Toyota e Mercedes-Benz estão entre as dez marcas mais valiosas
Esse é o ano em que as marcas de carros planejam aumentar o interesse do consumidor em veículos elétricos. No entanto, os híbridos prevalecerão por um período intermediário, enquanto longos ciclos de produção, a falta de infraestrutura de carregamento e o suprimento insuficiente de bateria atrasam a transição para a eletricidade.
As marcas de carros foram particularmente afetadas pela queda de 4,1% nas vendas de automóveis de passageiros na China. O declínio, relatado pela Associação Chinesa de Fabricantes de Automóveis, foi o primeiro em mais de duas décadas. Nos EUA, as vendas de carros aumentaram menos de 1%. As vendas europeias, também estáveis, foram impactadas por novos regulamentos de emissões.
Carregados com tecnologia, os carros estão cada vez mais preparados para se tornarem outro dispositivo conectado e pronto para a Internet das Coisas. A Amazon lançou uma versão Alexa para carros. E a superioridade digital está rapidamente se tornando um fator determinante para o sucesso da marca.
Com esta tendência, a Kantar destaca as marcas mais valiosas do mundo de 2019, do ranking BrandZ, no segmento automotivo.
No ranking, a marca Toyota, do Japão, está no topo, mas entre as dez primeiras, cinco são alemãs (Mercedez-Benz, BMW, Audi, Volkswagen e Porsche). Em recente estudo da Kantar sobre Mobilidade Urbana (Mobility Futures), a Alemanha também ganhou notoriedade ao aparecer em 1º lugar da lista. Berlim é líder mundial em mobilidade urbana, devido às suas viagens econômicas e facilidade de acesso a uma ampla variedade de infraestrutura de transporte público e serviços de compartilhamento de viagens. Outra cidade alemã que se destaca no Top 10 é Munique, apontando em 5º lugar.
Quando o assunto é compartilhamento de carros, Berlim e Munique lideram a tabela no índice de mobilidade compartilhada com dois players locais, a BMW e a Daimler, oferecendo soluções eficazes e de baixo custo para o compartilhamento de carros. A BMW, inclusive, está entre as marcas mais valiosas do mundo – no Brandz Global do Setor Automotivo, a marca aparece em 3º lugar, com um valor de 23,326 bilhões em 2019.
Top 10 das Marcas Globais Mais Valiosas / Setor Automotivo
Top 10 do ranking de Mobilidade Urbana Kantar
Por: Redação Na Boléia