2-23112016O freio tem a função de paralisar a roda que, por sua vez, através do atrito do pneu com o solo imobiliza o veículo. O sistema de freio automotivo tem vários tipos. O mais utilizado é o hidráulico servo assistido disco/disco ou disco/tambor. Ficar atento a ruídos, vibração, pedal baixo, pedal duro e sinal de advertência no painel, pode indicar desgaste.

Porém, é comum que logo após a troca das pastilhas haja algum incômodo, e isso pode ocorrer por diversos fatores:
– Assentamento irregular entre disco e pastilha devido ao uso severo logo após a troca.
– Nos primeiros 500 km após a troca das pastilhas/discos, o freio deve ser utilizado de forma moderada até ocorrer o assentamento total entre as partes.
– A aplicação de pastilhas novas em discos desgastados, com sulcos que dificultam o assentamento das partes.
– Falha de ação do freio traseiro sobrecarregando a dianteira, isso provoca uma sobrecarga excessiva das pastilhas, levando-as ao superaquecimento e à perda de eficiência. Desgastar os cantos da pastilha nova para facilitar o assentamento em discos usados é outro erro que pode levar ao superaquecimento do sistema por diminuição da área de atrito.

Qualquer um destes fatores pode levar ao superaquecimento das pastilhas, provocando o que se chama de “pastilhas vidradas” e, consequentemente, perda de eficiência de frenagem.

Colaboração: Nakata

Por: Redação Na Boléia

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