Um sistema complexo e com muitos componentes como é o caso da suspensão, precisa ter ajustes minuciosos e muito bem alinhados. Portanto, é necessário que o cliente se mantenha sempre atento no quesito manutenção e revisão.

Além das verificações de item por item, o ideal é que o cliente realize alinhamento e balanceamento a cada 10 mil quilômetros, pois esse procedimento, ao contrário do que possa ser imaginado pelo condutor, não é uma mera formalidade, mas uma importante ação de segurança. Entre braço oscilante, pivô e barra estabilizadora, encontramos também os amortecedores que acabam sendo deixados de lado, mas que podem desgastar muito rápido, dependendo da utilização do veículo. Somente com um carro ajustado, alinhado e balanceado é que o condutor conseguirá perceber irregularidades ao dirigir, bem como a perda de estabilidade em curvas, ou o balanço excessivo em arrancadas, e até mesmo em frenagens. Estes são potenciais indicadores de desgaste dos componentes do sistema de suspensão.

Como este é um sistema que está preparado para absorver quaisquer irregularidades do solo, ele também acaba sendo, junto com os pneus, os primeiros a serem atingidos. Desta forma, não somente a segurança, como o conforto de quem utiliza o veículo pode ser afetado. Em modelos mais novos, a qualidade dos componentes já está superior, o que permite que com o alinhamento e o balanceamento, sua vida útil seja prolongada.
A DPK, especializada na distribuição automotiva, orienta que dentro das oficinas, seja reforçada a importância e a necessidade da verificação destes itens de segurança. Vale também lembrar que como os pneus são parte inicial deste contato com o solo, eles também precisam ser verificados e rotacionados, gerando assim maior durabilidade, além da segurança na aderência ao solo.

Por: Redação Na Boléia

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