2-1-25042017Segundo informações da empresa, a Volvo encerrou 2016 na liderança brasileira do segmento de caminhões pesados no Brasil, com 27,9% de market share, tornando-se a marca que mais cresceu no setor de caminhões na América Latina nos últimos nove anos

A Apesar das adversidades que a economia brasileira passou em 2016, o Grupo Volvo revelou ter fechado o período com um saldo positivo. Segundo Wilson Lirmann, presidente do Grupo Volvo América Latina, em caminhões, por exemplo, a Volvo foi a marca que mais cresceu no continente.

Conforme o executivo, no Brasil, o FH foi líder de vendas no segmento de pesados. “Foi um ano difícil. Mas equilibramos nossos resultados na região, crescendo na América Latina e fazendo a lição de casa no Brasil”, declara.

A Volvo encerrou 2016 na liderança brasileira do segmento de caminhões pesados no Brasil, com 27,9% de market share. Segundo a empresa, foi a marca que mais cresceu no setor de caminhões na América Latina nos últimos nove anos. No ano passado, as exportações cresceram 30% e representaram 42% do total de vendas de caminhões no continente.

“A exportação sempre foi um dos pilares dos negócios do Grupo Volvo na América Latina. Por este motivo, estávamos preparados para aproveitar as oportunidades de negócios nos outros países”, afirma Lirmann.

No Brasil, a marca tem um quarto de participação no segmento de caminhões pesados. “O mercado reconhece a qualidade, a produtividade e a disponibilidade dos caminhões Volvo. Estamos sempre investindo em nossa linha de produtos e soluções para oferecer veículos que garantam mais rentabilidade na operação”, observa Bernardo Fedalto, diretor de caminhões Volvo no Brasil, Paraguai, Bolívia e Uruguai.

2-9-25042017Pelo terceiro ano consecutivo, o FH 460cv e o FH 540cv foram os veículos pesados mais vendidos do Brasil, com 1.426 e 1.344 unidades, respectivamente.

Os investimentos feitos na rede de concessionárias nos últimos anos, foram fundamentais para esse desempenho, segundo os executivos Atualmente, a rede Volvo soma 94 unidades estrategicamente distribuídas por todas as regiões brasileiras. “São casas novas, maiores, com muito mais estrutura para receber os caminhões e os motoristas, melhor localizadas, com técnicos e mecatrônicos altamente capacitados”, diz o presidente.

América Latina

A Volvo também conquistou importantes resultados na América Latina. Conforme o presidente da companhia, a marca dobrou sua participação de mercado no segmento de pesados na Argentina, um dos mais importantes mercados do continente, atingindo 15,5%.

No Peru, onde já é líder em pesados, com 28,2% de market share, a marca atingiu uma participação de 6,1% no segmento de semipesados, duas vezes mais que a registrada no ano anterior.

Tecnologia

Na parte de tecnologia, a Volvo também continuou investindo em tecnologia e lançou no ano passado a sexta geração da I-Shift, a revolucionária caixa de câmbio eletrônica da marca, que já equipa praticamente 100% dos caminhões pesados fabricados no Brasil. “O sucesso que a I-Shift teve na linha F está sendo reproduzido agora na linha VM”, comemora Nilton Roeder, diretor de estratégia de caminhões do Grupo Volvo América Latina, ao lembrar que a caixa de câmbio já está presente em 85% dos caminhões VM que saem da linha de produção de Curitiba.

“Mantivemos em 2016 nossa posição de liderança em segmentos importantes, mesmo num ambiente econômico muito difícil e de forte retração. Mantemos nossa confiança no mercado e continuamos investindo em produtos e soluções que garantam eficiência de transporte e contribuam para o sucesso dos negócios dos nossos clientes”, afirma o presidente.

2-11-25042017Financiamentos batem recorde

O ano de 2016 também foi positivo para a Volvo Financial Services Brasil, que, pelo segundo ano consecutivo, financiou aproximadamente 50% das vendas de produtos do Grupo Volvo no mercado brasileiro.
Segundo a empresa, 2016 foi um período de recorde na área de consórcio, com a comercialização de R$ 1,15 bilhão de novos créditos, um crescimento de 5% em relação ao volume realizado no ano anterior. Na área de seguros, o volume de prêmio com novos clientes registrou um aumento de 15%.

“Foi um ano bastante positivo em todas as áreas de negócios. Atingimos totalmente nosso maior propósito, que é apoiar os clientes na aquisição dos produtos do Grupo” afirma Ruy Meirelles, presidente da VFS Brasil, que incorpora o Banco, o Consórcio Volvo e a Corretora de Seguros da marca.

Tradicionalmente, o Banco Volvo é o principal responsável pelo financiamento dos produtos do Grupo Volvo no Brasil. Nos últimos dois anos, contudo, participação do banco nas vendas da marca chegou a 50%. “Nós continuamos em 2016 a criar e oferecer produtos para atender às necessidades dos transportadores. Mesmo com o cenário econômico adverso, apoiamos os clientes na renovação ou ampliação de suas frotas, consolidando nosso propósito de estar sempre ao lado deles e agregando valor”, afirma Ruy Meirelles.

Os novos negócios de financiamento somaram, no ano passado, um total de R$ 1 bilhão para aquisição de caminhões, ônibus e equipamentos de construção.

No segmento de caminhões, a VFS financiou seis de cada dez veículos, um recorde, pois o número historicamente era de quatro unidades. A importância do banco da marca ganha ainda mais significado para o segmento de ônibus: a cada dez chassis vendidos e financiados, o banco da montadora foi responsável pelo financiamento de oito unidades. “Nosso compromisso é apoiar o mercado em todos os momentos do ciclo de negócios dos clientes”, reforça Valter Viapiana, diretor comercial da VFS Brasil.

2-2-25042017Novos produtos

Em 2016, o Banco Volvo criou novas alternativas para os clientes, como o financiamento de peças e serviços na rede de concessionários. “É uma solução que está no início, voltada para o segmento de caminhões e de máquinas, facilitando as revisões e reformas dos veículos e equipamentos, com prazos que podem chegar até 12 meses”, explica Viapiana. O crédito é voltado para os clientes da carteira do banco e disponibilizado para utilização na rede de concessionárias e distribuidores da marca.

Outra novidade criada no ano passado é o Seguro de Carga. O novo seguro garante indenização do valor da carga em caso de acidente ou roubo, possui várias opções de cobertura adicionais, atendimento especializado e tem mais facilidade nos processos. “É um novo segmento de atuação que estamos iniciando para atender grupos de clientes da nossa carteira”, explica Viapiana.

A Volvo Corretora também conquistou novos clientes. Aumentou em cerca de 15% os volumes com clientes que ainda não faziam parte da sua carteira, compensando em parte a redução do seguro para veí-
culos novos, ocorrida em razão da queda nas vendas de caminhões no mercado.
As renovações atingiram um patamar de 70%, contribuindo significativamente para o volume de R$ 84 milhões em prêmios em 2016.

2-5-25042017O consórcio bateu recorde no ano passado, segundo a companhia, com volume de créditos vendidos de R$ 1,15 bilhão, um crescimento de 5% em relação ao ano anterior. Com grupos de 100 meses e 300, 400 e até 500 participantes, o Consórcio Volvo contempla todos os produtos da marca no Brasil. “Oferecemos crédito para caminhões, ônibus e equipamentos de construção e temos alguns diferenciais como parcela reduzida até a contemplação, prazos longos, contemplações por lance e sorteio e taxa de administração competitiva”, informa Valter Viapiana.

O Consórcio tem sido, ao longo dos anos, uma importante ferramenta para os clientes na aquisição dos produtos Volvo.
Atualmente, 60% das cotas contempladas no consórcio são utilizadas para aquisição de caminhões, ônibus, equipamentos e implementos pelos clientes.

A VFS tem como missão atender às necessidades dos clientes, oferecendo soluções integradas em todos os segmentos de atua-
ção do Grupo Volvo. “Trabalhamos continuamente para ser a melhor escolha para os clientes, ao mesmo tempo somos uma das melhores empresas da indústria para se trabalhar e criamos valor para os acionistas”, finaliza Ruy Meirelles.

Por: Redação Na Boléia

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