O Foton TM 2.8, com kit gás, já está na primeira fase de testes na Coopercarga

A Foton começa a testar no Brasil um novo modelo de caminhão que foi concebido especificamente para oferecer mais eficiência às operações de logística urbana. Consagrado no mercado chinês, o novo caminhão TM 2.8 chegará no segundo semestre ao mercado nacional.

A partir dos testes, a Foton inicia uma fase de introdução de novas soluções de transportes no Brasil, focando em veículos que podem otimizar as entregas e a logística nos centros urbanos. O 2.8 é um modelo inédito e exclusivo também para a aplicação do GNV e que se difere de tudo que já foi comercializado no mercado brasileiro, inclusive por outras marcas. A diferença está principalmente relacionada à potência do veículo e sua capacidade de carga e também na possibilidade de o veículo receber um kit gás, que permite emissões ambientalmente amigáveis.

O novo caminhão vem equipado com motor a gasolina e será também disponibilizado na versão com kit gás, feito pela empresa especializada Convergas, parceira da Foton, com garantia Foton. Com capacidade técnica e legal para 2.795 kg, o TM 2.8 será o mais leve da família Foton no Brasil. A montadora oferece no País caminhões leves, da família Aumark, de 3.5 a 10 toneladas.

Por ser classificado como uma caminhonete, o novo leve da Foton pode ser conduzido por quem tem CNH categoria “B”. “Robusto, econômico, fácil de dirigir e versátil, esse novo produto oferece alta eficiência à logística urbana e, com o kit gás, também contribui para reduzir substancialmente as emissões de poluentes nas grandes cidades”, comenta Eustáquio Sirolli, diretor de Desenvolvimento de Produtos da Foton do Brasil.

Foton TM 2.8 em fase de testes
Testes

O Foton TM 2.8, com kit gás, já está na primeira fase de testes na Coopercarga, uma das maiores cooperativas de carga do País, fazendo logística urbana para a Rede Carrefour. A previsão é que o veículo rode até cinco mil quilômetros em um mês. De acordo com a Coopercarga, cada viagem levará aproximadamente 800 kg em produtos, realizando dois ciclos de viagens por dia, de segunda à sexta. Ao todo serão transportados 35 mil kg de produtos por mês.

A primeira unidade será operada pela Ecomoby (Transportadora especializada na utilização de combustíveis alternativos ao diesel), em parceria com a Coopercarga, especialmente para atender a demanda do Carrefour, com entregas de produtos alimentícios apenas na grande São Paulo.

A Convergas, responsável pela tecnologia de última geração do kit a gás, instalou no veículo um módulo de controle de ignição para assegurar a disponibilidade de potência do motor.

“Para armazenar o GNV o sistema é composto por dois cilindros de 60 litros hidráulicos cada, totalizando uma capacidade de 30m³. Com isso a autonomia do veículo só com GNV pode chegar a 280 quilômetros”, explica André Bermudo, Diretor da Ecomoby. O peso total do equipamento é de aproximadamente 170 kg.

Foton começa a testar novo caminhão no mercado nacional

De acordo com Leandro Gedanken, diretor industrial, engenharia e desenvolvimento da Foton, a princípio o veículo será importado da China. A Foton vai trazer 100 unidades do modelo ainda neste ano de 2020.

Começamos com importação e à medida que o volume cresça já temos estrutura pronta para nacionalização do novo modelo”, pontua.

Família TM – Linha Premium da Foton

Os caminhões Foton da Família TM são veículos conceitualmente da Linha Premium. O interior da cabina tem acabamento refinado e o veículo já vem de série com defletor de ar no teto, ar condicionado, embreagem super soft, vidros elétricos, travamento de portas remoto, chave tipo canivete, radio com entrada USB e suspensão dianteira com braços oscilantes. Itens que oferecem conforto e comodidade de um automóvel de alto padrão.

Caminhão companheiro

TM significa “Truck Mate”, caminhão companheiro. O veículo conta com capacidade total de carga de 2.795 kg, com tara de 1007 kg, sendo 1.788 kg de carga útil e 112 cavalos de potência. O 2.8 da designação do produto remete ao seu PBT – Peso Bruto Total.

O modelo mais leve da Foton, dentro da sua característica de plataforma de carga, permite a instalação de uma carroceria com 3,0 m de comprimento por 1,5 m de largura livres. “Basicamente o novo modelo é ideal para utilização em vários segmentos da economia, equipado principalmente com implemento do tipo baú e carga seca, mas com certeza haverá outras inúmeras possibilidades”, disse Eustáquio Sirolli.

Trata-se de um veículo classificado como “pick-up profissional”. De acordo com Ricardo Mendonça de Barros, diretor de Vendas, Marketing e Rede de Concessionárias da Foton, o novo veículo da marca supera com folga a maioria das “pick-ups sociais” existentes no mercado nacional, além de oferecer a melhor relação custo por carga útil transportada. “O novo TM é um produto que já nasce preparado para uso do GNV e tem um relevante diferencial, que é a sua motorização de 1.5 l, com essa capacidade de carga útil de 1.788 kg, expressiva para uma camionete, e uma grande novidade no mercado brasileiro”, finaliza.

Por: Redação Na Boléia

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