Novo DAF XF promete 14% de economia de combustível
Disposta a avançar posições no segmento de pesados no Brasil, a DAF, que está completando sete anos de operação no País, anunciou o lançamento de um novo caminhão – o DAF XF –, que, segundo a empresa, promete colocar a companhia em outro patamar de mercado.
Com diversos aprimoramentos, o novo caminhão, que será produzido na fábrica da empresa em Ponta Grossa/PR, chega com fortes apelos de segurança, tecnologia e economia.
O XF é uma evolução da versão anterior com a cabine amarela, que conquistou uma participação importante no competitivo mercado brasileiro de caminhões. O lançamento tem como destaque a economia de combustível. Segundo Luis Gambim, Diretor Comercial da DAF, o veículo é equipado com o novo motor PACCAR MX13, de 12,9 litros, nas potências de 480 e 530 cv.
“Um acréscimo de 20 cavalos em relação à versão anterior, o que garante torque e potência superiores e consumo de combustível até 14% menor. O motor é também mais silencioso e eficiente com torque pleno a partir de 900 rpm, o que, somado a outros benefícios, possibilita essa economia”, explica Gambim.
O DAF XF, disponível nas configurações de tração 6×4, 6×2 e 4×2, voltadas ao transporte rodoviário de cargas de longa distância, também conta com a transmissão ZFTraXon automatizada, com 12 velocidades, visando permitir trocas mais rápidas, suaves e precisas.
O modelo vem equipado com o sistema o EcoRoll – que aproveita a velocidade do veículo –, além de fazer a gestão do cruzeiro preditivo, que, segundo a empresa, é um grande aliado na economia de combustível.
O cruzeiro preditivo utiliza a tecnologia de GPS para determinar a localização do caminhão e as condições da estrada nos próximos quilômetros. Dessa forma, consegue ajustar a velocidade e a troca de marcha ideal. Com a tração e velocidade corretas para o percurso, propicia um consumo inteligente de combustível.
Caminhão mais leve
O chassi do novo DAF também foi totalmente modificado, visando oferecer maior resistência e redução de peso. “Novos entre-eixos passam a ser oferecidos para que o veículo possa ser utilizado em várias aplicações. Há também um novo sistema eletrônico que faz com que a gestão pneumática seja mais eficiente e reduza o consumo de combustível”, acrescenta Jarno Broeze, Diretor de Desenvolvimento de Produto da DAF Caminhões Brasil.
O DAF XF conta ainda com novos tanques com diferentes opções de volume, a fim de oferecer mais autonomia ao motorista. Ainda na parte externa, áreas da grade foram fechadas para aprimorar o fluxo aerodinâmico em volta da cabine. Além disso, o novo para-choque tem design remodelado, sendo produzido em aço galvanizado para maior resistência.
Os faróis foram atualizados e agora são maiores, podendo ser oferecidos em LED. Além disso, os faróis de neblina e farol principal são feitos do mesmo material utilizado em janelas de aeronaves, o que aumenta a durabilidade. A chave do caminhão possui um sistema que permite ao motorista testar, do lado de fora, antes de entrar no veículo, o funcionamento de todas as luzes.
Outra mudança foi o reposicionamento do tanque de Arla abaixo da cabine. A nova posição visa oferecer mais proteção e fácil acesso para abastecimento. Da mesma forma, a caixa de baterias também foi reposicionada, sendo protegida pela escada de acesso, o que dificulta eventuais furtos.
Internamente, novas combinações de acabamento também estão disponíveis, como para-lama e a maçaneta na cor da cabine, além de filtro de ar redesenhado, permitindo um fluxo de ar mais eficiente.
Cabines aprimoradas
Outro ponto de destaque é a cabine, que também passou por aprimoramentos. São duas opções: a Space e a Super Space, sendo a última a mais espaçosa e confortável do mercado, com 2,10 metros de altura interna.
Na cabine Super Space, ao abrir a porta, o motorista se depara com um logotipo da DAF já no degrau da escada. Pela porta, o condutor também tem acesso à trava das grades frontais e um acesso para eventuais trocas de lâmpadas.
No interior, o DAF XF apresenta muitas mudanças de estilo e melhorias aerodinâmicas. Entre as novidades constam um novo parassol com acabamento prateado e novo logo da DAF em alumínio, o que imprime um design premium.
Outra preocupação da empresa, de acordo com Jarno, foi a melhoria do conforto. Na versão Exclusive, que é a top de linha, o motorista encontra detalhes em couro, itens de segurança e tecnologias de fácil acesso, que garante o toque de modernidade.
Na linha Exclusive, o banco conta com amortecimento pneumático e várias possibilidades de ajuste. “O caminhão sai de fábrica com o pacote Confort, que inclui a tradicional geladeira e o climatizador, mas o cliente pode optar por incrementar o veículo com o pacote Safety, que traz vários itens de segurança avançada, ou com o pacote Xtra, que oferece um acabamento exclusivo e diferenciais estéticos, ou o Exclusive, que é a top de linha”, revela Gambini.
A cama também ganhou novo colchão, com maiores dimensões: 81 cm x 220 cm, em espuma de alta densidade com opção de molas ensacadas. Para aumentar o tamanho da cama, a DAF reposicionou o porta-objeto para a parte traseira da cabine.
Mais tecnologia
O painel de instrumentos também é novo e intuitivo, oferecendo facilidade de navegação, com todos os comandos e funções do caminhão na mão do motorista.
Um desses comandos é o Assistente de Performance do Condutor, que orienta o motorista quanto a sua forma de dirigir com o objetivo de reduzir combustível e reduzir desgaste de freios.
Outra novidade é o Sistema de Frenagem de Emergência Avançada, que freia automaticamente o caminhão em caso de possível colisão frontal. O Controle de Estabilidade do Veículo corrige possível perda de estabilidade do caminhão, evitando acidentes e o L da carreta (“efeito canivete”).
Já o Sistema de Aviso de Saída da Faixa alerta o motorista se o veículo começar a sair da faixa de rodagem, mostrando erros de condução, sonolência ou distração do motorista. Por fim, o Controle de Cruzeiro Adaptativo ajusta automaticamente a velocidade do caminhão para manter uma distância segura do veículo à frente.
Investimentos em serviços
Para lançar o novo caminhão no Brasil, a DAF tem feito a lição de casa. Segundo a empresa, a companhia vem crescendo no País com investimentos consistentes. Atualmente, a frota da companhia já ultrapassou os 10 mil caminhões no País.
No acumulado de julho de 2020, a empresa registrou 2.194 mil unidades emplacadas, um crescimento de 29% em comparação ao de 2019. Segundo Gambini, com o lançamento, a DAF quer alavancar ainda mais as vendas no Brasil.
Para isso, o primeiro passo será ampliar a rede de concessionários, que hoje está com 32 lojas, além de uma loja TRP – modelo da PACCAR Parts para venda de peças multimarcas –, além de 6 postos de serviços autorizados.
Até o final de 2020, a DAF pretende abrir lojas em mais 5 localidades, reforçando, especialmente, sua presença no nordeste do País. “O objetivo é fecharmos 2020 com 44 pontos de atendimento. O crescimento da rede é fundamental para atingirmos nossas metas no Brasil, tanto em vendas, quanto em qualidade de serviço”, justifica.
Alinhado com as estratégias de lançamento, o Consórcio Nacional DAF também lançou uma nova campanha aos clientes. Serão sorteados dois caminhões DAF, um a cada 100 cotas comercializadas.
Da mesma forma, a PACCAR Financial está oferecendo condições especiais para financiamento do novo caminhão, com taxas a partir de 0,49% ao mês, e prazos, que variam entre 24 e 60 meses, com carência de até seis meses para o primeiro pagamento.
Já a PACCAR Parts realiza uma promoção especial direcionada aos 30 primeiros clientes que adquirirem o novo DAF XF, com central multimídia. Os mesmos ganharão desconto para a compra de peças DAF ou TRP, nas concessionárias da marca.
“O novo XF é um projeto exclusivo para o mercado brasileiro. Apesar de totalmente inspirado na versão europeia, o caminhão recebeu reforços para suportar as severas operações do País. Para isso, ouvimos nossos clientes para entender as novas necessidades do transportador brasileiro. O resultado foi esse caminhão, que é um dos principais lançamentos da DAF nos últimos anos”, afirma Lance Walters, Presidente da DAF Caminhões Brasil.
Por Redação Na Boléia