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CNH: problemas oculares podem reprovar no exame para renovação

2-2-12072018-minAcidentes de trânsito são considerados um grave problema global de segurança e saúde pública pela OMS (Organização Mundial da Saúde). No Brasil, o número de pessoas que perdem a vida por esta causa vem crescendo. É o que revelam os relatórios do DPVAT, seguro social que cobre acidente no país. Só nos cinco primeiros meses deste ano foram mais de 100 pessoas/dia. Aumentou 7%, passando de 15,6 mil indenizações de janeiro a maio de 2017 para 16,7 mil este ano.

De acordo com o oftalmologista do Instituto Penido Burnier, Leôncio Queiroz Neto, perito em medicina do trânsito e membro da ABRAMET (Associação Brasileira de Medicina do Tráfego), o uso de óculos desatualizados é um dos fator que contribui com este crescimento. Isso porque, a maioria dos brasileiros só faz exame oftalmológico quando vai renovar a CNH (Carteira Nacional de Habilitação). “A nossa legislação é clara: Para dirigir é necessário ter, no mínimo, 50% de acuidade visual. O problema, observa, é que as alterações no grau dos óculos ou lentes de contato são lentas e passam despercebidas. Por isso, pessoas que enxergam próximo ao limítrofe estabelecido pelo Detran correm mais risco de serem reprovadas no exame de renovação da CNH”, alerta. Resultado: Além de colocarem a própria vida e a de outras pessoas em risco por descuido com a saúde ocular, têm de arcar com o custo de mais de um exame no Detran e ficam um tempo privadas de dirigir.

Queiroz Neto afirma que a dificuldade de enxergar aumenta em até três vezes a chance de acidentes. Isso porque, 85% de nossa integração com o meio ambiente depende da visão. “Um motorista que enxerga 100% e trafega em uma estrada a 90 km/hora tem 3,2 segundos para processar as informações de uma placa de sinalização. Para quem enxerga 66% a leitura tem de ser feita em 2,5 segundos e com 50% de acuidade visual o tempo de leitura cai para 1,6 segundos”, exemplifica.

Os sinais de que já está na hora de consultar um oftalmologista são:

• Não ter o tempo suficiente para ler algumas placas do trajeto.
• Aperta os olhos para ler.
• Sentir desconforto na claridade.
• Dificuldade para acompanhar palestras ou as legendas de um filme.
• Dor de cabeça, geralmente no final do dia, depois de longo tempo de esforço visual.

Independentemente destes sinais, até 40 anos o médico recomenda um exame oftalmológico a cada 18 ou 24 meses. A partir dessa idade, surge a presbiopia e o risco de outras doenças oculares. Por isso, a consulta deve ser anual.

Acidentes entre jovens

Engana-se quem pensa é só o envelhecimento que pode atrapalhar a visão dos motoristas. Pesquisa realizada por Queiroz Neto com portadores de ceratocone mostra que a doença dificulta a direção de 1 em cada 5 jovens, 1 em cada 8 tem dificuldade para conduzir à noite e o mesmo índice não consegue dirigir independente do horário. Por isso, entre jovens é a doença que mais causa acidentes. O oftalmologista comenta que o ceratocone afina e altera a curvatura da córnea, lente externa do olho responsável pela refração. Dependendo do quanto avança torna a visão bastante embaralhada para perto e longe. Isso explica porque a doença responde por 70% dos transplantes no Brasil. A boa notícia é que a pesquisa do médico também revela que o crosslink interrompe a progressão do ceratocone em 88% dos que passaram pela cirurgia e melhorou a visão de 45%.

Queiroz Neto ressalta que embora a cirurgia tenha como proposta interromper o avanço da doença associando a aplicação de radiação ultravioleta com riboflavina (vitamina B12) a melhora da visão resulta da maior resistência que o procedimento oferece à córnea. ”Quanto menos o ceratocone progride maiores são as chances de enxergar melhor. Já operei pacientes que ganharam até duas linhas de visão na carta de Snellen após o crosslink”, afirma. Para ele a cobertura da cirurgia pelos planos de saúde a partir deste ano pode diminuir a fila de transplante, embora muitos jovens ainda desconheçam o procedimento. A pesquisa também revela que 20% têm medo de passar pela cirurgia e, por isso, não se dão a chance de ter mais independência e qualidade de vida.
Catarata

Queiroz Neto afirma que a partir dos 60 anos quem viver um dia terá catarata, doença que torna o cristalino opaco e responde por 49% dos casos de cegueira tratável no mundo. Para ele, o acesso à cirurgia, a menor frequência entre as avaliações oftalmológicas para esta faixa etária prevista na legislação e a disponibilização de informações aos médicos peritos sobre os efeitos da doença na visão do condutor, podem resultar no diagnóstico precoce da catarata.

Os primeiros sinais da doença elencados pelo médico são:

• Mudança frequente do grau dos óculos.
• Perda da visão de contraste.
• Visão de halos ao redor da luz.
• Dificuldade de enxergar à noite ou em ambientes escuros.
• Aumento da fotofobia (aversão à luz) a ponto de gerar cegueira momentânea causada por faróis contra.

A má notícia é que a espera no SUS pela cirurgia pode demorar mais de um ano e, por isso, muitos condutores acabam colocando a vida em risco no trânsito. A boa é que a cirurgia de catarata reduz em 50% o risco de acidentes. “Por isso, quem precisa dirigir, principalmente à noite, deve passar pela operação que substitui o cristalino opaco por uma lente intraocular logo no início da doença”, conclui.

Por: Redação Na Boléia

9 thoughts on “CNH: problemas oculares podem reprovar no exame para renovação

  1. Boa tarde tirei minha primeira CNH com 18 anos catrgoria C e tinha tinha um problema na visão de 1 olho. Mas agora o médico do detran rebaixou minha habilitação para B., mesmo falando que enxergava 100% de 1 olho e menos de 10% no outro. A pergunta é se poderia rebaixar a categoria?

    1. Roma, obrigada pelo contato. Em geral, o Detran acata o que o médico deles determinou. Segundo informações do Detran, o médico pode agir dessa forma e reprovar ou mudar a categoria, se, na avaliação dele, vc tiver alguma inaptidão. Vc pode até entrar com uma contestação. Mas, para fazer isso, vc deve buscar informações no próprio Detran. Boa sorte!

  2. Hoje tudo se tornou uma forma de arrecadação para o governo, saber realmente até que ponto eles estão preoucupados em salvar vidas é questionável, um exemplo São os famosos pardais espalhados em locais estratégicos (bem escondidos) pelas rodovias, mas medidas tem de ser tomadas, mas , com a função de educar os motorista para um trânsito mais seguro. E não para pagar os altos salários e mordomias para os que estão no poder.

    1. Rodmar, obrigada pelo contato. Infelizmente, o Brasil tem muito o que mudar em várias áreas para se tornar um País mais justo para todos. Mas o importante é questionarmos sempre e exigirmos mudanças. A boa notícia é que há também conquistas. Fique de olho em nosso portal. Sempre temos notícias atualizadas do setor. Abs.

  3. QUANDO FIZ MINHA HABILITAÇÃO EU JA TINHA UM PROBLEMA DE VISÃO NO OLHO DIREITO , POREM NO ESQUERDO ESTA BOM, TIVE MINHA CNH COM VALIDADE DE 5 ANOS, DEPOIS FUI RENOVAR ME DERAM 02 ANOS, SENDO QUE CONTINUO DO IGUAL, TENHO UMA CICATRIZ DE RETINA, QUE PARA DIRIGIR NÃO INTERFERE EM NADA, JA DIRIGI KILOMETROS VIAJANDO E NUNCA TIVE UMA INFRAÇÃO DEVIDO A ESSE PROBLEMA. POR QUE ANTES ERAM 5 ANOS E AGORA SÃO 2? INJUSTO.

  4. EU fiz o exame para renovação da CNH e notei que estão dificultando AO máximo ESSE exame de vista! No meu caso QUE tenho 72 ANOS me fizeram PASSAR por exames físicos, eu gostaria de saber se esse exame físico é legal e permitido ou um abuso e DESRESPEITO com os idosos? Outra dúvida que eu tenho é quanto o pagamento de outra taxa PARA UM novo exame de vista de 87,50?

    1. João, obrigada pelo contato. No Brasil , a legislação de trânsito exige diversos exames e procedimentos. Como é regido por lei, dificilmente dá para contestar. Todos os exames pedidos estão dentro dos protocolos determinados pelas leis de trânsito. Novo exame só é pedido, inclusive, com pagamento de nova taxa, se vc for reprovado no exame de vista anterior por alguma razão. No próprio Portal do Detran, eles fornecem todas as informações para a renovação da carteira. Lá vc pode checar se os exames que foram solicitados a vc constam no protocolo ou foi algo abusivo. No caso de idosos, o Detran exige mesmo exames físicos para verificar a condição de cada uma para continuar dirigindo. É meio constrangedor, mas está previsto em lei. Boa sorte e estamos à disposição.

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