4-28062016O percentual de biodiesel no diesel deve aumentar dos atuais 7% para até 15%.Pelo menos é que pretende o Governo Federal, por meio do Ministério de Minas e Energia, que criou um grupo de trabalho, composto pelo Governo e por representantes do setor privado, para desenvolver as ações necessárias no sentido de fazer os testes e validar a mudança na mistura.

Tal grupo tem até 23 março de 2017 para concluir os testes relativos ao aumento do percentual para 10% e, até 23 de março de 2019, para os estudos ligados à adição de 15% de biodiesel no diesel.
A justificativa do Governo para a mudança é que o aumento “incentivará a produção de biodiesel, reduzirá as importações de óleo diesel e favorecerá a agricultura familiar e o agronegócio brasileiro”.

A mesma lei determina que esse percentual passará para 9% até 2018 e para 10% até 2019. O texto também informa que pode passar a 15% nos anos seguintes, desde que sejam feitos testes em motores e haja aprovação do Conselho Nacional de Política Energética.

O biodiesel pode ser extraído de fontes como mamona, dendê, girassol, babaçu, amendoim, pinhão manso e soja. De acordo com o Governo, esse tipo de combustível, biodegradável e renovável, pode reduzir a poluição ambiental.

Por: Redação Na Boléia

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.