Na lista dos veículos especiais mais solicitados na VWCO, quem fechou o ano de 2020 na frente foram os caminhões vocacionais, desenvolvidos com configurações específicas para suas aplicações. Lançado pela montadora há mais de 20 anos, o conceito sob medida segue em alta até hoje.

Em 2020, os veículos compactadores, os produzidos para atuar na construção civil, bem como aquelas destinados para a distribuição de bebidas dominaram os pedidos de veículos especiais da VW Caminhões e Ônibus. Do total produzido pela marca no último ano, cerca de 25% correspondeu a esse tipo de demanda com alguma característica peculiar para a operação.

A perspectiva para 2021 permanece promissora, especialmente em virtude da chegada no mercado do Delivery 11.180 4×4 e do Constellation 26.260 8×4. Ambos já atraem clientes por seus diferenciais para fazer a diferença no dia a dia da operação. Seja por ser exclusividade da marca, como é o caso do 4×4, ou por ser a betoneira mais leve do Brasil, como esse Constellation”, afirma Ricardo Alouche, vice-presidente de Vendas, Marketing e Pós-Vendas da VWCO.

Nessa família, entre as otimizações mais pedidas no mercado brasileiro estão o segundo eixo direcional para transformação em 8×2 e a flexibilização do entre-eixo para ajustar à aplicação ou à carga, além da inclusão de componentes como a suspensão pneumática.

Constellation 26.280 8×4

Segundo a VWCO, o veículo é equipado com rodas de alumínio e diversas modificações em motorização, transmissão, cabine, suspensões, chassi e periféricos, que proporcionam uma significativa redução de peso em relação ao modelo antecessor, podendo transportar 8m³ e, ainda assim, atender à lei da balança, dentro da tolerância.

O modelo traz como novidade a transmissão manual de 9 marchas ZF 9S e a motorização MAN D08 de seis cilindros, 256 cv e 900 Nm. Integrante da família Constellation, tem pacote vocacional Robust com acabamento interno para facilitar a limpeza diária, além do novo para-choque curto metálico que preserva o ângulo de entrada.

Delivery 11.180 4×4

As características off-road desse modelo são evidenciadas por vários aspectos, como a altura em relação ao solo de 196 mm, superior à da versão 4×2, tornando o caminhão ideal para encarar terrenos irregulares, sem comprometer a facilidade de carga e descarga e o acesso à cabine – que ganhou um degrau adicional.

Seus ângulos de entrada e saída são, respectivamente, de 30° e aproximadamente 40°, contra 20° e 28° do modelo 4×2.

Por Redação Na Boléia

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.