Além de apresentar a sua nova geração de caminhões comercializados no mercado brasileiro na Fenatran 2024, feira que acontece até sexta-feira (8/11), em São Paulo, a Volkswagen Caminhões está expondo num espaço exclusivo dois veículos inéditos: o modelo Constellation 26.280 Biometano e o conceito Meteor Hybrid, ao lado da nova geração do caminhão elétrico leve e-Delivery.

O estande ainda abriga todo o portfólio comercial da marca e as últimas soluções de pós-vendas e de conectividade, junto a diversas atrações ao público em geral, como simuladores de caminhão VW de corrida e muito mais.

Nossa fábrica em Resende (RJ) também somará esforços nessa jornada sustentável, adicionando 10% de diesel verde HVO ao primeiro abastecimento de seus produtos na linha de montagem. Como líder de vendas no mercado brasileiro de caminhões, assumimos nossa posição de vanguarda para trazer ao setor de transporte de cargas conceitos inovadores que podem ajudar a guiar as próximas gerações de veículos comerciais”, afirma Roberto Cortes, presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

Após apresentar em 2022 o Programa Futuro, que promove ações e alavanca boas práticas para um legado ainda mais sustentável para as gerações futuras, desta vez a marca avança em seus estudos para a descarbonização, um de seus pilares na estratégia ESG, todos com desenvolvimento 100% brasileiro.

O grande destaque deste ano é o inédito caminhão conceito VW Meteor Hybrid com sistema de tração inteligente, conceito desenvolvido em parceria com a Suspensys para estudo de uma solução voltada ao transporte rodoviário que não depende de infraestrutura de carregamento específica.

Dotado de um motor a diesel e um eixo auxiliar elétrico, esse protótipo pode rodar por quilômetros sem recarga. A solução envolve um conjunto de baterias para armazenamento da energia, inversor para controle eletrônico do motor elétrico e um conjunto de módulos eletrônicos para o gerenciamento do sistema. Tudo isso calibrado de forma automática a partir de tecnologias incorporadas ao veículo pela VWCO, com potencial para reduzir mais de 90% das emissões de CO2e quando combinado ao uso de HVO. Para ganhar ainda mais eficiência, apresenta também um inovador pacote aerodinâmico.

Outro destaque é o Constellation 26.280 movido a biometano que iniciará testes em frotas de clientes a partir de 2025. O modelo tem a maior autonomia do seu segmento para veículos a gás, com 240 metros cúbicos (ou 960 litros) de capacidade de armazenamento, e alcança o máximo de benefício ambiental quando abastecido com biometano, tendo uma redução de até 90% das emissões de CO2e, solução em linha com a alta disponibilidade desse combustível na principal aplicação que busca atender, a de coleta de resíduos.

Já a nova geração do e-Delivery estreia motorização com maior torque e capacidade de carga útil superior, além de mais conectividade na cabine e soluções para reduzir o tempo de recarga e facilitar seu uso em novas aplicações. Primeira montadora a desenvolver e produzir um caminhão 100% elétrico na América Latina, a VW Caminhões e Ônibus já deixa contribuições significativas: com os veículos em operação no continente, são mais de 15 mil toneladas de emissões de CO2e evitadas por ano em comparação com a mesma categoria de veículo a diesel.

E os esforços para a descarbonização com seus veículos não param por aí. Pela primeira vez, todo primeiro abastecimento dos veículos na linha de produção passará a ser feito com 10% de diesel verde, o chamado HVO (sigla em inglês para óleo vegetal hidrotratado). Dessa forma, em conjunto com os 14% do biodiesel que já compõe o diesel comercial padrão, eleva-se para 24% o percentual de combustível renovável utilizado na operação. Para se ter uma comparação, entre o HVO e o diesel fóssil puro, a redução é de até 90% nas emissões de gases de efeito estufa devido ao ciclo completo de produção e uso do combustível.

Portfólio completo de soluções

Com opções desde os comerciais leves aos caminhões extrapesados, a VWCO tem uma extensa gama para a necessidade de seus clientes e agora essa família cresceu. A grande novidade é o Constellation 20.480, o mais potente de sua categoria de cavalos-mecânicos 4×2, com 56 toneladas de peso bruto total, ideal para aplicações de médias e longas distâncias com cargas de grande volume. Também chegam ao mercado os novos Constellation 25.480 HD e Meteor 28.480 HD, que estreiam no mercado com eixos reforçados para mais capacidade de carga. Para a linha Meteor, outro ganho está na oferta do freio retarder, que possibilita alta potência de frenagem durante as descidas de serra.

A VW Caminhões e Ônibus também evoluiu com seu pacote tecnológico, nomeado como Highline, que oferece o painel de instrumentos mais moderno da marca, 100% digital e com 10 polegadas, além de central multimídia multifuncional de última geração, com 7 polegadas, e mais soluções integradas como a possibilidade de bloqueio remoto do veículo a partir da plataforma RIO e a integração ao novo aplicativo VolksConnect, no conceito de caminhão na palma da mão para controlar funções e acessar informações com poucos cliques no celular.

Por falar em soluções conectadas, o novo Trucker Assist consiste em um aplicativo focado na jornada do motorista para facilitar a gestão e experiência dentro do veículo, proporcionando maior colaboração na jornada diária. Faz parte dos esforços da plataforma de serviços da marca, a VolksCare, que fortalece sua atuação para garantir mais disponibilidade, eficiência e segurança aos seus clientes contando com um universo de soluções em sua estratégia.

Por Redação Na Boléia

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