Sistema para controle de estabilidade da Sprinter Mercedes-Benz
Para apresentar a atuação do ESP Adaptativo 9i®, programa exclusivo da Sprinter no País, a Mercedes-Benz e o seu concessionário Van Center Rodobens, de Curitiba/PR, reuniram cerca de 180 clientes da região, de vários segmentos de transporte, para uma exposição dinâmica da tecnologia. O encontrou aconteceu em final de outubro e contou com um percurso especial no espaço de eventos Expotrade.
A condução do veículo, especialmente preparado para esta ação de demonstração, ficou a cargo de engenheiros da fábrica, que também apresentaram as características desse programa de controle de estabilidade, seus benefícios e vantagens no dia a dia do transporte de passageiros e de carga.
“Desde 2012, todas as versões de vans, furgões e chassis com cabina da Linha Sprinter vêm equipadas, de série, com o programa eletrônico de estabilidade ESP Adaptativo 9i®”, diz Jefferson Ferrarez, diretor de Vendas e Marketing Vans da Mercedes-Benz do Brasil. “De acordo com o executivo, essa ação itinerante terá continuidade, em parceria com Van Centers e concessionários especializados. “Vamos continuar indo a campo para levar a mais clientes de mercados potenciais o funcionamento do ESP Adaptativo 9i® e suas vantagens para a operação de transporte de cargas e de passageiros”, ressalta Jefferson Ferrarez.
No Expotrade, local do evento, foi criada uma ambientação da Linha Sprinter, com a apresentação do inédito chassi “Negócios sobre Rodas”, implementado como um estande para recepção e relacionamento com clientes, demonstrando a versatilidade de uso da Sprinter. Nesse estande, foram divulgados destaques dos produtos e também de peças e serviços, como os planos de manutenção Mercedes-Benz Service Care e a Revisão com Preço Fixo.
Uma van Sprinter 415 CDI 9+1 (9 assentos para passageiros + o banco do motorista) também estava exposta no local, juntamente com a recém-lançada van Sprinter Golden Edition.
A Golden Edition é uma série exclusiva e limitada de 100 unidades da van 415 CDI 15+1, best seller da Linha no País, que ganhou customização com itens diferenciados, como câmera de ré e assistente de partida em rampa.
A van Sprinter tem design externo exclusivo, com uma cor especial em tonalidade levemente dourada e um adesivo alusivo à Golden Edition, remetendo ao conceito de uma medalha de ouro. Outros detalhes estéticos específicos do modelo são a grade frontal cromada e as rodas de liga leve na cor preta.
ESP Adaptativo 9i®: redução de acidentes
O programa eletrônico de estabilidade ESP Adaptativo 9i® promete reduzir significantemente os riscos de acidentes, mesmo em situações críticas, além de garantir maior domínio e estabilidade do veículo, que será exigido pelo Contran em 2020. Segundo a empresa, o programa integra nove funções que visam reduzir o tempo de reação do sistema de freios para iniciar a desaceleração do veículo. São eles:
• ABS (Sistema Antibloqueio de Freios): evita o travamento das rodas mesmo em frenagens bruscas.
• ASR (Sistema de Controle de Tração): evita que as rodas patinem.
• BAS (Servofreio de Emergência): reconhece a velocidade de acionamento do pedal de freio e reduz a distância de frenagem, com atuação das luzes adaptativas.
• EBD (Distribuição Eletrônica da Força de Frenagem): ajusta a força de frenagem nas rodas do veículo em situações críticas.
• LAC (Controle de Carga Adaptativo): Reconhece a mudança do centro de gravidade do veículo e antecipa o funcionamento do controle de estabilidade para a nova dinâmica.
• ROM (Controle de Rolagem): detecta a tendência de derrapamento durante manobras de baixa velocidade e alta aceleração lateral e aciona o ESP de maneira reduzir as chances de capotamentos.
• RMI (Interação de Movimento de Rolagem): detecta a tendência de capotamento durante manobras evasivas em alta velocidade com alta aceleração lateral e aciona o ESP de maneira reduzir as chances de capotamento.
• EBP (Pré-carga Eletrônica de Freio): sistema sensível à retirada brusca do pé do acelerador. O sistema entende esta ação como potencial risco e aproxima, automaticamente, as pastilhas ao disco de freio e, em caso de acionamento efetivo do pedal de freio, o tempo de início de frenagem é reduzido em função da prévia aproximação das pastilhas aos discos de freio.
• BDW (Limpeza dos Discos de Freio): em situações de chuva, com o limpador de para-brisas acionado, essa função aproxima, em intervalos regulares, a pastilha ao disco e promove a limpeza do filme de água que se forma sobre o disco de freio. Caso o freio seja acionado, a força de frenagem é imediatamente aplicada sobre os discos de freio de maneira efetiva, devido à prévia eliminação da camada de água.
Por: Redação Na Boléia