Scania na Fenatran 2022: confira as novidades
A Scania está presente na Fenatran 2022, maior feira do transporte, que acontece até 11 de novembro, em São Paulo, expondo os seus recentes lançamentos para o mercado brasileiro. Confira o portfólio da empresa na feira.
770 S V8 6X4
Pela primeira vez no Brasil, o modelo é ideal para as operações de longa distância e aplicações como grãos e cargas gerais. Ele se destaca por oferecer mais disponibilidade, melhor performance e eficiência energética, com menor consumo de combustível, maior velocidade média e produtividade. Tem motor V8, sistema de injeção XPI, pacote ADAS 2.0, Retarder e o inigualável torque de 3.700 Nm. O veículo já está vendido para Zaqueu Monteiro dos Santos, da Zaqueu Transportes e Logística (MT), um dos maiores fãs de V8 do Brasil.
RH 560 6X4
Apresentando ao mercado mais detalhes da gama Super, está configurado na cor Sea-green Blue, trazendo o conforto superior da cabine Highline, longa durabilidade dos componentes do trem de força, máxima disponibilidade, melhor performance e até 8% de economia no consumo de combustível. Além disso, a configuração do veículo é um destaque à parte. Equipado com o novo motor 13L Super, tem sistema de injeção XPI e novo freio de liberação de compressão CRB (do inglês Compression Release Brake), que garante melhor desempenho de frenagem auxiliar do propulsor (capacidade de 350Kw) e não necessita de manutenção.
RH 460 6X2
Ainda no segmento rodoviário, o modelo Super é ideal para aplicações em cargas gerais, refrigeradas, volumosas, transporte de combustível e cegonheiro. A cabine leito com teto alto, Highline, oferece ao motorista uma área espaçosa de repouso. Sua cor é o Sea-green Blue. Outro grande destaque é a nova caixa de transmissão automatizada Opticruise, G25CM – desenvolvida para veículos com torque de entrada de 2.500Nm. Ela pesa é 75kg mais leve do que a atual GRS905 e garante trocas de marchas mais rápidas, escalonamento otimizado, melhor lubrificação e menores atritos internos.
R 500 6X2
Com capacidade para 58,5 toneladas, o modelo é ideal no uso em longas distâncias e aplicações focadas em transporte de grãos, combustível, carga geral e refrigerada. Apresentado na cor Ivory White é possível ver a configuração de tanque de combustível 395L (direito) e 470L (esquerdo) de alumínio, motor 13L Super, equipado com sistema de injeção XPI e freio CRB combinado ao Retarder de 4700Nm de torque e potência máxima de 500kW.
G 420 6×2
Na cor Distinctive White, o modelo também da gama Super traz a configuração tanque de combustível 355L (direito) e 395L (esquerdo) de alumínio, motor 13L equipado com sistema de injeção XPI e caixa de câmbio G25CM, desenvolve 2.300Nm de torque e potência de 420cv. Para operações de longas distâncias, a aplicação do veículo é indicada nas cargas gerais, refrigeradas e volumosas.
P 370 4X2
Ainda considerando as operações regionais, o modelo P 370 4X2 é a nova opção de cavalo de entrada na categoria dos pesados. Está pintado na cor Urban Grey. Ele oferece o menor consumo de combustível e o menor custo total de operação, tem motor 13L equipado com sistema de injeção XPI e caixa de câmbio G25CM. O caminhão dispõe de 370 cavalos de potência e torque de 1.900 Nm.
P 360 B8X2
De chassi rígido é ideal para aplicações em carga geral, refrigerada, volumosa, seca, sider e baú. Tem suspensão traseira com dois bolsões a ar. Indicado ao segmento regional, conta com motor 9L equipado de sistema de injeção XPI. O sistema de tratamento de gases mantém o SCR (Selective Catalytic Reduction ou Redução Catalítica Seletiva), e uso do reagente ARLA 32, que passa a ter um filtro de particulado DPF para atender a lei Proconve P8.
P 280 6X2
Versão semipesada de chassi rígido e configuração de rodas 6×2. Conta com motor 9L equipado de sistema de injeção XPI e caixa de câmbio G25CM. É, sem dúvida, a melhor opção para até 44 toneladas no transporte de carga geral, refrigerada, volumosa, seca, sider e baú.
R 410 6X2
Movido a gás natural comprimido (GNC), o modelo apresentado na cor Green reforça o compromisso da Scania com a sustentabilidade e na redução das emissões. Indicado para longas distâncias e CMT de 78 toneladas, pode ser usado em aplicações de cargas gerais, refrigeradas e volumosas. Seu propulsor Ciclo Otto é um 13L com sistema de injeção a gás. Dispõe de caixa de câmbio GRS905R, é capaz de oferecer mais disponibilidade e melhor performance, além de um menor consumo de combustível. Se tiver freio Retarder garante 4.100Nm de torque e potência de 500kW.
P 340 4X2
Outro representante do posicionamento da Scania de liderar a transição para um sistema de transporte mais sustentável, a versão de 340cv também foi pintada na cor Green. Seu motor 9L está equipado com sistema de injeção a gás e caixa de câmbio GRS905R. Indicado para operação regional de CMT até 66 toneladas, pode ser usado em aplicações de cargas gerais, refrigeradas e volumosas.
R 660 V8 10X4 XT
A linha fora de estrada XT chegou ainda mais adequada para atender as necessidades dos clientes da mineração. Este modelo de cor Blaze Orange tem motor V8 equipado de sistema de injeção XPI, parachoque inteiriço de 150 mm em aço e robusta caixa de câmbio GRSO935R de capacidade elevada de torque. Além disso, tem eixos direcionais de capacidade técnica de 11t, terceiro eixo direcional com peças modulares, auxiliar de partida em rampa e acessórios que garantem a maior segurança na operação. Sua economia de até 2% no consumo de combustível em comparação à geração anterior o credenciam a obter máxima produtividade e melhor performance com o aumento de velocidade média. Ele dispõe do maior peso bruto total (PBT) da categoria de 71t e de eixos traseiros desenvolvidos para a mineração, o RBP900, que oferece 210t de capacidade máxima de tração (CMT).
G 560 6X4 XT
Ainda no segmento fora de estrada, a Scania apresenta o modelo G 560 6X4 XT, de novo motor Super de 560 cavalos. Ideal para o transporte de cana-de-açúcar e madeira, substitui o 540cv da geração Euro 5. Também na cor Blaze Orange, tem motor 13L equipado com sistema de injeção XPI e caixa de câmbio G33CM. Trata-se do caminhão de maior capacidade de arranque em aclives e menor rotação em velocidade de cruzeiro. A CMT chega a 150 toneladas.
Conheça os caminhões históricos da área 65 anos da Scania na Fenatran 2022:
SCANIA VABIS L 76 SUPER
Ano: 1971
Configuração: 4×2
Motor: DS11
Potência: 275cv
Torque: 109kgm a 1.500rpm
Cor: Laranja
Cliente: Irapuru Transportes / Proprietário: Vinicius Pellenz
Concessionária: Brasdiesel
SCANIA T 113 H
Ano: 1997
Configuração: 6×2
Motor: DSC11
Potência: 360cv
Cilindros: 6
Cor: Azul
Cliente: Rohloff Transportes / Proprietária: Cristiane Rohloff
Concessionária: Brasdiesel
SCANIA VABIS L 75
Ano: 1960
Configuração: 4×2
Motor: D-10, 4 tempos diesel com injeção direta
Potência: 165cv
Cilindros: 6
Cor: Azul
Proprietária: P.B. Lopes
Concessionária: P.B. Lopes
SCANIA EDIÇÃO 65 ANOS DE BRASIL
Ano: 2022
Configuração: 6×2
Motor: DC13
Potência: 450cv
Cilindros: 6
Cor: Cinza Nardo
Por Redação Na Boléia
Scania vocês são dímais, fã incondicional, tô igual para quedas, tô contigo e não abro, parabéns pelos produtos fabricados, sucesso sempre !
José, obrigada pela sua interação! Siga-nos em nossos canais. Estamos sempre noticiando novidades do mundo do transporte.
José, obrigada pela sua interação!