DAF lança caminhão DAF CF semipesado com Motor de 6,7 litros
A DAF Caminhões Brasil apresentou o Novo DAF CF com Motor PACCAR GR-7, de 6,7 litros, em chassi rígido, nas versões 6×2 (com Peso Bruto Total, PBT, de 23 toneladas) e 8×2 (com PBT de 29 toneladas), ampliando sua atuação no segmento de semipesados. Produzido na fábrica de Ponta Grossa, no Paraná, o caminhão chega às concessionárias a partir de fevereiro.
O modelo foi especialmente desenvolvido para atender ao setor de distribuição, oferecendo a cabine mais confortável deste segmento, muita robustez, alto desempenho e baixo consumo de combustível.
O novo modelo tem como público-alvo os profissionais autônomos e os pequenos produtores, com foco na distribuição de até 35 toneladas.
“Este é mais um caminhão projetado com a excelência da DAF Caminhões Brasil. Estamos oferecendo um salto significativo de qualidade no segmento. O Novo CF chega ao mercado brasileiro elevando o conceito de conforto da categoria, oferecendo segurança e design com foco nos motoristas. Além disso, é um caminhão multifuncional, com manutenção fácil e acessível, equipado de série com diversos recursos importantes, que atendem às necessidades específicas de cada cliente, garantindo um ótimo custo-benefício. Estamos muito felizes em apresentar o Novo CF”, explica Luis Gambim, Diretor Comercial da DAF Caminhões Brasil.
Semipesado com Motor PACCAR GR-7
O Novo Motor PACCAR GR-7, desenvolvido especialmente para este modelo, possui 6,7 litros, com seis cilindros, e está disponível em duas versões: com 280cv de potência e 950Nm de torque, e 300cv e torque de 1.000Nm. A curva de torque é plana durante toda a faixa verde do mostrador no painel de instrumentos.
O propulsor é equipado com sistema de injeção Common Rail, que contribui para um consumo mais eficiente de combustível, redução de ruídos e menor emissão de gases poluentes. O modelo utiliza o sistema de freio motor do tipo Borboleta, com 224cv de potência.
O Novo CF conta com a opção de transmissão automatizada ZF AS-Tronic, de 12 velocidades, desenhada para trabalhar em baixas rotações e capaz de oferecer relações mais longas. Com isso, é possível atingir maior conforto ao dirigir, padronização da condução, redução do tempo de manutenção e aumento da segurança.
O novo caminhão conta com novos eixos trativos Méritor MS-155 20T, com relação de diferencial de 3,73:1 ou 4,10:1, com design simples e robusto, que auxilia na redução do consumo de combustível e no baixo custo operacional, devido ao menor índice de manutenção. O Novo CF possui, também, eixo de apoio Suspensys, com suspensor pneumático e eixos direcionais DAF modelo 133N, tipo viga de aço forjado, ideal para o segmento, assim como mantém o segundo eixo direcional na versão 8×2.
O tanque de combustível, com capacidade para 650 litros de diesel, e o tanque Arla 32, de 42 litros – que contribui para reduzir as emissões de gases poluentes – são confeccionados em plástico de alta resistência, o que auxilia na redução de peso do veículo. O caminhão possui de série a medida de pneu 275/80 R22,5 e, como opcional, o pneu 295/80 R22,5.
Conforto
O Novo DAF CF com Motor PACCAR GR-7, possui a qualidade premium já mantida na Nova Linha DAF. Um dos seus diferenciais é o conforto que ele proporciona ao motorista, como maior espaço interno.
O caminhão é comercializado com três opções de cabine: Day, Sleeper e Space (a mais espaçosa da categoria).
A cabine Day é uma novidade na linha DAF e exclusiva para a configuração 6×2. É uma sugestão para uso diurno, com 1,60m de altura interna, e não dispõe de leito. A cabine Sleeper possui a mesma altura, mas vem com cama de 2,23m nas versões 6×2 e 8×2. Já a cabine Space, a maior da categoria, tem 2,23m de altura e 2,10m de comprimento e possui leito beliche com escada para acessar a cama superior. As cabines que possuem leito dispõem de colchões de alta qualidade, para um descanso de qualidade do motorista, e camas com medidas de 2045 x 680mm.
“Desde o início do projeto do novo caminhão, a DAF Caminhões Brasil teve o compromisso de colocar o motorista em primeiro lugar. Todo a elaboração do projeto foi pensada para que o motorista trabalhe com mais ergonomia e conforto. Isso vai proporcionar a ele menos cansaço e contribuir para uma maior atenção ao volante, conduzindo o veículo de maneira mais eficiente e segura. É por isso que o Novo CF chega ao mercado como o mais confortável da categoria”, completa Jarno Broeze, Diretor de Desenvolvimento de Produto da DAF Caminhões Brasil.
O caminhão tem acabamento superior e prioriza o conforto e a ergonomia do motorista, com impactos diretos na segurança. As opções de bancos disponíveis, para motorista e passageiro, são outro destaque deste lançamento. As opções incluem regulagem de encosto, amortecedor pneumático com ajuste manual e até oito tipos de regulagens, como apoio lombar, coluna e apoio para o braço.
O Novo CF também oferece as cortinas blackout, para maior privacidade do motorista, tendo como opcional a cortina central, assim como a função maleiro. A iluminação interna é acionada e controlada por botões digitais, com três níveis de regulagens.
Entre os opcionais, o Novo CF oferece:
• Quebra sol verde translúcido com acabamento prateado;
• Buzina pneumática de teto;
• Faróis em Led;
• Faróis auxiliares com função cornering;
• Aviso sonoro de marcha à ré;
• Espelho de aproximação frontal;
• Climatizador de teto;
• Suporte fixo para estepe;
• Airbag;
• Rodas de alumínio;
• Ar-condicionado com função Auto.
O ar-condicionado tem a função Auto é capaz de manter uma temperatura agradável e estável dentro da cabine. Isso garante mais conforto ao motorista. Possui ainda geladeira interna, item opcional em todas as versões, com sistema elétrico projetado para um funcionamento otimizado e capacidade para 33 litros, permitindo o transporte de alimentos, bebidas ou medicamentos.
Tecnologia de série
No quesito tecnologia, o Novo DAF CF conta com o Assistente de Performance do Condutor, um item de série que mostra em tempo real se o veículo está sendo conduzido de maneira eficiente, indicando melhorias para diminuir o consumo de combustível.
Por Redação Na Boléia
Meu sonho de consumo se Deus quiser amém
Flavio, obrigada pelo comentário. Fique de olho em nossos canais. Temos sempre notícias atualizadas dessa indústria apaixonante, que é a de caminhões!!