Semana Nacional de Trânsito
O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) promoverá uma série de ações dentro da Semana Nacional de Trânsito 2016, que vai até o seguinte dia 25/9. Serão eventos na capital e em cidades do interior voltados a discutir e conscientizar a população sobre as melhores práticas para um trânsito seguro e humano.
Estabelecida pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a Semana Nacional de Trânsito reúne anualmente os órgãos de trânsito de todo o país, sempre de 18 a 25 de setembro, para promover um debate sobre o tema.
Além das ações de cunho educativo, 18 operações do Programa Direção Segura, ação integrada de fiscalização da Lei Seca que reúne o Detran.SP e as polícias Civil, Militar e Técnico-Científica, serão realizadas em 17 cidades do Estado.
“Educação para o trânsito é uma parte muito importante nas atribuições do Detran.SP. São com essas ações de conscientização das pessoas sobre riscos e boas práticas que vamos prevenir acidentes e salvar vidas no trânsito”, afirma Neiva Aparecida Doretto, diretora-vice-presidente do Detran.SP.
Confira as outras ações:
• Jaguariúna Rodeo Festival — Durante a tradicional festa do peão de Jaguariúna, haverá campanha de conscientização. Dentro do Red Park, o Detran.SP e a Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo) vão promover ações como o “berrante bafômetro”, uma blitz educativa que alerta sobre os perigos da mistura de bebida e direção, e o simulador de direção. A cidade também terá outdoors da campanha “Em festa de peão, acidente não”, além de ações de fiscalização. O Jaguariúna Rodeo Festival ocorre na sexta (23/9) e sábado (24/9).
• Paulínia — Em parceira com a Guarda Municipal de Paulínia, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros, o Detran.SP promoverá ações educativas no município. Na blitze, quinta (22/9), os motoristas e passageiros receberão orientações sobre prevenção de acidentes e segurança no trânsito. Já na sexta (23/9), a ação será feita com etilômetros (os conhecidos bafômetros) e, além do caráter educativo, também terá a fiscalização de infrações.
• Dia Mundial Sem Carro — O Detran.SP vai recomendar a todos os seus funcionários e colaboradores que, em 22 de setembro, Dia Mundial Sem Carro, deixem o automóvel de lado. A sugestão vale tanto para veículos próprios quanto para os que estão a serviço do órgão. A ideia é que, nesse dia, eles utilizem outras formas para se deslocarem, como transporte público, bicicleta ou mesmo a pé. O Dia Mundial sem Carro nasceu na França em 1997 e foi aos poucos adotado por várias cidades do mundo para levantar a discussão sobre a importância da mobilidade urbana.
Todas essas ações educativas fazem parte do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, do qual do Detran.SP é um dos integrantes. Lançado em 2015 pelo Governo do Estado de São Paulo, o programa tem como objetivo reduzir pela metade as mortes nos acidentes de trânsito até 2020. A inspiração foi a Década de Ação Pela Segurança Viária, estabelecida pela Organização das Nações Unidas para chamar atenção para a violência no trânsito.
Para que a meta seja alcançada, o Governo intensificou esforços em educação no trânsito, segurança das vias e veículos, além de gestão nas respostas para acidentes. Criou também o INFOSIGA SP, um grande banco de dados sobre acidentes que vai auxiliar na elaboração de políticas públicas relacionadas à segurança no trânsito.
Por: Redação Na Boléia