Ford: negócio global de distribuição e serviços de veículos comerciais
A Ford quer de destacar ainda mais no segmento de picapes com o Ford Pro – negócio global de distribuição e serviços de veículos para aumentar o tempo de operação e reduzir os custos de propriedade no transporte, com maior produtividade e eficiência.
O novo negócio – uma unidade separada dentro da Ford e primeiro do gênero entre as montadoras – é um dos principais resultados do plano Ford+, voltado para o crescimento e criação de valor na empresa com base na construção de relacionamentos duradouros e permanentes com os clientes.
“O Ford Pro vai redefinir o mercado de veículos comerciais e serviços, do qual a Ford já é líder em todo o mundo”, disse Jim Farley, CEO da Ford. “Estamos criando um balcão único para ajudar esses clientes a aumentar o tempo de operação e a produtividade, reduzindo ao mesmo tempo a complexidade e o custo total de propriedade.”
A força básica do Ford Pro é a linha mais abrangente e flexível de picapes da indústria, com a Série F e a Ranger, além da Transit, a van de carga mais vendida do mundo. Em breve, a Ford começará a fabricar veículos elétricos de alto volume, incluindo a E-Transit ainda este ano e a F-150 Lightning Pro em meados de 2022, que serão apoiados pelo Ford Pro com soluções de carregamento de uso comercial.
Além dos benefícios esperados para os clientes, o Ford Pro tem metas ambiciosas de crescimento. A empresa prevê gerar US$ 45 bilhões de receita com hardware e serviços novos e correlatos até 2025 – frente a US$ 27 bilhões em 2019. Na América do Norte, a participação da Ford no segmento de picapes e vans grandes hoje passa de 40%. Na Europa, a Ford é líder de veículos comerciais há seis anos consecutivos.
Farley anunciou que o Ford Pro será liderado por Ted Cannis, como CEO. Cannis irá colaborar com Hans Schep, gerente geral de Veículos Comerciais da Ford Europa, e outros líderes regionais. Cannis atualmente dirige o negócio de veículos comerciais da Ford na América do Norte e anteriormente foi líder do Team Edison, de desenvolvimento de veículos elétricos.
O Ford Pro vai implementar novos serviços em fases, focados em ajudar os clientes comerciais a trabalhar melhor, com veículos eficientes, duráveis e inteligentes e serviços conectados.
A Ford mantém hoje relacionamentos de confiança com cerca de 125.000 clientes de frotas comerciais e governamentais na América do Norte, além de milhares na Europa e outros mercados. O Ford Pro foi projetado para antecipar e atender de maneira ainda mais rápida e econômica às necessidades destes e de novos clientes.
“Vamos dar aos clientes comerciais ainda mais razões para escolher e confiar na Ford”, disse Cannis. “Nossa equipe entende que quando os clientes ganham, nós ganhamos. Assim, estamos totalmente focados em viabilizar um valor tremendo para eles.”
O Ford Pro vai integrar, digitalizar e simplificar o transporte com recursos que abrangem:
• Ford Pro Vehicles – incluindo a ampla linha de veículos comerciais híbridos e a combustão da Ford e, em breve, versões elétricas das vans e picapes grandes da marca desenvolvidas para uso comercial;
• Ford Pro Charging – soluções de hardware e software para carregamento público, na garagem e doméstico de veículos elétricos, para estarem prontos para o trabalho no dia seguinte;
• Ford Pro Intelligence – serviços digitais com recursos integrados nos veículos para o cliente poder gerenciar e manter melhor sua frota;
• Ford Pro Services Elite – expansão da forte rede de centros de veículos comerciais da Ford, com a adição de 120 centros de serviço dedicados de grande porte nos Estados Unidos, com horário estendido e resposta rápida, além da introdução de 1.200 veículos de serviço móvel até 2025 para atender os clientes onde eles estão, com economia e sem interromper os negócios; e
• Ford Pro FinSimple – pacote de financiamento de veículos, serviços e carga de veículos elétricos.
Alguns serviços do Ford Pro já foram introduzidos e estão sendo expandidos na Europa, como o recém-lançado Ford Fleet Management e o Ford Pro Liive. Este último é um sistema conectado que deve reduzir em até 60% o tempo de inatividade das frotas dos clientes. Esses serviços aprimorados aumentam o nível de satisfação e a lealdade dos clientes, gerando crescimento para a Ford. O Ford Pro será lançado inicialmente na América do Norte e na Europa.
Por Redação Na Boléia