3-22022018Segundo uma Portaria, publicada pelo Exército brasileiro, em junho do ano passado, em veículos automotores blindados o teto solar agora precisa ser, obrigatoriamente, composto por uma peça única e fixa, com o mesmo nível da blindagem aplicado nas demais partes do veículo. “Essa é uma mudança muito importante, que serve para reforçar a segurança dos usuários de carros blindados”, afirma o consultor Floriano Guimarães, da GR Blindados. Segundo Guimarães, a decisão de fixar o teto solar aumenta a eficácia da blindagem dos veículos no País. “Muita gente ignorava a importância do travamento do teto solar por questões estéticas ou de gosto pessoal, ignorando que a movimentação desse vidro poderia causar riscos à sua segurança”, explica o consultor da GR. Enquanto o vidro original do teto pesa cerca de 6,5kg, a versão blindada pode chegar a até 40 kg. “O teto solar do veículo não foi projetado para abrir e fechar suportando o peso de um vidro blindado. Esse tipo de medida agora é ilegal porque pode, inclusive, causar acidentes caso o material blindado se desprenda no meio de uma estrada ou de uma avenida com grande circulação de veículos”, completa.

A portaria nº 55 do Exército dispõe sobre procedimentos administrativos para fabricação de blindagens balísticas e da prestação de serviço de blindagem em veículos automotores, entre outros. Segundo o artigo 62, o nível de proteção balística deve ser o mesmo em todo o veículo automotor e em seu parágrafo único reforça que “a blindagem do teto solar deve consistir de peça única e fixa, e de mesmo nível das blindagens aplicadas nas demais partes do veículo”.

O consultor da GR Blindados explica que essa medida já é adotada em outros países do mundo, como a Colômbia. “A maior preocupação do dono de um veículo blindado deve ser sua segurança, e não a questão estética. Carros blindados são feitos para ficarem fechados”, afirma Guimarães. De acordo com ele, a implantação de vidros blindados no teto solar acaba com a movimentação do equipamento, mas continua a oferecer uma boa visibilidade aos motoristas.

Por: Redação Na Boléia

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.