3-17072017No último dia 5 de julho, a Volkswagen do Brasil, celebrou, em sua fábrica de Taubaté (SP), o marco histórico de 8 milhões de Gol fabricados no País. O evento comemorativo reuniu dezenas de empregados, jornalistas, autoridades e colecionadores de vários fã-clubes do Gol, que também expuseram seus carros na fábrica. A exposição contou com todas as gerações do modelo, além das versões esportivas e que marcaram época, como o Gol GT, GTS e GTI. Estiveram presentes o Presidente e CEO da Volkswagen do Brasil e Região SAM (América do Sul, América Central e Caribe), David Powels, entre outros executivos da empresa.

No evento, David Powels anunciou que, a partir deste mês, a produção do Gol será totalmente concentrada na unidade de Taubaté, que também continuará fabricando o up!, cross up! e Voyage. A fábrica Anchieta, localizada em São Bernardo do Campo e que também fabricava o Gol, produzirá o Novo Polo, que chegará ao mercado ainda esse ano, na plataforma MQB, e o novo sedã Virtus, que será lançado no primeiro semestre de 2018, além de continuar produzindo a Saveiro e Saveiro Cross.

“O Gol é o maior sucesso da história da indústria automotiva nacional por sempre ter se reinventado, traduzindo o gosto dos brasileiros em suas inovações. O Gol está em todos os locais do Brasil: nas grandes cidades, ou nas estradas de terra mais distantes. É um carro versátil, com robustez e qualidades comprovadas, além de ter a conectividade como um dos seus diferenciais”, diz David Powels, presidente e CEO da Volkswagen do Brasil e América do Sul (SAM). Lançado em maio de 1980, o Gol logo conquistou o coração dos brasileiros sendo um produto totalmente desenvolvido no País.

Para produzir tantos Gol, a Volkswagen do Brasil conta com duas unidades produtivas: Taubaté, no interior paulista, onde o modelo número 8 milhões foi fabricado, e a Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), onde o Gol divide a linha de produção com a Saveiro e Saveiro Cross. O modelo começou a ser fabricado em 1980, na fábrica de Taubaté, totalizando aproximadamente 4,9 milhões de unidades produzidas ali. Já a Anchieta passou a fabricar o modelo em 1994, e até hoje já produziu mais de 3,1 milhões de unidades do Gol.

Além do sucesso no mercado interno, o Gol também trilha um caminho vigoroso nas exportações. O Gol começou a ser exportado já no ano de seu lançamento, 1980, quando foram enviadas 49 unidades para o Paraguai e Nigéria.

Com 1,4 milhão de unidades enviadas a mais de 60 países das Américas, África, Ásia, Oriente Médio e Europa, os principais mercados do Gol hoje em dia no exterior são o México e a Argentina. Carro mais vendido na Argentina em 2017, o Gol é o modelo que contribui definitivamente para a liderança da Volkswagen nesse país.

Entre 2004 e 2005, o Gol foi exportado para a Rússia, cujas temperaturas chegam a -40°C no inverno. O motor do Gol recebeu um pré-aquecedor, velas reforçadas e pistões grafitados, além de outros dispositivos e líquidos com tratamento especial contra congelamento.

Para mercados com clima muito quente, como no Oriente Médio e Norte da África, o carro recebeu um segundo radiador e peças e pneus ganham um revestimento especial.

Entre 2000 e 2008, a marca exportou o Gol a diesel para Argentina (14.565 unidades no período), Uruguai (1.219 unidades) e Paraguai (898 unidades).

Curiosidades sobre o Gol

• O Gol é, de longe, o carro mais produzido da indústria automotiva nacional: o segundo colocado produziu praticamente a metade (4,2 milhões de unidades) – Fonte: Anfavea
• O Gol, sozinho, é responsável por 13% de toda a produção de automóveis na história do País (60,8 milhões de unidades) – Fonte: Anfavea
• O modelo também responde por 16,4% de toda a exportação de automóveis na história do País (8,54 milhões de unidades) – Fonte: Anfavea
• Os 8 milhões de Gol enfileirados dariam, com folga, uma volta ao mundo ou fazer o contorno do Brasil inteiro
• 8 milhões é a frota de veículos de passeio de países como a Holanda ou a Tailândia – Fonte: Oica / 2014
• O 8 milhões de Gol produzidos seriam suficientes para transportar a população inteira de países como a Argentina ou a Polônia (aproximadamente 40 milhões)
• Modelo com um dos maiores números de Fã-Clubes exclusivos (8 clubes), com mais de 40.000 integrantes em todo o País
• Foi o primeiro automóvel brasileiro com injeção eletrônica (Gol GTI, em 1988)
• Foi o primeiro a usar o motor brasileiro 1.0 de 16 válvulas (1997)
• Foi o primeiro carro com motor flexível do Brasil (Gol Total Flex 1.6, em 2003)
• Foi o primeiro automóvel de entrada com motor flexível, popularizando a tecnologia (Gol 1.0 Total Flex, em 2005)
• Foi o primeiro veículo a ultrapassar a marca de 3,5 milhões de unidades produzidas no Brasil, superando o lendário Fusca

Por: Redação Na Boléia

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