Jamef investe em tecnologia para aprimorar serviços ao cliente
A Jamef, uma das maiores empresas de transporte e logística do Brasil, vem aprimorando, cada vez mais, sua infraestrutura tecnológica para atender às crescentes demandas do mercado e oferecer ainda mais segurança e agilidade em suas coletas e entregas.
Somente em 2024, a empresa investiu em ferramentas de Inteligência Artificial (IA), Business Intelligence (BI), Machine Learning, telemetria avançada e rastreamento dos veículos. As iniciativas visam melhorar os processos operacionais, prazos, custos associados ao transporte de encomendas e especialmente, as experiências dos clientes durante o atendimento.
De acordo com uma pesquisa divulgada em 2024 pela Descartes Systems Group, empresa de desenvolvimento de softwares para supply chain, investir em tecnologia é a prioridade dos entrevistados que desejam acompanhar as tendências e agregar valor aos serviços de transporte.
“O setor precisa se reinventar constantemente para oferecer os melhores serviços ao público. A inovação faz parte da estratégia da Jamef, por isso, estamos sempre atentos às novidades e as demandas do setor para entender as reais necessidades dos nossos clientes. A partir daí, avaliamos as ferramentas e soluções disponíveis no mercado para garantir cada vez mais rapidez, segurança e valor agregado”, explica Adriana Lago, diretora de TI da Jamef.
Tecnologia a serviço da eficiência e segurança
As soluções de telemetria e rastreamento implementadas pela Jamef incluem funcionalidades que vão desde o monitoramento em tempo real até a análise de dados que preveem comportamentos de veículos e motoristas, gerando maior segurança e economia de combustível. Com a coleta contínua de informações sobre o desempenho da frota, a empresa consegue realizar manutenções preditivas, evitando paradas inesperadas, mantendo a alta qualidade dos serviços prestados.
A empresa também utiliza sistemas de coleta de dados nas filiais, que monitoram o carregamento e descarregamento em tempo real, reduzindo falhas humanas, garantindo precisão durante o gerenciamento operacional.
“Cada inovação tecnológica implementada é pensada para gerar resultados eficazes. Nossa busca constante por modernidade e inovação está atrelada ao nosso compromisso de oferecer serviços que não só atendam, mas superem as expectativas de nossos clientes”, garante Lago.
Tendências e próximos passos
A integração de todas as bases de dados das filiais da Jamef tem sido uma prioridade, com a construção de um data lake para sustentar o desenvolvimento de ferramentas preditivas, como a IA, e permitir maior acuracidade nas operações logísticas. “A Inteligência Artificial pode nos dar condições de fornecer dados que fomentam os negócios dos nossos clientes, como o perfil do público da região onde ele mais atua. Também conseguimos ter insights de como aprimorar e personalizar ainda mais os serviços”, avalia André Luiz Pereira, Gerente de TI da Jamef.
Segundo André Luiz, o Machine Learning, método de análise de dados que cria sistemas capazes de aprender por conta própria, também é um aliado das operações logísticas. “Baseado nos últimos dois anos, por exemplo, conseguimos fazer uma previsão de custos para preparar toda a estrutura para a alta demanda”, exemplifica.
No longo prazo, a Jamef também pretende expandir suas parcerias tecnológicas e aumentar a colaboração com startups, ao mesmo tempo em que mantém contratos ativos com gigantes da tecnologia como Totvs, Oracle, AWS, Microsoft e Google. “Esses parceiros estratégicos são fundamentais para que a Jamef continue a inovar, especialmente no uso de IA para insights sobre as necessidades dos clientes, que são o centro do nosso negócio”, conclui André.
Por Redação Na Boléia