Os carros de um futuro próximo devem ser muito diferentes dos carros que usamos hoje. Novas tecnologias estão chegando e devem mudar até a maneira como dirigimos.

Veículos que se comunicam entre si e reagem de forma autônoma
Veículos que se comunicam entre si e reagem de forma autônoma

Veículos que se comunicam entre si e reagem de forma autônoma
Imagine que existe um obstáculo à frente ou veículos ultrapassando o sinal vermelho, o que você dificilmente veria se ninguém comunicasse a você? Algumas montadoras já estão realizando testes com um sistema, que recebe informações de outros veículos, o que faz com que seu carro possa frear ou acelerar sozinho conforme a situação.

Realidade aumentada no para-brisa
Pense no visor do Exterminador do Futuro ou do Homem de Ferro. Agora imagine esse visor sendo o seu para-brisa, exibindo informações com tecnologia de realidade aumentada. A BMW já usa essa tecnologia para exibir algumas informações básicas no carro, como velocidade ou previsão do tempo, mas uma tecnologia mais avançada poderia identificar objetos à frente e mostrar outras informações usando uma tela touchscreen.

Realidade aumentada no para-brisa
Realidade aumentada no para-brisa

Bateria Wireless
Se os carros dependerão de energia para se mover, é preciso que seja possível carregar suas baterias com facilidade. Uma montadora que mostrou essa tecnologia foi a Audi. O Audi TT Offroad vem com baterias que são carregadas sem fio. Para isso, são necessárias placas de indução que ficariam no chão. Quando o carros passassem sobre as placas, suas baterias seriam carregadas.

Bancos inteiramente customizáveis
Os carros do futuro trarão como itens de série, bancos que possuem mais de 30 diferentes tipos de ajustes eletrônicos para a total acomodação do motorista e dos passageiros. A norte-americana Lincoln já possui protótipos com esse tipo de acessório, o que não deverá ser algo tão exclusivo daqui a alguns anos.

Retrovisores eletrônicos
Retrovisores eletrônicos

Retrovisores eletrônicos
Provavelmente, você que é motorista já deve ter passado por aqueles momentos em que deseja ver o que acontece atrás ou nas laterais do seu carro e as cabeças dos passageiros dificultam a sua visão. Isso deverá acabar em breve. Os novos retrovisores deverão contar com sistemas de câmeras otimizados de modo que a imagem da via apareça de forma clara para qualquer ponto que o motorista deseja avistar.

Inteligência artificial nos carros do futuro
Os carros do futuro, com o passar do tempo, serão capazes de aprender hábitos, podendo selecionar as rádios com as músicas preferidas do proprietário ou até mesmo encaminhar um e-mail para o chefe, caso seja notado um atraso em função do trânsito pesado.

Sistemas operacionais
De que adiantará toda essa tecnologia embarcada prevista se os carros não tiverem um bom sistema para administrar tudo isso? A Apple e a Google já estão pensando nisso, testando sistemas Android e IOS dedicados aos carros, o que deverá ser comum em lançamentos futuros.

Energia Solar
Energia Solar

Energia solar
Automóveis que usam energia solar para se movimentar são outra aposta para o futuro. Veículos conceito, como o C-Maxi Energi Solar, da Ford, utilizam painéis solares para captar energia do sol e armazenar na bateria do carro, aumentando a autonomia do veículo.

Conexões de internet
Todas essas inovações citadas seriam impossíveis sem a internet. Portanto, é muito provável que maneiras de fazer com que os carros se conectem a redes rápidas de internet de formas prática já estejam sendo pensadas pelos fabricantes, até para viabilizar as
demais tecnologias.

Por: Redação Na Boléia

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.