As vendas financiadas de veículos em novembro de 2021 somaram 469 mil unidades, entre novos e usados, de acordo com dados da B3. O número, que inclui autos leves, motos e pesados em todo o País, representa redução de 15% se comparado a novembro de 2020, quando os financiamentos de veículos somaram 552 mil unidades.

Apesar das quedas registradas nos últimos meses, no acumulado de 2021, o saldo de financiamentos é positivo, puxado principalmente pelas vendas de veículos usados. Até o mês de novembro, as vendas de veículos financiadas somaram 5,4 milhões de unidades. O número significa crescimento de 9,7% em relação ao acumulado ano de 2020 e equivale a 476 mil unidades financiadas a mais.

Em novembro, o segmento de autos leves registrou queda 21,7%, sendo que a quantidade de financiamentos de autos leves novos teve redução de 42%, se comparado ao mesmo mês do ano passado. Já o segmento de veículos pesados apresentou estabilidade, com 1% de aumento nas vendas a crédito.

O financiamento de motos também registrou alta, com 17,7% de aumento perante o mesmo mês ano anterior, sendo que as motos usadas foram responsáveis por aumento de 26,9% nas vendas a crédito.

“A quantidade de financiamentos está seguindo o cenário de vendas, com destaque para a redução nas vendas financiadas de autos leves novos, que continuam afetadas pela escassez global de chips, comprometendo a oferta da categoria. O mercado de usados também apresentou desaceleração, já que no primeiro semestre de 2021 houve um forte aquecimento puxado pelo cenário macroeconômico”, comenta Tatiana Masumoto Costa, superintendente de Planejamento da B3.

A B3 opera o Sistema Nacional de Gravames (SNG), que reúne o cadastro das restrições financeiras de veículos dados como garantia em operações de crédito em todo o Brasil.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.