Aumento no consumo de bebidas movimenta empresas do transporte de cargas
O verão está chegando e com ele, vem o aumento do consumo de bebidas. De acordo com um levantamento da SA+ Ecossistema de Varejo, em 2021, as vendas de sucos 100% naturais refrigerados e não refrigerados tendem a aumentar em 25% entre outubro e março. Neste mesmo relatório, a Coca-Cola também comunicou que o maior pico de vendas das suas categorias aconteceu no 4º trimestre.
Essa alteração de demanda impacta diretamente as transportadoras que realizam a movimentação e logística dos produtos. A Ghelere Transportes, que atua no setor há mais de 40 anos, com matriz em Cascavel-PR, é uma dessas empresas, e por atuar majoritariamente no segmento de bebidas, implementou uma solução denominada “Plano Verão”, uma força tarefa que visa preparar todos os envolvidos na operação com a chegada dos meses de maior faturamento.
Segundo Joyce Filus, coordenadora de gestão integrada da Ghelere Transportes, “o Plano Verão é a preparação da nossa operação de transporte de bebidas, da empresa e principalmente das pessoas, para que todos estejam alinhados, pois esse período de alta, nos trará um crescimento de demanda que impacta a rotina de todos”.
A cerveja, um dos principais produtos transportados pela Ghelere, também tem um crescimento importante no verão. No Brasil, a bebida tende a crescer em até 40% nas vendas, de acordo com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). No verão de 2022, o valor transportado pela Ghelere Transportes, apenas em bebidas, ultrapassou os R$2 bilhões, para esse mesmo período entre 2023 e 2024, a previsão se mantém.
“O resultado dos treinamentos das equipes, realizado com constância durante todo o ano, na matriz e nas 5 cinco filiais, com atenção especial aos motoristas, faz toda diferença nesse período. Para colhermos bons frutos no verão, a preparação começa antes mesmo do inverno anterior. Uma equipe mentalmente e profissionalmente preparada é o que nos auxilia a passar por períodos de maior demanda mantendo o equilíbrio e oferecendo nosso melhor em todas as situações. Essa época do ano é a oportunidade que temos para alavancar a operação”, explica Joyce .
Além disso, existe uma preparação invisível aos consumidores para que as bebidas cheguem intactas e atrativas às gôndolas. “A Ghelere tem mais de 300 carretas com acabamento interno nobre para que as embalagens não sejam danificadas no transporte. Uma inovação implementada por nós no transporte de bebidas e que se mostrou um diferencial decisivo para nossos clientes”, finaliza, Filus.
Por Redação Na Boléia