3-1-26102017Tradicional expositora da Fenatran, a Volvo levou para a 21ª edição da feira, realizada de 16 a 20 de outubro, em São Paulo, o primeiro caminhão autônomo já testado para ser utilizado em uma operação de transporte no Brasil. O novo veículo foi desenvolvido para o segmento sucroalcooleiro e tem como apelo a promessa de reduzir as perdas de produtividade provocadas pelo pisoteamento de brotos da planta durante a colheita, um problema recorrente da indústria canavieira. Segundo a montadora, o novo veículo pode eliminar até 5% dessa perda.

Para Wilson Lirmann, Presidente do Grupo Volvo América Latina, trata-se de um lançamento que vai revolucionar o transporte no agronegócio brasileiro. Para ser comercializado no Brasil, a Volvo testou o caminhão nas lavouras da Usina Santa Terezinha, uma das empresas do Grupo Usaçucar, com sede em Maringá, no Paraná.

O caminhão autônomo foi desenvolvido pelos engenheiros da Volvo no complexo industrial da empresa em Curitiba, no Paraná, em colaboração com os especialistas da marca na Suécia e com os técnicos da Usina Santa Terezinha.

Para comemorar os 90 anos da Volvo Trucks, a montadora também apresentou na Fenatran a Série especial do pesado FH, que foi inspirada na Performance Edition, uma edição especial de caminhões recentemente apresentada na Suécia.

3-2-26102017A nova Série tem uma configuração única, sendo composta por dois modelos: os FH540 6×4 e do FH460 6×2. A série Performance Edition terá apenas 40 unidades, disponíveis nas cores especiais azul e prata.

Os veículos são equipados com suspensão pneumática, carenagens laterais e defletores, além de spoiler dianteiro e degraus na cor da cabine e bancos de couro. Para garantir maior segurança, também contam com espelhos angulares, no lado esquerdo do motorista e direito do passageiro, melhorando sensivelmente o campo de visão do condutor.

A conectividade também está presente nos caminhões da marca Volvo. Nessa área, a empresa apresentou soluções como a Manutenção Inteligente Volvo e a Gestão de Combustível, dois serviços criados para baixar os custos da operação de transporte e diminuir o número de paradas não planejadas dos caminhões. A Manutenção Inteligente é uma central de monitoramento conectado, de planejamento e agendamento de manutenções preventivas. O serviço é voltado para os veículos que tenham planos de manutenção da marca.

É o mais novo pacote de opções do Dynafleet, o sistema de gerenciamento de frotas da Volvo. O objetivo é otimizar as manutenções e diminuir o tempo de parada para melhorar a produtividade do transporte.

3-3-26102017Outra novidade foi o lançamento da Gestão de Combustível, um serviço de consultoria remota de consumo de combustível para os caminhões da marca, criado para reduzir gastos com diesel, que chegam a representar 50% dos custos do transportador. O serviço garante envio de relatórios customizados mensais, com recomendações para melhorar a condução do veículo. São sugestões de condução baseadas nos dados do Dynafleet e da operação da frota.

Por: Redação Na Boléia

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.