DAF aposta em sustentabilidade e leva caminhões elétricos para o IAA
Com sua linha completa de veículos elétricos e serviços, a DAF Trucks está presente no salão IAA 2018, que acontece em Hanover, na Alemanha, até 27 de setembro. No estande, a empresa exige o tema “Orgulhosa de sua herança, líder atualmente e preparada para o futuro”, que marca os 90 anos de tradição da companhia no desenvolvimento de soluções de transporte inovadoras.
A DAF Trucks levou para a feira os caminhões LF Electric, CF Electric e CF Hybrid Innovation, que fazem parte da visão da DAF sobre o transporte no futuro. O estande da DAF, localizado no corredor 17, ocupa uma área de 2.500 m2 e apresenta toda a linha de produtos rodoviários e profissionais. Entre os caminhões em exposição estão ainda o LF para transporte de distribuição, o CF projetado para uma ampla variedade de aplicações, e o extrapesado XF para transporte pesado e de longa distância. O CF e o XF, inclusive, foram eleitos “Caminhão Internacional do Ano de 2018” por seu pacote abrangente de inovações técnicas, resultando em um aumento de 7% na eficiência de combustível. Já o DAF LF recebeu o prêmio “Fleet Truck of the Year 2018” no Reino Unido.
Além de seus produtos inovadores, a DAF Trucks destaca no IAA 2018 a gama completa de serviços que inclui as empresas PACCAR Financial, PacLease, PACCAR Parts, DAF MultiSupport Repair and Maintenance e o sistema de gestão de frotas DAF Connect.
Zero emissão de poluentes
Para destacar o objetivo da DAF de fortalecer ainda mais sua posição no setor em termos de eficiência de combustível e baixas emissões, a DAF Trucks exibe uma linha completa de caminhões elétricos no IAA 2018. São eles o LF Electric e o CF Electric para distribuição urbana média e pesada, além do CF Hybrid para distribuição intermediária, com zero emissões e eficiência em áreas urbanas. Estas soluções foram desenvolvidas para melhorar a qualidade do ar local nas cidades, bem como reduzir as emissões de CO².
O DAF LF Electric é um caminhão totalmente elétrico de 19 toneladas, com zero emissões de poluentes, para distribuição urbana. O caminhão possui tecnologia Cummins com motor elétrico de 195 kW/266 cv (com pico de 250 kW/340 cv).
O motor é alimentado por uma bateria de 222 kWh, oferecendo alcance de até 220 quilômetros com o caminhão totalmente carregado, ideal para distribuição urbana. Como a bateria é modular, a capacidade poderá ser dimensionada para atender o alcance exigido pelos clientes.
O DAF CF Electric é a solução ideal de emissão zero para distribuição urbana, que exige maiores cargas e volumes. Isso inclui aplicações em que os semirreboques de eixo simples ou duplo são padrão, tais como para entregas em supermercados.
O CF Electric 4×2 pode ser usado em aplicações de até 37 toneladas de Peso Bruto Total Combinado. O caminhão usa a avançada tecnologia VDL E-Power com motor elétrico de 210 kW/286 cv (pico: 240 kW/326 cv), que recebe energia da bateria de íons de lítio de 170 kWh.
O CF Electric tem um alcance de aproximadamente 100 quilômetros, o que é adequado para aplicações de distribuição urbana de alto volume. O carregamento rápido das baterias pode ser feito em 30 minutos, ou com carga completa em apenas 1,5 hora. Ou seja, o tempo de carga e descarga do frete poderá ser usado para carregar a bateria.
Já o O DAF CF Hybrid foi desenvolvido para rodar eletricamente com zero emissões em áreas urbanas, ao mesmo tempo em que oferece uma maior variedade de aplicações graças à mais recente tecnologia de diesel ultralimpo. A combinação de energia elétrica e diesel garante a mais alta eficiência logística.
O DAF CF Hybrid conta com o motor PACCAR MX-11 de 10,8 litros (330 kW / 450 cv), que atua com o motor elétrico ZF (75 kW / 100 cv e pico: 130 kW/175 cv) em combinação com a transmissão ZF TraXon.
O motor elétrico é alimentado por uma bateria de 85 kWh, que permite rodar no modo totalmente elétrico com autonomia de 30 a 50 quilômetros, dependendo do Peso Bruto Total Combinado. As baterias podem ser carregadas pelo motor diesel durante as operações na estrada, enquanto a carga completa leva 30 minutos e, para uma carga de 80%, são 20 minutos.
Fora das áreas urbanas, o CF Hybrid é alimentado pelo limpo e eficiente motor a diesel PACCAR MX-11, com tecnologia híbrida que oferece economia adicional de combustível graças à gestão de energia inteligente. A energia regenerativa é capturada durante a frenagem e ao usar controles relacionados à velocidade, tais como o controlador de velocidade em descida e o controlador de velocidade. O e-PTO, opcional, pode ser usado para acionar equipamentos de refrigeração em semirreboques para transporte com temperatura controlada.
Os caminhões LF Electric e CF Hybrid estão previstos para começar a rodar em testes em 2019. A DAF Trucks estará pronta para introduzir esses caminhões de última geração no mercado.
90 anos
Para comemorar os 90 anos desde que Hub van Doorne lançou as bases da DAF Trucks, está em exposição no IAA 2018 um modelo histórico: o DAF 1600, do final dos anos 1960. Ele está ao lado de um exclusivo XF 90th Anniversary Edition, que celebra a fundação da DAF em 1928.
O veículo apresenta um pacote de equipamentos premium, faixas exclusivas e elementos de design exterior, bem como o mais potente motor PACCAR MX-13 de 530 cv / 390 kW. O famoso logotipo histórico da DAF é exibido orgulhosamente na frente do caminhão, nas laterais e na traseira da cabine, além do luxuoso interior, com estofado totalmente em couro.
Nos últimos 90 anos, a DAF Trucks desenvolveu os principais veículos da indústria de caminhões da Europa. A participação de mercado da empresa na Europa cresceu de 15,3% em 2017 para 16,5% no primeiro semestre deste ano. A DAF Trucks é líder de mercado de caminhões para serviços pesados nos Países Baixos, Hungria, Reino Unido, Polônia, Bélgica, Romênia, República Tcheca e Bulgária, e é líder de mercado na Europa no segmento de cavalos mecânicos. Na Alemanha, o maior mercado de caminhões da Europa, a DAF é a marca mais importada.
“Com excelentes caminhões, que ditam o padrão de eficiência e qualidade, e serviços líderes no setor, a DAF está bem posicionada para expandir ainda mais sua presença por toda a Europa e além”, disse Harry Wolters, Presidente da DAF Trucks.