A Mercedes-Benz está avançando na aplicação dos conceitos da Indústria 4.0. A empresa anunciou uma nova solução de segurança para caminhões e cargas agregada ao sistema de gestão de frota Fleetboard – que já está disponível para os extrapesados e, em breve, será estendida para toda a linha de caminhões Mercedes-Benz.

Trata-se do Fleetboard powered by Sascar, uma nova modalidade de prestação de serviços desenvolvida em parceria com a Sascar, empresa do Grupo Michelin, que promete, entre outros diferenciais, apoio à recuperação de roubo de veículo e de carga com o melhor índice do mercado brasileiro. O recurso oferece monitoramento em tempo real e sua tecnologia é homologada pelos principais embarcadores e seguradoras que atuam no País.

A gestão de risco criada para o Fleetboard da Mercedes-Benz resulta numa solução para os veículos do frotista e para a carga de seus clientes. A Sascar adota uma solução híbrida de comunicação, com sistemas GSM e por satélite. Quando a tecnologia GSM entra em áreas de sombra, a tecnologia satelital é ativada automaticamente e realiza o monitoramento.

A Central de Atendimento da Sascar atua 24 horas por dia nos 7 dias da semana, oferecendo apoio à localização dos caminhões em casos de roubo ou furto. Segundo a empresa, a inteligência embarcada garante o funcionamento das regras do plano de gerenciamento de risco, funcionando em conjunto com atuadores como travas de porta da cabina e do baú, sensor de desengate da carreta e sensor de porta do baú, aumentando a segurança para os transportadores e seus clientes.

Com o Fleetboard, já oferecemos as funções de rastreamento e controle. Com essa nova solução, agregamos mais experiência e conhecimento à gestão de risco para os clientes dos nossos caminhões, uma vez que a Sascar atua há mais de 20 anos e é líder deste setor na América Latina”, destaca Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.

Leoncini lembrou que esse tipo de produto é muito usual no País, por conta do forte impacto causado por roubo e furto de veículos e cargas. “Ao lançar uma solução tecnológica avançada, eficaz e de qualidade reconhecida no mercado, reforçamos a nossa estratégia de oferecer todas as ferramentas que os nossos clientes precisam para garantir os melhores resultados para os seus negócios”, afirma.

A Rede de Concessionários da Mercedes-Benz iniciou a venda do Fleetboard powered by Sascar em março deste ano. A STP Log, empresa de logística de Goiânia (GO), foi o primeiro cliente do serviço e deve instalar o sistema, nesta primeira etapa, em 20 Actros da sua frota, com expectativa de chegar a 100 caminhões monitorados.

“Já estamos trabalhando intensamente com a nossa Rede para oferecer o Fleetboard porwered by Sascar em todo o território nacional, para que os nossos clientes possam contar com mais segurança com a máxima eficiência que essa parceria pode oferecer”, descreveu Leoncini.

Os clientes Mercedes-Benz poderão conhecer a solução e contratar o serviço de segurança para a carga e para o veículo diretamente nos concessionários Mercedes-Benz.

Inovação e conceitos da Indústria 4.0

No assunto inovação, a Mercedes-Benz tem feito a lição de casa. A fabricante vem trabalhando intensamente para acompanhar a transformação tecnológica em nível global. “Estamos falando de uma série de inovações baseadas em telemetria, inteligência artificial, algoritmos, tecnologia digital, Internet das Coisas e automatização, que trazem mais disponibilidade, conveniência, segurança e rentabilidade aos nossos clientes”, ressalta Silvio Renan, diretor de Peças e Serviços ao Cliente da Mercedes-Benz do Brasil.

Nesse processo de transformação digital, o Mercedes-Benz Uptime tem sido um case de sucesso. Disponível para o Novo Actros, a solução é voltada a serviços de manutenção preventiva e preditiva no País. Por meio de inteligência de dados e conectividade, o sistema avisa o motorista e o gestor da frota sobre qualquer necessidade de manutenção.

Com aproximadamente 150 concessionários aderidos ao programa, já são mais de 1.000 caminhões ativados com o Mercedes-Benz Uptime em 725 clientes, com registro de 25 casos de breadkown evitados.

Conforme a empresa, são mais de 100 contatos realizados com clientes, envolvendo 71 ocorrências para manutenções preventivas e 285 para corretivas. Em termos de informações transmitidas aos frotistas, foram 2.160 dados solicitando a intervenção do cliente e mais de 300 mensagens para conhecimento.

De acordo com a montadora, alguns concessionários estão replicando o conceito de monitoramento e gestão de frota em suas áreas de atuação. Por meio do projeto “Conectados”, eles criaram “mini-torres de controle” em suas revendas para oferecer os serviços do Mercedes-Benz Uptime e do Fleetboard aos seus clientes, agregando mais valor à prestação de serviços de manutenção. São 17 dealers já envolvidos e mais de 350 clientes conectados.

Garantia Estendida

Seguindo o mantra, “As Estradas falam. A Mercedes Ouve cada voz”, a Mercedes-Benz também lançou a Garantia Estendida, um seguro adicional criado pelo Banco da montadora que oferece ao cliente a cobertura de eventuais intercorrências com seu caminhão que venham a ocorrer após o período de garantia original de fábrica. Esse produto proporciona uma proteção contra gastos inesperados, com serviços executados com a qualidade e a confiabilidade típicas da marca.

O novo produto estará disponível a partir de maio para períodos complementares de 12 ou 24 meses para o trem de força, podendo aumentar a garantia total do veículo para até 4 anos, conforme o modelo.

Diagnósticos mais rápidos

Na busca pelo aprimoramento de seus serviços para melhorar a experiência do cliente, a empresa também implementou na rede de concessionárias os óculos de Realidade Aumentada (RA), usados para realizar diagnósticos de forma mais ágil, reduzindo o tempo de reparo e manutenção de caminhões e ônibus.

Para total aproveitamento dessa tecnologia, especialistas da Mercedes-Benz, baseados na planta de Campinas (SP), oferecem suporte técnico assistido on-line ao profissional da oficina do concessionário, auxiliando as ações de diagnóstico e de reparos com os óculos de RA.

De acordo com a Mercedes-Benz, o uso desta tecnologia é uma iniciativa da montadora no Brasil e na Daimler Trucks, com a primeira aplicação na linha de produção de caminhões na fábrica de São Bernardo do Campo (SP), no início do processo de montagem inferior da cabina para manutenção preventiva.

Mais soluções técnicas

Ferramentas de Serviços 4.0, como conectividade e análise de dados e informações, também estão presentes no trabalho de Consultoria Gerencial, outro produto da Mercedes-Benz para frotistas, que visa entregar mais soluções técnicas aos clientes da marca.

A equipe trabalha com a análise de dados operacionais, como consumo de combustível, intervalo entre as paradas, principais manutenções corretivas, durabilidade de componentes e outros.

Todas as informações são coletadas por meio dos Planos de Manutenção ou diretamente do próprio cliente. Os dados são compilados e trabalhados também com os concessionários. Depois, por meio da ferramenta PowerBI, são gerados os indicadores de desempenho necessários para os planos de ação referente a cada informação.

Em média, são 115 dias de trabalho em conjunto com o cliente que, por meio da nossa Consultoria, alcança maior disponibilidade da frota, menos paradas para manutenções corretivas e maior controle das preventivas, melhora no consumo de combustível, conhecimento e controle acerca do TCO, o custo operacional total do veículo ao longo de sua vida útil”, diz Silvio Renan. “Além disso, há ainda a oportunidade de desenvolver novas frentes de trabalho, como a oficina dedicada, treinamentos, testes de produtos e muito mais”.

A Mercedes-Benz já oferece a Consultoria Gerencial para 13 clientes de ônibus e 5 clientes de caminhões. Um cliente de ônibus, por exemplo, já vem acumulando muitos ganhos com esse serviço: aumento na disponibilidade da frota de 86% para 95%; aumento no QPK (Quebra por Km) de 49 mil km para 175 mil km e queda no CPK (Custo por Km) de R$ 0,14 para R$ 0,10.

 “Saímos na frente e avançamos muito nessa nova era da indústria. Inovamos com a Fábrica 4.0, com Caminhões 4.0 como o Novo Actros e com Serviços 4.0 para um Cliente que também é cada vez mais 4.0, mais digital e conectado, e mais profissional. Um cliente antenado com as novidades e que conhece muito bem os benefícios que as tecnologias podem agregar ao dia a dia do caminhão e do motorista, bem como para a gestão de sua frota no transporte e logística. Ou seja, mais uma vez, trazemos soluções para as demandas do mercado”, diz Roberto Leoncini.

Por Redação Na Boléia

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