REVISTA: Morelate celebra 30 anos de atividades no mercado
“Costumamos dizer que só não montamos um caminhão aqui na Morelate, por que não comercializamos chassis e pneu. Todas as outras peças, o cliente encontra em nosso portfólio”, brinca Nilton Moreira Silva, Diretor Comercial da Morelate, um dos maiores distribuidores de peças para o mercado de pesados do Brasil, que está completando, neste mês de outubro, 30 anos de atividades no setor.
Do início tímido, quando, em 1985, o fundador e hoje diretor presidente Nivaldo José Moreira – já demonstrando seu perfil empreendedor –, percebeu as dificuldades dos clientes de encontrarem peças de reposição confiáveis e com qualidade original fora das concessionárias para as linhas Volkswagem e Ford, e decidiu abrir uma distribuição, a Morelate avançou e se destacou rapidamente no mercado, tornando-se uma empresa sólida, reconhecida pela seriedade, honestidade e transparência no atendimento ao cliente.
Com um amplo portfólio de produtos – hoje são mais de 70 mil itens cadastrados para aplicações em pickups, vans, caminhões, ônibus e carretas, para as montadores Agrale, Ford, Iveco, Mercedes-Benz, Volvo, Volkswagen, Scania, entre outros –, a Morelate possui alta capilaridade e um modelo de distribuição que a permite atender os clientes com rapidez e diversidade.
Além da Matriz em São Paulo, a empresa conta com mais seis lojas, estrategicamente localizadas nas diversas regiões brasileiras, com estoques de peças próprios e toda estrutura de serviços, a fim de garantir ao cliente maior disponibilidade para seus veículos.
Na sede própria na capital paulista, inaugurada em 1996, são 20 mil metros quadrados, distribuídos em sete andares, que abrigam as áreas administrativas, operações de estoque e distribuição e setores complementares. Na equipe de vendas, trabalham 56 funcionários, dos quais 35 atuam na Matriz.
Rapidez na entrega
O prazo de entrega é um dos grandes diferenciais da Morelate. A empresa possui uma frota própria para entrega e também trabalha com terceiros, o que possibilita que os pedidos cheguem, dependendo da cidade, no mesmo dia ou em no máximo em 24 horas.
“A nossa preocupação é que o cliente possa encontrar tudo o que ele precisa em um único local, e, dessa forma, ganhe mais comodidade e rapidez na manutenção de seus veículos”, esclarece Nilton.
Segundo o diretor, cada vez mais os clientes buscam trabalhar com distribuidores que ofereçam, principalmente, prazos de entregas menores e variedade de itens. “O fato é que um veículo comercial parado traz grandes prejuízos para os clientes. Por isso, muito mais do que preço, os clientes querem parceiros que possam ajudá-los a ter mais disponibilidade para seus veículos. Esse é o grande diferencial da Morelate. Temos variedade no portfólio, parceiros consolidados no mercado, capilaridade e um amplo estoque, que garante abastecermos o mercado em poucas horas”, destaca.
Para o futuro, segundo Nilton, a intenção é continuar ampliando a participação da empresa no segmento, reforçando sempre o relacionamento com o cliente. Para isso, a Morelate está sempre de olho nas necessidades do mercado.
Foi a partir dessa postura que a empresa inaugurou, em 2016, a Max Parts, uma indústria que está produzindo internamente alguns componentes, bem como trabalhando também com parcerias com grandes marcas. “Com a Max Parts, conseguimos oferecer conjuntos de peças completos para o cliente, ou seja, muitas vezes, para trocar um componente ele necessita de alguns itens agregados que não são vendidos juntamente com aquela peça, tendo de adquiri-los separadamente. A intenção é que ao comprar um produto, como por exemplo, uma bolsa pneumática, o consumidor já tenha no kit a graxa especial e outros itens necessários para que ele possa fazer a reposição da peça sem dificuldades. E isso acontece com vários outros produtos: oferecemos soluções completas prontos para que os consumidores ganhem tempo na manutenção de seus veículos”, explica Nilton.
Expectativas positivas
Para o próximo ano, o diretor acredita que a economia dará melhores sinais de recuperação. “Mas enquanto isso, continuaremos fazendo nosso dever, que é aprimorar cada vez mais nossas operações em todas as frentes em que atuamos. Hoje, a Morelate já é certificada com a ISO 9001/2015 na Matriz, porém, queremos estender esse processo para as filiais. Estamos sempre nos movimentando para anteciparmos às necessidades dos clientes, buscando atender às novas demandas do mercado, sempre com transparência, diferenciação e inovação. Isso faz parte do nosso DNA e continuará norteando nossa atuação nos próximos anos”, finaliza Nilton.
Fotos da festa de 30 anos da Morelate
Por: Redação Na Boléia