas confinadas e controladas, a baixa velocidade e com alta precisão nas manobras. “Devido à atuação de diversos sensores e câmeras, o sistema da Lume Robotics reconhece todos os obstáculos que
foram mapeados, incluindo pedestres. Com inteligência artificial, o caminhão memoriza todas as características do local onde atua”, diz Roberto Leoncini. “É importante ressaltar que o motorista segue presente na logística da operação, acompanhando o processo e podendo até realizar outras tarefas”.
O executivo informa que a Ypê aprovou essa ideia e foi a primeira a adquirir o Atego autônomo, que está, então, sendo preparado para operar, durante 24 horas por dia, para carregamento e descarregamento automáticos no interior da fábrica de Amparo, transferindo produtos entre as linhas de produção e o centro de distribuição, que também são interligados por um sistema de automação industrial.
“A Mercedes-Benz já vendeu quatro caminhões Atego 1730 autônomos para Ypê, o primeiro deles será
entregue nesse mês e os outros três no início do ano que vem. Dessa forma, nossa solução com a Lume Robotics otimiza a produtividade da operação de transporte e logística interna da Ypê, assegurando eficiência, precisão e segurança”.
Mercedes-Benz acredita no avanço de caminhões autônomos no Brasil
Roberto Leoncini diz que a parceria com a Lume Robotics reafirma a crença da Mercedes-Benz na expansão de veículos autônomos no Brasil. “Nossa expectativa é de sucesso do Atego 1730 com a Lume Robotics na fábrica da Ypê, repetindo o êxito da nossa parceria com a Grunner, startup que utiliza o nosso Axor como base de sua máquina inteligente de direção autônoma na colheita da cana de açúcar”.
Com base nessas iniciativas bem-sucedidas, o executivo aponta mais possibilidades para caminhões autônomos no País em diversas atividades, seja em operações confinadas em indústrias e galpões logísticos ou em severas aplicações fora de estrada. “Como, por exemplo, na mineração e em grandes obras de infraestrutura, em locais de condições extremas onde a operação autônoma do caminhão pode proporcionar mais segurança para os motoristas nas situações de risco. Neste caso, a máquina pode ajudar o homem, sendo um assistente confiável, eficiente, produtivo e seguro”, reforça Roberto Leoncini.
Por Redação Na Boléia