VW Caminhões e Ônibus e CPFL fecham parceria para P&D em mobilidade elétrica
A VW Caminhões e Ônibus e a CPFL Energia, um dos maiores grupos privados do setor elétrico, acabam de fechar uma parceria para impulsionar a mobilidade elétrica no Brasil. Juntas, as empresas trabalharão em projeto de pesquisa e desenvolvimento, no âmbito do Programa de P&D da ANEEL.
O objetivo central é criar um laboratório de Mobilidade Elétrica em Indaiatuba (SP), região onde a CPFL tem uma de suas sedes operacionais. Lá, será desenvolvido um projeto piloto que objetiva contemplar a eletrificação de 100% da frota de veículos operacionais e desenvolvimento de sistema inteligente de recarga para os veículos.
“A eletromobilidade é um dos pilares do Grupo TRATON, do qual faz parte a VW Caminhões e Ônibus. Por isso somamos forças para tornar viável a produção e aplicação dos primeiros caminhões elétricos desenvolvidos e feitos no Brasil”, afirmou Roberto Cortes, presidente e CEO da VW Caminhões e Ônibus.
“A iniciativa em Indaiatuba engloba uma série de projetos estruturantes da área de inovação da CPFL no âmbito da mobilidade elétrica. Estamos trabalhando com visão de longo prazo, a fim de identificar tendências e caminhos para novos negócios em um cenário de mudanças do mercado“, comenta Renato Povia, diretor de Estratégia e Inovação da CPFL.
Povia lembra que a empresa encerrou em 2018 o projeto “Emotive”, uma das mais completas avaliações dos impactos de mobilidade elétrica no Brasil. Ao longo de cinco anos, o estudo propôs um modelo de negócio para a infraestrutura de postos de recarga para o cliente, o que viabilizaria a expansão do número de eletropostos (EP) pelo país e estimularia o aumento de usuários de veículos elétricos (VE).
“Até 2024 a empresa tem planos de investir mais de R$ 96 milhões em projetos para fomentar a mobilidade elétrica no Brasil por meio de projetos de Pesquisa e Desenvolvimento fomentados pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), e o projeto de Indaiatuba em parceria com a VW Caminhões e Ônibus faz parte desta iniciativa“, conclui Povia.
Além de fornecer os caminhões elétricos e-Delivery que serão utilizados nesse projeto, a Volkswagen Caminhões e Ônibus será responsável pelos serviços de engenharia, como coleta de dados, treinamento de motoristas, orientações de segurança, acompanhamento de rodagens, suporte no desenvolvimento dos implementos e estudos relacionados à operação dos caminhões.
Por Redação Na Boléia