2-2-08102019-minA Volkswagen Caminhões e Ônibus está trabalhando para agilizar a adoção de caminhões elétricos no Brasil: além de configurar novos modelos com novas soluções, a empresa anunciou a criação do e-Consórcio em seu complexo de desenvolvimento e produção de Resende (RJ). A decisão foi oficializada por Roberto Cortes, seu presidente e CEO, na Suécia, durante o Innovation Day do GRUPO TRATON, do qual o executivo é também membro do conselho.

É a primeira vez no mundo que uma marca prevê desde a montagem até a infraestrutura de recarga e gerenciamento de ciclo de vida da bateria desses caminhões, alavancando o comprometimento de toda a cadeia de fornecedores de maneira tão integrada. Com isso, o e-Consórcio vai facilitar o acesso à tecnologia elétrica em veículos comerciais.

Paralelamente, a empresa também aprimora a tecnologia de seus modelos. Para isso, desenvolveu uma solução de engenharia patenteada a partir de um projeto de arquitetura flexível, que permite a rápida integração para utilização de componentes da TRATON e também de seus parceiros de aliança do Grupo.
Nesse contexto, a família VW e-Delivery se expande no segmento de entrada em veículos comerciais, além de contar com os modelos de 11 e 14 toneladas. Em sua primeira exibição mundial, o caminhão-conceito VW e-Delivery de 4 toneladas já está baseado nessa configuração, assim como os demais veículos da plataforma elétrica.

2-1-08102019-min“O GRUPO TRATON foi criado há pouco mais de quatro anos para transformar a indústria de transporte mundial. Desde a criação da VWCO em 1981, nós temos revolucionado o mercado de caminhões e ônibus e, com este objetivo, estamos investindo R$ 1,5 bilhão até 2021. Desta vez, nosso time construiu de forma pioneira configurações de tecnologia e de modelo de negócios que vão facilitar a introdução desses veículos elétricos no cenário de transporte mundial”, afirma Roberto Cortes.

Essa expertise permitiu um acordo histórico entre a cervejaria multinacional Ambev e a VW Caminhões e Ônibus. No ano passado, a Ambev assinou uma intenção de compra para ter, até 2023, mais de 1/3 da frota de distribuição de parceiros da Ambev composta por caminhões elétricos da Volkswagen. A iniciativa envolve 1.600 veículos movidos a energia limpa e é o maior projeto desse tipo já anunciado no mundo.

“Estamos prontos para todas as soluções. Nosso objetivo é, acima de tudo, apoiar a missão da TRATON de se tornar a campeã global da indústria de transporte”, enfatiza o presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

e-Consórcio

A ideia do e-Consórcio segue o modelo do Consórcio Modular, um sistema de produção único no mundo e revolucionário desde sua criação: nesse modelo, sete fornecedores dividem com a VWCO a responsabilidade pela montagem dos veículos dentro da fábrica, com aumento da produtividade e dos níveis de qualidade e redução dos custos.

O e-Consórcio é o próximo passo. Justamente pela demanda de viabilização da tecnologia elétrica, entram novas empresas parceiras nesse modelo de negócio para expandir sua atuação para além dos portões da fábrica, indo onde o cliente estiver. E isso envolve, por exemplo, análise e instalação de terminais para recarga nas garagens dos clientes, em qualquer ponto do Brasil.

Para essa empreitada, a VW Caminhões e Ônibus está em fase final de negociações com oito parceiros de peso para anunciar o início do desenvolvimento do ecossistema para a mobilidade elétrica. O e-Consórcio contempla desde o desenvolvimento local de componentes específicos para o veículo elétrico até a infraestrutura necessária para a sua produção, abrangendo ainda todo o ciclo de vida útil dos veículos e o descarte de componentes como a bateria após o uso.

Entre os parceiros e fornecedores do e-Consórcio estão: Siemens, para fornecimento de infraestrutura, carregadores e energia para clientes; CATL e Moura, para fornecimento, gerenciamento, distribuição e manutenção de baterias, Bosch, WEG e Semcon, para desenvolvimento e fornecimento de componentes.

“Não há dúvida de que estamos novamente entrando para a história com esse anúncio. A VWCO foi a primeira a apresentar e testar, em condições reais de operação, um caminhão elétrico no Brasil. E agora, anuncia mundialmente a criação do e-Consórcio, somando forças com empresas que são referência para o desenvolvimento da mobilidade elétrica”, comenta Roberto Cortes.

Por: Redação Na Boléia

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.