A partir de hoje, 12 de novembro, motoristas com CNH das categorias C, D e E de todo o país que não estiverem com o exame toxicológico periódico obrigatório em dia, serão multados de forma automática em R$1.467,35, com registro imediato na CHN. 

Esta penalização, antes programada para abril deste ano, foi prorrogada para novembro em função da pandemia. Com este benefício, milhões de motoristas tiveram uma janela de seis meses de prorrogação para realizar o exame, obrigatório para motoristas com CNHs nas categorias C, D e E, com idade inferior a 70 anos, a cada 2 anos e 6 meses, a contar da data da emissão ou renovação da CNH.   

Segundo levantamento da Associação Brasileira de Toxicologia – ABTox, cerca de 989 mil condutores precisam fazer o exame até o fim de novembro. Estes quase 1 milhão de motoristas se enquadram no grupo que tem até o fim do mês para regularizar a situação, de acordo com o calendário do CONTRAN. Motoristas de vans, caminhões e ônibus devem consultar o calendário oficial nas redes da ABTox ou (www.abtox.org.br) e comparecer a um posto de coleta de um laboratório credenciado pela SENATRAN. 

A aplicação das multas na pista, ou seja, por flagrante pelo agente de trânsito, já está valendo desde 1º de julho deste ano, e segue o cronograma do calendário do CONTRAN, escalonado de acordo com a data de validade da CNH. Portanto, a partir do dia 12, além da fiscalização e risco de penalização nas pistas, quem não estiver com o exame em dia, já estará multado automaticamente, correndo risco de acumular penalizações e ter o direito de dirigir suspenso. 

Por Redação Na Boléia

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.