6-28042016A Scania apresentou a versão latino-americana da competição Scania Driver Competition, que avalia caminhoneiros e contribui para melhorar suas habilidades de direção e segurança no trânsito, criando uma rede de transporte sustentáveQuem é o melhor motorista de caminhão da América Latina?l. Desde sua criação na Europa, em 2003, a Scania Driver Competition reuniu mais de 300 mil motoristas de quase 50 países. O evento se espalhou pelo mundo para destacar a importância do treinamento e da capacitação dos motoristas, além de aumentar a consciência deles com relação à segurança rodoviária e ao meio ambiente.

O Brasil realizou a competição cinco vezes, em 2005, 2008, 2010, 2012 e 2014, com o nome de Melhor Motorista de Caminhão do Brasil (MMCB), e é, atualmente, o recordista mundial de participantes, com mais de 174 mil inscritos.

“Um motorista capacitado e bem preparado evita acidentes, reduz o consumo de combustível e as emissões. Também se comprovou que esse motorista cuida melhor do caminhão, diminui o número de reparos e os custos de manutenção para o operador, o que contribui para uma indústria de transporte eficiente”, afirma Martin Ståhlberg, presidente da Scania Commercial Operation Americas – ele próprio motorista de caminhão no início de sua carreira.

A competição não busca apenas avaliar e melhorar as habilidades de direção dos profissionais de transporte pesado, mas também difundir valores como segurança, eficiência e respeito pelo meio ambiente, ao mesmo tempo em que reúne colegas do transporte e suas famílias, estimulando a cordialidade e a união entre eles. Em cada encontro são incluídos espaços desenvolvidos para conscientizar os participantes sobre a importância de um bom descanso, da nutrição adequada e, até mesmo, de práticas de primeiros socorros.

Para participar da competição, o motorista deve ter licença para dirigir de acordo com a legislação e o regulamento de cada país e aceitar o desafio de superar as seguintes etapas: Inscrição e Etapa classificatória, com teste teórico realizado em livretos entregues por representantes da Scania em seu país ou online. Etapa eliminatória, com provas práticas regionais em seu país; e a Final nacional, que será realizada entre os mais bem classificados em âmbito nacional. Os três primeiros classificados de cada país, totalizando 12 participantes, vão para a final latino-americana, a ser realizada nos dias 26 e 27 de novembro, em São Paulo.

Scania Driver Competition Brasil

O Brasil organiza este ano a sexta edição da competição que se tornou uma tradição no mercado e um sonho do profissional: o de ser o melhor motorista de caminhão do Brasil. Desde sua primeira edição em 2005, foram realizadas mais de 38.000 horas de treinamento dos motoristas participantes. As cinco edições no Brasil resultaram em um trabalho de conscientização dos mais de 174 mil motoristas que participaram das dinâmicas teóricas e práticas do evento. No Brasil, a competição traz a questão da importância do treinamento e da melhoria dos motoristas profissionais para que o transporte rodoviário feito por caminhões de carga seja profissional, seguro, eficiente e respeite o meio ambiente, reforçando a busca por um transporte que crie um ciclo consistentemente sustentável. A última edição, de 2014, registrou o recorde mundial para um único país, com 65 mil inscritos.

O vencedor latino-americano receberá como prêmio um caminhão Scania 0 km. A grande final será realizada nos dias 26 e 27 de novembro, na cidade de São Bernardo do Campo, São Paulo, Brasil. Mais informações: www.scania.com.br

Por: Redação Na Boléia

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.