A Mercedes-Benz preparou uma série de lançamentos e novidades para todo o seu portfólio 2025 de caminhões, peças e serviços. Novos modelos e versões, configurações customizadas e um leque cada vez mais amplo de produtos de pós-venda serão apresentados a clientes e ao mercado na próxima edição de Fenatran, que será realizada no São Paulo Expo, na capital paulista, entre os próximos dias 4 e 8 de novembro.

Os lançamentos e novidades abrangem todas as famílias de caminhões da marca: Actros Evolution, Actros 2045, 2548 e 2553 com suspensão metálica, Arocs 4051 8×4 madeireiro, Atego 1719 Full Air para bebidas e cargas mais sensíveis e novos modelos Accelo 917, 1117 e 1417 6×2 para os segmentos de caminhões leves e médios.

No portfólio 2025 de Peças e Serviços destacam-se a nova plataforma FleetBoard, com design moderno e operação intuitiva, o novo Plano de Manutenção Complete Flex, em que o cliente paga pelos quilômetros rodados, um novo canal de relacionamento da Mercedes-Benz via WhatsApp e muito mais.

Vamos com tudo para a Fenatran. Essas novidades chegam ao mercado para reforçar a robustez, a eficiência e a versatilidade da Mercedes-Benz. Queremos fazer dessa feira uma das edições de maior sucesso para a nossa marca”, afirma Jefferson Ferrarez, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil. “Pretendemos realizar muitos negócios com toda a linha, dos leves aos extrapesados, incluindo as soluções de automação, na qual somos referência de mercado”.

Os novos caminhões e os novos serviços do portfólio 2025 reforçam o compromisso de que tudo o que a marca traz para o mercado é fruto do que é pedido pelos clientes”, diz Jefferson Ferrarez. “Afinal, As estradas falam, a Mercedes-Benz ouve e traz a solução”.

Actros Evolution

Desde o lançamento do Novo Actros, em 2019, o caminhão mais inteligente e conectado do mercado e o primeiro a introduzir a Mirrorcam e o painel digital no Brasil, essa família de extrapesados vem apresentando uma evolução técnica constante, sempre ouvindo a voz de nossos clientes de Norte a Sul. Já em 2022, com a linha BlueTec 6, a marca trouxe novas opções, como a cabina space, painel analógico e Mirrorcam de 2ª geração.

Não paramos por aí. Seguindo o propósito de evolução permanente, chegamos agora à uma nova solução da Mercedes-Benz, o Actros Evolution”, ressalta Jefferson Ferrarez. “Com base na evolução dos últimos anos, essa linha resume bem a oferta constante de novas soluções para os clientes. Estamos atingindo um novo patamar de confiabilidade, disponibilidade, eficiência e conforto para as operações. Porque afinal, inteligente é nunca parar de evoluir”.

Entre os principais destaques do Actros Evolution, vale mencionar a bateria de alta ciclagem, que oferece a maior capacidade do mercado, de 230 Ah e recarga mais rápida. O filtro coalescente, que garante alto poder de filtragem, até 500 vezes mais potente do que um filtro convencional. O novo compressor de ar nos motores OM 460, que traz ainda mais robustez e eficiência para o motor. O kit robustez da cabina para operações mixroad. E, segundo a fabricante, o modelo tem também o menor consumo de combustível, trem de força potente, redução de 33% nas paradas de manutenção e manutenção preventiva otimizada, alémdo carregamento de celular por indução, facilitando a rotina do motorista.

E para compor o Actros Evolution, nada melhor que do que um design mais sofisticado, com a nova pintura de grade especial, a fim de registrar esse marco de evolução do produto. Além é claro, dos faróis em LED, que agora são de série, assegurando melhor luminosidade e até 30% em maior durabilidade”, diz Jefferson Ferrarez. “Nosso top de linha chega agora à sua melhor versão, entregando aos clientes o máximo em confiabilidade, eficiência e conforto. Dessa forma, se torna um caminhão ainda mais completo, robusto, com maior durabilidade e melhor performance, oferecendo ainda mais disponibilidade e rentabilidade para os clientes. Além disso, o Actros se mantém em seu DNA como o caminhão mais seguro no segmento de extrapesado On Road”.

Actros 2045, 2548 e 2553 com suspensão metálica

O portfólio 2025 de caminhões Mercedes-Benz traz uma grande novidade muito aguardada no mercado: o lançamento da suspensão metálica para os modelos Actros 2045, 2548 6×2 e 2553 6×2. Com isso, mais uma vez, a marca atende a pedidos de clientes.

A suspensão metálica assegura mais estabilidade para o caminhão em atividades robustas. Para as demais operações, o Actros segue oferecendo a suspensão pneumática já conhecida e consolidada. O cliente escolhe o que é melhor para ele.

Como se vê, com o Actros, seguimos entregando um caminhão cada vez mais completo para atender necessidades específicas dos clientes”, afirma Jefferson Ferrarez. “Com o Actros de suspensão metálica oferecemos maior durabilidade ao caminhão, mais vida útil para os componentes do veículo, melhor performance em operações severas, maior eficiência, mais praticidade e mais conforto para o motorista nessas circunstâncias. Assim, com o objetivo claro de avançar no segmento de extrapesados, alinhado à oferta de um veículo que carrega toda essa evolução, atrelado aos nossos serviços, evidenciamos os investimentos da marca a fim de trazer soluções ainda mais interessantes aos clientes da Mercedes-Benz do Brasil”.

Atego 1719 Full Air

Em 2024, a Mercedes-Benz promoveu vários lançamentos da linha Atego, como, por exemplo, os novos Atego 1933 e 3133. Para a Fenatran, a novidade é o lançamento do Atego 1719 Full Air.

O destaque desse Atego é a suspensão pneumática nos dois eixos como solução de fábrica. Isso torna esse semipesado ideal para o transporte de cargas mais sensíveis, principalmente do segmento de bebidas, uma vez que as ruas das cidades são irregulares e isso, por muitas vezes, dificultam a distribuição dessas cargas.

Essa solução, portanto, vai ajudar os clientes a encontrarem um serviço muito mais adequado”, diz Jefferson Ferrarez. “E muito além disso, o Atego 1719 Full Air traz segurança, ergonomia e conforto para os motoristas e operadores. O rebaixamento da suspensão, por exemplo, facilita muito o carregamento e descarregamento dos produtos, trazendo melhor acesso à carga e prevenindo acidentes”.

É importante destacar que essa solução foi implementada pelo Centro de Customização da Mercedes-Benz, que recentemente atingiu o marco de 15.000 caminhões customizados de acordo com a demanda dos clientes. Um feito muito representativo para nós da Mercedes-Benz”, afirma Jefferson Ferrarez.

Accelo ganha design inédito

Outra grande novidade do portfólio 2025 da Mercedes-Benz são os novos caminhões leves e médios da família Accelo. “Eles chegam com um inédito design futurista e moderno, mais capacidade de carga e novos modelos, além de diversas novidades em termos de tecnologia e configurações”, informa Jefferson Ferrarez. “Essa robusta renovação coincide com a recente marca de 20 anos de sucesso dessa família de caminhões no mercado brasileiro. Um campeão de vendas da Mercedes-Benz, com mais de 96.000 unidades emplacadas neste período. E ainda nesse mês, a família Accelo deve atingir a marca de 100 mil unidades vendidas no mercado brasileiro. Motivo de grande orgulho para nós!”.

Os novos modelos Accelo 917, 1117 e 1417 6×2 passam a atender as faixas de PBT de 9, 11 e 14 toneladas, resultando num ganho de até 1,2 tonelada de capacidade de carga. Além disso, o lançamento do 1117 marca a entrada da Mercedes-Benz no segmento de caminhões médios com 11 toneladas de PBT.

Já o Accelo 1417, com PBT de 14 toneladas, oferece a maior capacidade de carga do segmento, até 600 kg a mais que seu principal concorrente”, diz Marcos Andrade, gerente sênior de Marketing de Produto Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil. “Reafirmamos assim a vocação de um caminhão versátil e acessível aos grandes centros urbanos, com a capacidade de um médio, mas com plataforma de carga ampla e baixa. Ou seja, com economia e baixo custo operacional de um caminhão leve”.

O novo e moderno design reúne detalhes futuristas e clássicos. O Accelo é o primeiro caminhão com uma identidade visual que segue as linhas do novo Actros L e do caminhão elétrico eActros, que foram atrações da Mercedes-Benz no salão IAA deste ano na Alemanha.

O visual é clean. Já a grade dianteira preta reforça a tradição e a confiança que a marca conquistou no Brasil. Assim, os engenheiros da Empresa juntaram a atual linha futurista de design da Mercedes-Benz com o passado glorioso de ícones da marca no Brasil, como os clássicos L 1113 e L 608.

Além da estética, o novo painel frontal da cabina, a grade dianteira, o parachoque e a saia dianteira trazem vantagens operacionais aos clientes. O menor número de peças, a maioria em material plástico de grande resistência e maleabilidade, resulta em menor peso e maior durabilidade. Também há menor demanda de itens de manutenção, ideal para a aplicação urbana.

Além de evidenciar com elegância o design do novo Accelo, o conjunto óptico em LED aumenta a segurança. Ele oferece maior eficiência de iluminação e vida útil até 30% maior em relação às lâmpadas halógenas. Isso diminui a manutenção, reduzindo custos para o cliente.

Outro grande destaque é o consagrado motor Mercedes-Benz OM 924 LA, que mantém assim um elevado nível de desempenho com potência de 163 cv e torque máximo de 610 Nm. Esse motor é robusto e resistente, sendo o mesmo, aliás, aplicado no Atego de 17 toneladas de PBT.

Ele recebeu um novo mapa de injeção e otimizações no sistema de gerenciamento do Pós-tratamento e, como resultado, teve um ganho de até 3% de economia de combustível, dependendo da aplicação. Ainda se tratando de powertrain, temos também o câmbio manual Eaton de 6 marchas e o câmbio automatizado G90 de 6 marchas powershift 3, maximizando o desempenho, economia e produtividade do veículo.

A cabina do novo Accelo continua a ser oferecida em duas versões: Curta e Estendida. Ambas asseguram excelente conforto e ergonomia, dando opção de escolha para o cliente de acordo com sua aplicação. O interior da cabina, reafirmando o seu conceito home office, se destaca pelo conforto e também pela praticidade, a fim de garantir uma melhor experiência ao motorista.

Por Redação Na Boléia

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.